Desenvolvimento

5 respostas
P

Olah amigos do GUJ.

Pessoal tenho em mente desenvolver uma aplicação comercial voltada para Gestão Empresarial de Empresas.
Conto com dois profissionais da área( Administrição ) e gostaria de algumas dicas relacionada ao desenvolvimento em si (tecnologias abertas).
Bem, para eliminar algumas ferramentas e metas jah tenho definido usar o browser para a interface com os usuarios.
Bem, relacionada a implementacao do sistema gostaria de conselhos, dicas, que vc’s tiveram em alguma oportunidade aplicadas em algum projeto.
Tenho idea usar o java como o engine para poder usufruir do sentido abstrato.
Pretendo disponibilizar a solucao p/ Linus e Windows.
Estou em duvida em usar o TomCat(webcontainer) ou o Apache(com o modulo JServer e Servelet web server)?
Jah se tratando para a business tier nao tenho em mente usar ejb.
Gostaria de saber como eu poderia emplementar estah camada e de que forma?
Jah a view eu tenho idea nao usar o container web para jsp…Pretendo usar o Servlet diretamente.
Bem a principio creio q eh isto.
Gostaria de informações concretas e de aplicabilidade semelhante em algum projeto.
Sourceforge e GNU , sao minhas base.

Bem agradeço desde jah pela atencao de todos os amigos e companheiros nao soh do guj, mas dah comunidade como um todo.

PJ2002.

5 Respostas

urubatan

entre em contato comigo que podemos negociar a consultoria

P

Urubatan, eh muito importante manter o contato…com certeza o setor de desenvolvimento de software nao existe sem comunicacao.
Mas no caso eh uma idea onde nao depende definitivamente de mim. Eu serei o encarregado (e a equipe que for composta) pelo desenvolvimento.
Ainda dependemos dos profissionais de gestão que tb possuem atividades relativas e estao sempre oculpados.
Bem, o que eu gostaria seria de umas dicas referente a msg postada acima.
Gostaria de saber sobre case com uso de java(alguns recursos do J2ee)?

Em todo caso as portas estão aberta para ambos!

Uma dúvida que eu gostaria de lhe pedir… vc usa bastante jsp? eh viavel usar jsp p/ view?

urubatan

mandei a mensagem anterior por que pela sua mensagem parece que você diz mais ou menos o seguinte “quero fazer uma aplicação am java para web, não sei direito o que vai ser, como posso implementa-la??”

mas é o seguinte,
costumo utilizar JSP para o view pois tem algumas taglibs bem interessantes e que facilitam bastante a vida, e também por que gosto bastante de utilizar o struts e fiquei sabendo a pouco tempo que pode-se utilizar velocity junto com o struts substituindo as JSPs,
utilizo algumas taglibs para montar um treeview, ou uma grade baseada em uma colection de beans, …
por isto gosto das JSPs, estou esperando para ver o que vai sair da JSF quando estiver pronta :slight_smile:

para o busines tier, depende do projeto
pode ser implementado simplesmente por alguns beans chamados pelos servlets ou Actions do struts ou algo assim, ou então utilizando Session Beans (que você disse que não pretende utilizar)

para a camanda de persistencia existem diversas possibilidades, eu gosto bastante de utilizar EntityBeans (CMP) quando o sistema é feito do zero pela possibilidade de abstração do banco de dados na hora de implementar a aplicação, pois a maioria dos containers criam toda a estrutura do DB automaticamente sem o programador se preocupar com isto,
ou então pode ser utilizada uma ferramenta de mapeamento OR, como o castor por exemplo

mas tudo são decisões de projeto :slight_smile:

N

Como o Urubatan escreveu,

tudo são decisões de projeto

Mas se você já está visualizando J2EE como uma solução, então você tem uma arquitetura inicial.

Você vai precisar de um container J2EE, que independe de fornecedor, pois se ele é J2EE compatible, então sua aplicação deverá funcionar. Para desenvolvimento, um JBoss integrado com Tomcat é suficiente. Para entregar a aplicação talvez você prefira um Websphere, Weblogic, JBoss ou outros.

Vai precisar de um banco de dados adequado. A maioria dos containers J2EE disponíveis no mercado tem conectividade JDBC com a maioria dos bancos disponíveis no mercaco :wink: . Para desenvolvimento é melhor você optar por utilizar o banco definitivo, pois cada banco tem sua linguagem diferente, embora com grande parte padronizada.

Uma equipe preparada. É de conhecimento público que a quantidade de profissionais com conhecimento de Java é bem menor do que profissionais com conhecimento de outras tecnologias (MS por exemplo). Mas, dentre os profissionais Java, são menos ainda os que conhecem J2EE.

Acho que seria interessante você contactar/contratar um “profissional J2EE” para auxiliar no seu projeto. Vai ficar complicado levar um projeto desse porte (Gestão Empresarial nunca é de pequeno porte) somente com consultas a um forum :roll: .

Boa sorte no seu projeto.

Guilherme_Silveira

Se voce ja optou por seguir o j2ee, voce agora soh tem que optar quais sao os patterns que esta a fim de usar no seu sistema. A escolha dele vai de acordo com a necessidade de variacoes (por exemplo, voce vai talvez mudar o banco de dados? se nao, nao precisa de um DAO pattern extremamente complicado) e por ai vai…
escolhas do tipo MVC 2, Struts+JSP, Struts+Velocity, eh mais questao de gosto… vai dos seus programadores e do que voce precisa pro projeto

Criado 2 de abril de 2003
Ultima resposta 9 de abr. de 2003
Respostas 5
Participantes 4