Desenvolvimento Web Mobile

9 respostas
S

Bom dia a todos, Tenho o seguinte cenário:
O desenvolvimento de aplicações para celulares e smartphones ao meu ver tem se tornado bastante fragmentado. A exemplo podemos ver que cada empresa tem adotado um único tipo de plataforma ou SO para seus aparelhos. No caso de Java muitos aparelhos novos não implementam mais a Jvm em seu dispositivos, e as aplicações nativas em outras linguagens tem se mostrado muito mais satisfatórias e de melhor experiência para o usuário; parece-me que o j2me foi abandonado quando se trata no quesito de celulares/smarthphones. Baseado neste problema, a solução que pesquisei seria o desenvolvimento de aplicativos web, pois a maioria dos aparelhos novos tem suporte para navegadores web, resolvendo a questão da portabilidade da aplicação.

Então as dúvidas:
-Compensa desenvolver aplicações web para dispositivos móveis? (No caso de web sites sei que compensa)

-Qual tipo de linguagem é usada? (Li algo sobre WML, HTML, e XHTML é isto que é usado?)

-Questão de desempenho, é muito abaixo das aplicações nativas? Quais recomendações?

-Alguem com experiência para me orientar???

Tnk’s!

9 Respostas

M

Você tem experiência com web? Baseado em que vc afirma que não existe fragmentação? Existem tantos fabricantes de browsers, versões, tamanho de tela, etc. Seria interessante confirmar essa sua teoria que desenvolver sites elimina o problema da fragmentação, mas se for este o caso então compensa sim!

S

Quando falo da fragmentação me refiro no desenvolvimento dos dispositivos móveis!(Android, IOS, BAda, WM…)
No caso dos browsers tenho a consciência das incompatibilidades, principalmento do IE e se renaga a seguir algus padrões.

M

Soleo:
Quando falo da fragmentação me refiro no desenvolvimento dos dispositivos móveis!(Android, IOS, BAda, WM…)
No caso dos browsers tenho a consciência das incompatibilidades, principalmento do IE e se renaga a seguir algus padrões.

Então web site não elimina o problema da fragmentação, e a experiência de usuário será pior do que apps para a mesma finalidade. Mas se o objetivo é rodar no máximo de clientes possivel não conheço outra opção.

otaviojava

Soleo:

Então as dúvidas:
-Compensa desenvolver aplicações web para dispositivos móveis? (No caso de web sites sei que compensa)

-Qual tipo de linguagem é usada? (Li algo sobre WML, HTML, e XHTML é isto que é usado?)

-Questão de desempenho, é muito abaixo das aplicações nativas? Quais recomendações?

-Alguem com experiência para me orientar???

Tnk’s!

1 Acredito que sim, com o crescente número de celulares com acesso a internet, queda nos preços na internet móvel em fim, todo o cenário sócio econômico diz que sim.

2 Normalmente se usa javascript e html, existem linguagens que te ajudam nisso é o caso do jquery Mobile e o primefaces 3 que vem com algumas libs mobile

3 lógico que com as aplicações web você não poderá usar um recurso especifico da máquina e quanto menor processamento melhor.

4- qualquer coisa pode falar comigo, venho estudando webmobile há algum tempo.

S

otaviojava
Por onde devo começar? Tem algum material para recomendar?
Obrigado

otaviojava

no devmedia, existe uma revista webmobile lá tem muito material que você pode estar ajudando.
Uma boa ideia para começar é fazendo um projeto dai a medida que você for precisando da informação vc vai pesquisando.

H

Eu acho mais prático desenvolver apps nativas, não precisa gerenciar servidores, pagar hospedagem… usuário nem se fala, acessar internet no celular é tosco, por outro lado abrir uma app direto no menu é super simples.

otaviojava

henpx:
Eu acho mais prático desenvolver apps nativas, não precisa gerenciar servidores, pagar hospedagem… usuário nem se fala, acessar internet no celular é tosco, por outro lado abrir uma app direto no menu é super simples.

é nesse ponto que poderíamos estar investindo.
São poucos os sites que são compatíveis com os celulares.
E sobre pagar você pode estar usando o GAE, a nuvem da google.
Que a depender do número de uso e de acesso será gratuito.

H

otaviojava:
henpx:

é nesse ponto que poderíamos estar investindo.
São poucos os sites que são compatíveis com os celulares.
E sobre pagar você pode estar usando o GAE, a nuvem da google.
Que a depender do número de uso e de acesso será gratuito.

Ola otaviojava,

Se você manja de cloud então, pode ser uma boa…

O lance com usuário é que acessar mobile web continuará sendo uma experiência desagrádavel nesses aparelhos, na medida que apps copiam funcionalidades de sites web atacando o problema da tosqueira dos browsers, a tendência é apps dominarem, e sites ficarem em segundo plano. Exemplo disso é o iPhone, que apesar de ser a melhor “experiência web” do mercado, as pessoas ainda preferem baixar apps.

Criado 16 de junho de 2011
Ultima resposta 17 de jun. de 2011
Respostas 9
Participantes 4