Bom dia pessoal, em 2004 eu era desenvolvedor web e trabalhava com JSP, trabalhei uns dois anos direto com JSP em 2006 eu parei de programar e me dediquei a outras atividades e outras linguagens, hoje eu vou voltar a desenvolver mas não sei que ferramenta usar, fiz algumas leituras sobre JSF, mas fiquei na duvida sobre oque estuda para volta a programar…gostaria que vocês que estão na ativa me direcione a linguagem e a tecnologia mais indicada para desenvolvimento web hoje.
A especificação JEE 6 define como padrão o frameworks JSF 2.
Agora, se você preferir e/ou quiser e/ou o mercado da tua região pedir, estude outros frameworks.
Vai mais de ti e do que pretende do que da minha visão.
nofan
Se for desenvolvimento de aplicações web recomendo seguir de Java EE com JSF (com primefaces) + CDI + JPA, no caso de sites recomento fortemente Play framework - http://www.playframework.org/ (eu uso a versão 1.2.5 muito melhor para quem trabalha com java) ou a ótima solução nacional Vraptor - http://vraptor.caelum.com.br/
dlsilva1812
drsmachado:
Agora, se você preferir e/ou quiser e/ou o mercado da tua região pedir, estude outros frameworks.
Concordo com o amigo, Também pode dar uma olhada no desenvolvimento Java + Flex, mesmo sendo uma ferramenta proprietária da Adobe, tem um monte de componentes!
Abraço, esta é a minha idéia…
Como diz o amigo, vc decide o caminho a seguir…
Diego Silva
drsmachado
dlsilva1812:
drsmachado:
Concordo com o amigo, Também pode dar uma olhada no desenvolvimento Java + Flex, mesmo sendo uma ferramenta proprietária da Adobe, tem um monte de componentes!
Abraço, esta é a minha idéia…
Como diz o amigo, vc decide o caminho a seguir…
Diego Silva
Acredito que flex seja algo que não vá muito longe (eu sei, já disseram isso do java).
Prefira coisas menos proprietárias, como JQuery ou uma implementação de JSF como Prime ou Rich faces…
vinicius_roc
Recomendo que você de uma lida nas apostilas da caelum, ligadas a web como a fj28 e a fj21.
Como você mesmo disse existem varios frameworks, os principais são JSF e Struts 2, mas também temos o VRaptor feito pela propria Caelum que é muito bom e também o Spring MVC entre muitos outros.
Agora qual usar/estudar? Vai da sua preferência e tempo e ai você vai entrar na discusão de Componente x Ação. Eu prefiro os de ação, como Struts 2, pois eu tenho um maior controle sobre o que esta acontecendo e aprendo mais, mais se você tiver pressa os de componente como o JSF e o JBossSeam são muito bons também, pois você não precisa se preocupar com muitas coisas.
Mas idependente de qual escolher recomendendo duas coisas. 1 - Procure sempre usar DI (Injeção de dependência) e IoC (Inversão de controle), facilitam muito sua vida. 2 - Estude pelo menos 1 de Ação e um de Componente, para que você conheça e sinta a diferença entre eles.
saoj
Use um framework FULL-STACK como o Play ou o Mentawai.
Já vai te dar tudo que vc precisa de mão beijada sem ter que importar um milhão de frameworks.
A não ser que você queira trabalhar para uma empresa que não os utiliza…
Sim. Se quizer maximizar sua empregabilidade vá de Spring, Spring MVC e Hibernate e seja infeliz.
ou de JSF, pelo menos por aqui tem muito mercado, e depois da versão 2.0 graças ao primefaces vem ganhando mais aceitação!
vinicius_roc
Em vez de discutir qual tecnologia ele deve usar, apresentem para ele quais opções ele tem, qual esta mais em uso e deixem ele decidir qual ele quer estudar.