Desenvolvimento web sem EJB

5 respostas
T

Prezados bom dia.

Estou estudando JSF 2.0 e gostei muito pela facilidade e a riqueza das implementações. Também estou estudando EJB e vi que na sua versão mais atual a lógica de negócio ficou fácil de ser implementada.
       Eu gostaria de desenvolver um sistema web (para uso próprio e aprendizado) usando JSF e EJB, mas um dos objetivos deste projeto seria sua disponibilização como software livre. Posso estar enganado, mas pelo que percebi os containers ejb não são tão populares e e leves quanto o containes apenas web. Como gostaria de disponibilizar este software eu gostaria que sua instalação fosse simples (um exemplo dessa simplicidade é o redmine que sobe sobre o WEBrick rapidinho).
      Quais seriam outras alternativas de implementação da camada de negocio sem usar ejb? 
      Ou existe algum container EJB simples e fácil de configurar a ponto de ficar transparente para o usuário final (não desenvolvedor java)?

Peço paciência caso tenha escrito alguma besteira, mas como disse, estou estudando as tecnologias e sou

5 Respostas

ivansalvadori

Quando vc diz EJB, vc está dizendo muita coisa, pois o EJB promove uma infinidade de rescursos.
A grande maioria se refere ao EJB apenas ao recurso de transações, no maximo a injeção de dependencias.

O Spring é uma otima alternativa, que roda em container leve. (tomcat e etc)
É uma alternativa largamente utilizada no mercado, e muito madura.

T

ivan obrigado pelo retorno.

Especificando, o recurso que eu utilizaria seria a persistência e a injeção do ejb no meus managedbean do jsf.

Eu li algumas sobre o Spring mas ficaram algumas dúvidas. Percebi que o Spring possui vários módulos e não sei qual especificamente eu utilizaria para minha camada de negócio.
Eu vi o Spring MVC. Mas se eu utilizar o Spring MVC apenas o Model e utilizar o JFS como view e controller seria muita gambiarra?

ivansalvadori

Primeiro,