[quote=JavaFred][quote=caosfast][quote=JavaFred]caosfast,
Vou te dar o conselho que gostaria de ter ouvido quando estava na época de estágio:
Saia da área de TI, ache outra coisa que goste e vá trabalhar em outra área, quando sentir saudades de programar, tem milhões de projetos open source
por aí em qualquer linguagem que você imaginar, escolha um que ache interessante e participe. Ou, se realmente não quiser sair da área de TI, estude e faça um concurso
público, eles geralmente não exigem experiência, a remuneração é maior, a dor de cabeça é menor, e empresas públicas fazem as coisas dentro da lei, é só estudar que passa.
Tem gente que fala que só quem faz concurso público é quem quer moleza, isso não é verdade, lógico que tem algumas pessoas que se aproveitam da estabilidade e relaxam, e quem não quer relaxar é só trabalhar, trabalho não falta. Nunca gostei dos projetos que trabalhei em empresas de TI. A maior parte dos projetos que vejo hoje são sistemas bestas de nota fiscal eletrônica, sites de comércio, crud na web, crud desktop, relatórios e integração com sistemas legados, joguinhos pra iphone etc… E nas empresas mais moderninhas, quando chega o fim de semana e você acha que vai poder descansar e aproveitar com a família, vai ter que ir no dojo organizado pela empresa e resolver o fizz buzz. Também não vejo a área de programação como uma carreira para a vida inteira, não gostaria de ter 40,50 anos e ter que ficar aprendendo a linguagem ou o framework da época para continuar fazendo o mesmo tipo de projeto o tempo inteiro. Fora que o conhecimento das linguagens não se aproveita muito, não adianta você ter 10 anos de java, se a empresa em que você for trabalhar usa Ruby, você vai ter que aprender Ruby do 0, e aí já sabe para onde vai seu salário e seu tempo livre né? Isso você já está experimentando agora, na teoria o conhecimento das linguagens se aproveita para aprender outra, mas na prática só te contratam quando você tem a experiência específica que estão procurando e isso agora que você só quer um estágio, imagina quando estiver em um emprego formal mesmo e daqui uns 10 anos.
Não tenho a menor saudade dos projetos em que trabalhei em TI, não lembro de detalhes deles e nem me orgulho de ter participado deles, podem até ter sido importantes para a empresa mais para mim foram projetos que não me acrescentaram em nada.
Espero ter ajudado.[/quote]
Já ouvi isso muitas vezes, mas já vou acabar o terceiro semestre agora no meio do ano, assim vai faltar + 3 para concluir, e mesmo que não trabalhe na área posso usar o diploma para concursos públicos como você mesmo falou, olha o da Polícia Federal, pagando 7k/mês, só precisa ter diploma superior de qualquer área, carteira B, e ir bem na PROVA…
OBS: Eu faço curso na área de TI não só por gostar, mas por ser o que consegui através do ENEM… Se eu pudesse escolher faria MEDICINA ou alguma ENGENHARIA ![/quote]
Isso já é um indício de que talvez você está na área errada e comprando um passaporte para a frustração no futuro. Medicina e engenharia são coisas bem diferentes, se tem essa dúvida talvez é porque não sabe exatamente o que quer ainda. Você mora com os pais? Se sim, e ainda pode contar com a ajuda deles, aproveite, não é vergonha nenhuma, repense o que está fazendo com sua vida e se for o caso faça outra coisa, não adianta ficar com pressa para entrar no mercado e se frustrar logo depois, pois trabalho é para a vida inteira e aí quando não puder mais contar com a ajuda deles vai ficar mais difícil mudar de área. Sua faculdade é paga? Se sim, já pensou terminar o curso endividado, ganhar mal e se frustrar no trabalho? é triste. Minha sorte foi de ter estudado em faculdade pública e ter feito engenharia e não um curso específico de TI.
É normal fazer uma escolha errada na vida, o importante é poder consertar enquanto há tempo. Geralmente vamos nos conhecendo aos poucos após passar por certas experiências na vida e a escolha da profissão muitas vezes ocorre quando ainda não nos conhecemos direito.[/quote]
Acredito q 100% de felicidade no trabalho é muito difícil… Eu adoro Informática, mas sou apaixonado por outras duas áreas (sem correlação com TI), não signifca q eu não goste/q n vou ser/sou/seja um bom profissional, só acho q no fundo, temos q pesar o q gostamos fundamentalmente em qto. vamos receber, pois o mundo q vivemos nao dá fazer nada sem dinheiro no bolso.
Por outro lado, se há infelicidade total com a área, coisa q já passei no passado, uma subárea de TI (suporte) q eu odiava, ô areazinha ingrata (minha opinião), vc ganha mal, é queimado por todos os lados (gente metendo o pau pelos seus serviços) e etc, além de ficar feito um peao (pegando máquina suja, montando, desmontando e etc)… Enfim, foi duro essa migração de área, mas não tenho saudades dos velhos tempos e agradeço kda segundo pela decisão correta… Hj estou em fase de migração de área novamente, mas continuando em TI.