Desenvolvimento Web

13 respostas
gisa_screen

oi

Meu programinha web está dando erro, tipo vou usar classes Dao para acesso ao Banco (Postgree) e o Hibernate , só que preciso adicionar alguns Jar, por isso o erro, como faço para adicionar? no projeto , estou usando o eclipse…e onde tbm eu pego esses jar??

13 Respostas

skalinichenko

No site da Caelum, tem uma apostila web, ensinando com um passo-a-passo. :roll:

gisa_screen

ta obrigada

A

Bom dependedo que você vai usar, mas se o caso for só o hibernate “puro” você pode baixa-lo no site:

http://www.hibernate.org/

La você vai achar o dowload do hibernate e a documentação dele,quando você baixa o hibernate ele trás as bibliotecas que ele tem de dependencia,na documentação a mais detalhes.

E para adiciona-los basta adicionar no classpath da sua aplicação.

gisa_screen

queria uma resposta que deve ser tão simples pra quem ja trabalha…

Saber quais drives adicionar biblioteca web App Libraries?? tenho os drives …hibernate,JSTL,Log4j etc…esses drives eu adiciono nesta biblioteca?

A

Então como eu disse,quando você baixa o Hibernate tem uma pasta lib e dentro desta pasta tem uma pasta required que são as libs minimas para ele funcionar, e você pode adicionar elas libs em web app libraries sim.

gisa_screen

Obrigada colega, mas os drives eu ja tenho, o professor nos passou, mas esqueceu o detalhe de explicar como adicionar esse jar…tem q se virar…mas o queria saber se era nessa biblioteca mesmo…

vlw…

rodrigo.bossini

Como você está trabalhando com um projeto web, basta copiar os arquivos com extensão jar para a pasta “lib” do seu projeto, no eclipse. Seu container enxerga todos os arquivos que estão nesta pasta automaticamente, e considera que os mesmos fazem parte do classpath da sua aplicação.

Apesar de estar utilizando o Hibernate para facilitar o acesso ao banco, você ainda precisa adicionar ao classpath da sua aplicação o driver referente ao SGBD que você escolher.

Neste caso, seu SGBD é o postGreSQL, por tanto é o driver dele que você precisa adicionar ao classpath do seu projeto. Driver PostgreSQL.

De toda forma, como sugestão, eu digo que você deveria deixar de lado o hibernate por enquanto. Faça alguns exemplos usando JDBC puro, e então quando estiver confortável com o funcionamento, utilize alguma ferramenta ORM como o Hibernate.

Como sugerido acima, a apostila FJ-21 da caelum é um excelente ponto de partida.

Até.

Paulo_Silveira

Oi Gisa

Infelizmente, nem pra quem trabalha, esse assunto vira trivial. Da um trabalho mesmo organizar nossas dependencias.

Fiz um post sobre isso pra quem quer usar o hibernate exatamente hoje:
http://blog.caelum.com.br/2010/04/14/as-dependencias-do-hibernate-3-5/

G

Paulo Silveira:
Oi Gisa

Infelizmente, nem pra quem trabalha, esse assunto vira trivial. Da um trabalho mesmo organizar nossas dependencias.

Fiz um post sobre isso pra quem quer usar o hibernate exatamente hoje:
http://blog.caelum.com.br/2010/04/14/as-dependencias-do-hibernate-3-5/

Paulo, isso é verdade. Estendendo um pouco o assunto, conheço muito programador marretão que simplesmente pega “all jars of the world” e coloca dentro do projeto, e assim facilmente temos projetos de 25 megas.

O ideal é sempre ver o que você precisa usar (Hibernate, algum cache, drivers JDBC, utilitários) e adicionar essas libs e ler bem quais são as dependencias e afins. No caso do Hibernate há na documentação explicando a utilidade e necessidade de cada lib.

andreiribas

hj em dia com o maven isso melhorou bastante.

gisa_screen

poxa valeu galera, o assunto rendeu…rs

mas podem me explicar onde fica essa ClassPath? é onde eu tenho que colocar o drive JDBC ?

gisa_screen

Quando Vou adicionar os jar na web App Libraries, vou em addJarExternal, mas o jars estão indo pra fora da biblioteca…por que?

gisa_screen

rod.attack:
Como você está trabalhando com um projeto web, basta copiar os arquivos com extensão jar para a pasta “lib” do seu projeto, no eclipse. Seu container enxerga todos os arquivos que estão nesta pasta automaticamente, e considera que os mesmos fazem parte do classpath da sua aplicação.

Apesar de estar utilizando o Hibernate para facilitar o acesso ao banco, você ainda precisa adicionar ao classpath da sua aplicação o driver referente ao SGBD que você escolher.

Neste caso, seu SGBD é o postGreSQL, por tanto é o driver dele que você precisa adicionar ao classpath do seu projeto. Driver PostgreSQL.

De toda forma, como sugestão, eu digo que você deveria deixar de lado o hibernate por enquanto. Faça alguns exemplos usando JDBC puro, e então quando estiver confortável com o funcionamento, utilize alguma ferramenta ORM como o Hibernate.

Como sugerido acima, a apostila FJ-21 da caelum é um excelente ponto de partida.

Até.

Obrigada, estou lendo algumas apostilas do Caelum essa que vc me sugeriu a F-21 , usa o framework struts…não uso esse framework…

mas valeu…

Criado 14 de abril de 2010
Ultima resposta 15 de abr. de 2010
Respostas 13
Participantes 7