Desenvolvimento web sem EJB

5 respostas
T

Prezados bom dia.

Estou estudando JSF 2.0 e gostei muito pela facilidade e a riqueza das implementações. Também estou estudando EJB e vi que na sua versão mais atual a lógica de negócio ficou fácil de ser implementada.
       Eu gostaria de desenvolver um sistema web (para uso próprio e aprendizado) usando JSF e EJB, mas um dos objetivos deste projeto seria sua disponibilização como software livre. Posso estar enganado, mas pelo que percebi os containers ejb não são tão populares e e leves quanto o containes apenas web. Como gostaria de disponibilizar este software eu gostaria que sua instalação fosse simples (um exemplo dessa simplicidade é o redmine que sobe sobre o WEBrick rapidinho).
      Quais seriam outras alternativas de implementação da camada de negocio sem usar ejb? 
      Ou existe algum container EJB simples e fácil de configurar a ponto de ficar transparente para o usuário final (não desenvolvedor java)?

Peço paciência caso tenha escrito alguma besteira, mas como disse, estou estudando as tecnologias e sou

5 Respostas

ivansalvadori

Quando vc diz EJB, vc está dizendo muita coisa, pois o EJB promove uma infinidade de rescursos.
A grande maioria se refere ao EJB apenas ao recurso de transações, no maximo a injeção de dependencias.

O Spring é uma otima alternativa, que roda em container leve. (tomcat e etc)
É uma alternativa largamente utilizada no mercado, e muito madura.

T

ivan obrigado pelo retorno.

Especificando, o recurso que eu utilizaria seria a persistência e a injeção do ejb no meus managedbean do jsf.

Eu li algumas sobre o Spring mas ficaram algumas dúvidas. Percebi que o Spring possui vários módulos e não sei qual especificamente eu utilizaria para minha camada de negócio.
Eu vi o Spring MVC. Mas se eu utilizar o Spring MVC apenas o Model e utilizar o JFS como view e controller seria muita gambiarra?

ivansalvadori

Primeiro,
Voce não vai poder utilizar EJBs para implementar seu negocio, sendo assim, nao vai injetar mais seus EJBs…
Usando Spring vc tera Spring Beans… (ejbs Spring) fazendo uma grosseira comparação.

Não é Gabiarra nehhuma, Spring é um framework integrador, pode utilizar JSF sem problema nenhum, o Spring tem integração com JSF, JPA, entre outros.

w1lson

tanembaum,

Atualmente é possível utilizar servidores de aplicação rodando somente JEE6 Web Profile, e mesmo assim, utilizar os recursos que você deseja… [EJB Lite] Com isso a quantidade de recursos carregados pelo servidor é bem menor…

Eu não usaria Spring para projetos novos (baseado no que você escreveu), visto que o JEE evoluiu bastante…

w1lson

Sobre JEE6 Web Profile

http://jaxenter.com/introducing-the-java-ee-web-profile-36201.html

Criado 23 de abril de 2012
Ultima resposta 23 de abr. de 2012
Respostas 5
Participantes 3