Boa Tarde galera! Meu problema é o seguinte to fazendo um tcc que o tema é " Sistema web para compra/venda de veículos" e minha documentação do TCC tá praticamente pronta, mas agora que preciso começar a programar não sei por onde começar ou como começar mesmo sabe… Gostaria de dicas para começar implementar meu sistema web… Pro favor me ajudem
Desenvolvimento Web para iniciante
8 Respostas
Comece pesquisando quais frameworks vc quer utilizar, seu ambiente, e ferramentas para o desenvolvimento.
Sugiro dar uma olhada na apostila da Caelum : http://blog.caelum.com.br/2009/02/18/apostila-reformulada-fj-21-java-para-desenvolvimento-web/
boa sorte!
Boa tarde,
Estude o básico sobre Servlets. (Apenas para conhecimento de redirecionametentos, métodos request e response etc.)
Acredito que ums dois programinhas onde uma pagina tenha um botão que passe informações para outra pagina exibir seja o suficiente.
Logo após isso, aprenda a usar “Struts” e “Hibernate”.
Struts para te ajudar com formulários e Hibernate para salvar as coisas no banco de dados.
Só isso basta para o que você quer.
E caso não saiba Java básico, esqueça tudo que falei e vá estudar herança, polimorfismo, encapsulamento etc.
Obrigado pelas sugestões… adianto que sei java basico e estou dentro de um curso Java… Vou usar Eclipse, banco Mysql, servidor web Apache… já tenho o DER, casos de usos e etc… pronto, quero saber como começar a programar o sistema mesmo… tipo assim implemento o modulo tal e depois outro e assim vai…
Olá amigo, vou dá algumas sugestões e espero lhe ajudar.
O básico de desenvolvimento Web(Java) é servlet´s e posteriormente JSP, com servlet´s você vai ter conhecimento de tudo que precisa para desenvolver para Web, todos os framework´s se baseam nisso. Servlet´s é bem tranquilo para se aprender já que é usado com as tags de HTML pura, então facilita, porém falando em agilidade, ele deixa a desejar.Hoje existem vários framework´s que agilizam bastante o seu trabalho, se quiser se aprofundar no assunto lhe sugiro estudar JSF é simples e bastante eficiente, não conheço Struts, mas muito gente fala que JSF é bem mais tranquilo e eu não tive problema algum com esse framework.
Olá amigo, vou dá algumas sugestões e espero lhe ajudar.O básico de desenvolvimento Web(Java) é servlet´s e posteriormente JSP, com servlet´s você vai ter conhecimento de tudo que precisa para desenvolver para Web, todos os framework´s se baseam nisso. Servlet´s é bem tranquilo para se aprender já que é usado com as tags de HTML pura, então facilita, porém falando em agilidade, ele deixa a desejar.Hoje existem vários framework´s que agilizam bastante o seu trabalho, se quiser se aprofundar no assunto lhe sugiro estudar JSF é simples e bastante eficiente, não conheço Struts, mas muito gente fala que JSF é bem mais tranquilo e eu não tive problema algum com esse framework.
Valeu pela dicas… vou me aprofundar nesses assuntos e a medida que as dúvidas aparecerem eu volto ao forum.
Olá amigo, vou dá algumas sugestões e espero lhe ajudar.O básico de desenvolvimento Web(Java) é servlet´s e posteriormente JSP, com servlet´s você vai ter conhecimento de tudo que precisa para desenvolver para Web, todos os framework´s se baseam nisso. Servlet´s é bem tranquilo para se aprender já que é usado com as tags de HTML pura, então facilita, porém falando em agilidade, ele deixa a desejar.Hoje existem vários framework´s que agilizam bastante o seu trabalho, se quiser se aprofundar no assunto lhe sugiro estudar JSF é simples e bastante eficiente, não conheço Struts, mas muito gente fala que JSF é bem mais tranquilo e eu não tive problema algum com esse framework.
Valeu pela dicas… vou me aprofundar nesses assuntos e a medida que as dúvidas aparecerem eu volto ao forum.
Particularmente acho que Struts mais complica do que ajuda. Claro, tem suas vantagens, mas…
Concordo com o faelz1n, JSF é tranquilo e mais intuitivo.
Outra sugestão, seria o Framework Seam da Jboss, http://seamframework.org/.
Ele reune todos os frameworks padrões que vc vai querer nesse momento (JSF, Hibernate, ajax, jpa entre outros).
Comece sem frameworks. Entenda primeiro o funcionamento de servlets e Jsp (use também filtros/tags para coisas mais elegantes). Eu comecei assim, é bom para entender como funciona as coisas, visto que a maioria dos frameworks usa essas coisas por baixo dos panos.
Olá amigo, Concordo com o Gustavo Marques. Você que é iniciante em java, comece sem frameworks. Falando em implementação, comece fazendo os beans que sãos as representações de suas tabelas, de preferência a classe com o mesmo nome das tabelas e os gets e sets que os campos da sua tabela. Depois faça o famoso BaseDAO, esta classe deve conter sua conexão de banco, depois faça sua regra de negócio e no servlet apenas chame os metódos das classes de regra de negócio. E por ultimo suas páginas html ou jsf que seja. Desta forma vc consegue aplicar o famoso MVC.
Isto vai te dar uma base bem sólida pra entender as demais frameworks.