Desenvolvimento Web

Olá pessoal, estou desenvolvendo um sistema para web, como só desenvolvo para Desktop/Swing estou meio voando, mas instalei o Tomcat no meu Debian, e estou com ele funcionando, mas a dúvida é a seguinte:
tenho uma pagina de login.jsp e um login.java, faço o login e tudo certo, porem como testar outras pagina e saber que usuário logou normalmente ? tenho que salvar uma session e testar a session de todas as paginas do site ?

Desde já agradeço

Crie um Filtro ele roda antes de tds as paginas,algo assim:

package lgweb.smart.framework.core;

import java.io.*;
import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;

import javax.servlet.Filter;

/**
 *
 * @author lgweb
 */
public class AutenticationFilter implements Filter {

public void init(FilterConfig config) throws ServletException {
	}

public void doFilter(ServletRequest request, ServletResponse response, FilterChain chain) throws IOException, ServletException {		
		if((request instanceof HttpServletRequest) && (  ((HttpServletRequest)request).getSession().getAttribute("userAccess") !=null )) {			
			chain.doFilter(request, response);
		} else {
			if((response instanceof HttpServletResponse) && (request instanceof HttpServletRequest)) {				
				((HttpServletResponse)response).sendRedirect(((HttpServletRequest)request).getContextPath() + "/view/login/index.jsp");				
			} else {
				((HttpServletResponse)response).sendError(500);				
			}			
		}		
	}

public void destroy() {		
	}

}

Mas existem outras aneiras esta e uma das mais comuns

lgweb então só de eu criar esse filtro, ele executa antes de qualquer pagina solicitada, sem eu fazer nada nas outras paginas ?

sim vc vai ter que criar ele e mapear no seu web.xml e ele sempre roda automaticamente antes de carregar as paginas,daew vc cheka nele se o user ta logado se nao vc manda ele devolta pro index e boa tem outros exemplos + faceis,praticos e melhores de enteder do que este meu aki msm no guj ,da uma pesquisada.
:wink:

Obrigado lgweb, já pesquisei eu ví a funcionalidade, vou fazer uns testes.

Obrigado