Desenvolvimento Web - O que fazer com tantas alternativas?

3 respostas
VantuilJose

Tô começando a desenvolver pra web, e tô meio perdido, me confundo ainda mais quando tento procurar alguma coisa aqui no guj, heeheh, cada um fala uma coisa…

Mas mesmo assim vou tentar:
Que framework devo usar? JSF? GWT? Struts? Mentawais? ou não uso nada, fico só no servelet e jsp? Quais vantagens tenho em cada um deles

O JSF parece ser o mais comentado, mas se usar ele, qual implementação devo usar IceFaces? MyFaces? Ajax4JSF? RichFaces? Qual deles oferece mais recursos e é mais fácil de usar?
Ouvi falar que JSF dá muito problema pra manutenção, essa afirmativa é verdadeira ou é apenas boato de quem não conhece direito?

E qual IDE me oferece maior integração com os componentes e poderá me dar mais produtividade? Usei NetBeans com plugins para o IceFaces, bem fácil, dá pra fazer um monte de coisa só na parte visual, mas tenho outras opções?

E aí, alguém tem “coragem” de responder esse monte de perguntas? hehehe

[]'s

3 Respostas

danilopelegrino

Ai depende meu amigo :slight_smile:

Tipo, se vc esta realmente começando, ou seja, ainda esta em um nivel junior, o ideal é estudar JSP + Servlet.

Digo isso porque eles são as bases de praticamente todo framework que vc pode vir a usar depois.

Aprendendo legal essas tecnologias, ai vc passa pra um framework, tipo struts 2, vraptor, etc…

Eu fiz assim, aprendi jsp + servlet, depois aprendi struts 2, e agora to começando com JSF.

Quanto a questão de qual framework, qual implementação usar, ou qual IDE, ai depende de muita coisa, como tipo do projeto, recursos diponiveis, grau de conhecimento na tecnologia, e etc…

De que adianta o jsf ser o melhor framework, sendo que vc sabe mais de struts 2 por exemplo???

Fora o fato de que sei la, tem pessoas que goistaram mais da forma de trabalhar do vraptor do que do struts, e por ai vai :slight_smile:

Resumindo: tente estudar um pouco de cada framework e veja qual vc se adapta melhor…

Abraço fuiiii

G

Não existe o melhor, isso posso te garantir. Há uma tecnologia que pode se adaptar melhor ao seu projeto que pode não ser muito boa para mim, e por aí vai…

Aconselho você a fazer umas pesquisas principalmente no sub-fórum de Desenvolvimento web e no de arquitetura, e pesquisar nos tópicos que abordam sobre o assunto. Digo isso não por preguiça de te explicar, mas porque o assunto já foi muito discutivo, e lá você pode achar bons argumentos para sua escolha.

Não deixe de der uma olhada no vraptor3. Lá no sub-fórum de frameworks brasileiros você verá vários tópicos onde já contei minha experiência com ele, inclusive outros colegas já citaram o mesmo. O bom no seu caso que com vraptor você não precisa trabalhar diretamente com as APIs de servlets, nem mesmo sessions e afins, já que o vraptor abstrai tudo para você. Dependendo do seu inglês será uma grande vantagem trabalhar com um framework nacional devido a documentação e suporte em português como no caso vraptor e mentawai (sendo esse muito bom também).

Abraços

M

Ultimamente tenho preferido usar linguagens dinâmicas pra web (e criar webservices ao inves de web apps), mas se fosse usar Java usaria o Play (http://www.playframework.org/). Este parece ser disparado melhor framework Java para aplicações web.

Criado 4 de novembro de 2009
Ultima resposta 5 de nov. de 2009
Respostas 3
Participantes 4