A área de TI só tem boa remuneração em SP e arredores, nos outros lugares a remuneração é péssima, todas as pessoas que conheci na área de TI só tiveram boa remuneração após fazer concursos, já conheci até donos de empresas que metiam pau em funcionários que passavam em concursos e no final acabaram fazendo também. Os programadores que conheço e que não fizeram, estão ganhando uma merreca e trabalhando naquelas máquinas podres com 1GB de ram para rodar eclipse, jboss, banco de dados, jvm, windows xp com trocentos serviços rodando e antivirus enchendo o saco.[/quote]
Gostaria também de ter uma opinião de um membro mais experiente, digo, com mais POSTS e uma melhor reputação aqui no GUJ, nada contra você ! Aqui em POA também já vi boas vagas pagando 4k+[/quote]
O difícil é a fase de estágio/júnior… Vagas de pleno e sênior tem bastante, digo pois recebo diariamente várias vagas, pois faço parte de diversos grupos de discussão Yahoo, Google, LinkedIn… Td para São Paulo capital, minha região, e os salários são bem mais atraentes do q este q c viu… Tudo vai da boa argumentação na hora da entrevista.
A área de TI só tem boa remuneração em SP e arredores, nos outros lugares a remuneração é péssima, todas as pessoas que conheci na área de TI só tiveram boa remuneração após fazer concursos, já conheci até donos de empresas que metiam pau em funcionários que passavam em concursos e no final acabaram fazendo também. Os programadores que conheço e que não fizeram, estão ganhando uma merreca e trabalhando naquelas máquinas podres com 1GB de ram para rodar eclipse, jboss, banco de dados, jvm, windows xp com trocentos serviços rodando e antivirus enchendo o saco.[/quote]
Tudo é uma questão de ponto de vista, conheci um kra q era igualizinho a vc em termos de opinião quanto a área de TI (até em relação a concursos publicos ele citava) vai saber se vc não é ele rs… Enfim, o importante é no final a pessoa estar satisfeita com o q faz, pois conforme teorias motivacionais como o psicologo muito citado neste mérito, Maslow diz q as vezes não é o dinheiro q motiva, ou as vezes não é o cargo, isso é muito perculiar para cada pessoa.
[quote=andredecotia]O difícil é a fase de estágio/júnior… Vagas de pleno e sênior tem bastante, digo pois recebo diariamente várias vagas, pois faço parte de diversos grupos de discussão Yahoo, Google, LinkedIn… Td para São Paulo capital, minha região, e os salários são bem mais atraentes do q este q c viu… Tudo vai da boa argumentação na hora da entrevista.
[/quote]
André, vc sabe qual seria a média salarial para programador Java Jr, no seguinte contexto: 6 meses de experiência como estagiário em desenvolvimento Java + certificação OCJP 6?
Tudo é uma questão de ponto de vista, conheci um kra q era igualizinho a vc em termos de opinião quanto a área de TI (até em relação a concursos publicos ele citava) vai saber se vc não é ele rs… Enfim, o importante é no final a pessoa estar satisfeita com o q faz, pois conforme teorias motivacionais como o psicologo muito citado neste mérito, Maslow diz q as vezes não é o dinheiro q motiva, ou as vezes não é o cargo, isso é muito perculiar para cada pessoa.[/quote]
É, eu penso da seguinte maneira, nunca fiz as coisas pensando diretamente no dinheiro, o dinheiro não é um motivador para mim, mas é um grande desmotivador, ou seja, não adianta eu ganhar bem se eu estou pensando em outra coisa, mas eu tenho que ganhar uma quantia suficiente para poder juntar e ter minhas economias para os momentos difíceis.
Eu vou tentar não participar mais desse tópico, ja dei minhas opinioes e o caosfast quer ouvir a de outros agora. Infelizmente, a experiência que tive em TI em empresas privadas, me levou a pensar desse jeito e não tem mais nada que mude essa minha opinião, acabei ficando meio radical com isso, mas pode ser que você tenha tido uma boa experiência. Eu sempre fui um cara que gostava muito de estudar coisas mais científicas, discutir fundamentos, teorias, muita matemática, entender as coisas perfeitamente, e achei que na área de desenvolvimento fosse ter contato com essas coisas, pelo que conversava antes de entrar na área falaram que tinha que saber muita matemática e etc… Tudo balela, nunca usei nada mais do que somar e dividir e um pouco de lógica, isso me frustrou ao ponto de me sentir um pouco enganado e passei a ser meio cético. O que vi na verdade foi um mercado que se baseia em ficar aprendendo linguagens e frameworks o tempo inteiro para continuar fazendo as mesmas coisas. Sistemas que ficam obsoletos rapidamente, cheios de bug porque é tudo feito com muita pressão e etc…, e pessoas que não sabem direito os fundamentos daquilo que estão fazendo porque aprenderam em tutoriais da internet. Mas, essa foi minha experiência talvez a sua tenha sido melhor.
Tudo é uma questão de ponto de vista, conheci um kra q era igualizinho a vc em termos de opinião quanto a área de TI (até em relação a concursos publicos ele citava) vai saber se vc não é ele rs… Enfim, o importante é no final a pessoa estar satisfeita com o q faz, pois conforme teorias motivacionais como o psicologo muito citado neste mérito, Maslow diz q as vezes não é o dinheiro q motiva, ou as vezes não é o cargo, isso é muito perculiar para cada pessoa.[/quote]
É, eu penso da seguinte maneira, nunca fiz as coisas pensando diretamente no dinheiro, o dinheiro não é um motivador para mim, mas é um grande desmotivador, ou seja, não adianta eu ganhar bem se eu estou pensando em outra coisa, mas eu tenho que ganhar uma quantia suficiente para poder juntar e ter minhas economias para os momentos difíceis.
Eu vou tentar não participar mais desse tópico, ja dei minhas opinioes e o caosfast quer ouvir a de outros agora. Infelizmente, a experiência que tive em TI em empresas privadas, me levou a pensar desse jeito e não tem mais nada que mude essa minha opinião, acabei ficando meio radical com isso, mas pode ser que você tenha tido uma boa experiência. Eu sempre fui um cara que gostava muito de estudar coisas mais científicas, discutir fundamentos, teorias, muita matemática, entender as coisas perfeitamente, e achei que na área de desenvolvimento fosse ter contato com essas coisas, pelo que conversava antes de entrar na área falaram que tinha que saber muita matemática e etc… Tudo balela, nunca usei nada mais do que somar e dividir e um pouco de lógica, isso me frustrou ao ponto de me sentir um pouco enganado e passei a ser meio cético. O que vi na verdade foi um mercado que se baseia em ficar aprendendo linguagens e frameworks o tempo inteiro para continuar fazendo as mesmas coisas. Sistemas que ficam obsoletos rapidamente, cheios de bug porque é tudo feito com muita pressão e etc…, e pessoas que não sabem direito os fundamentos daquilo que estão fazendo porque aprenderam em tutoriais da internet. Mas, essa foi minha experiência talvez a sua tenha sido melhor. [/quote]
Sinceramente, muito do q vc disse aí eu concordo e muito…
Qdo. entrei na área, aliás, antes de entrar eu ficava apreensivo pois eu tinha lá minhas muitas dificuldades com matematica, e achava que programação não era para mim, qdo. entrei na área e as coisas estavam começando a fazer sentido, quero dizer, estava começando a aprender, me questionei: Ué, kde a matemática q na faculdade ouvia falar? Neste ponto eu concordo e muito. O fato d q os frameworks já trazem muita coisa pronta acredito q encapsule este lado da programação, faz com o q o Engenheiro (como muitos se titulam) fique focado na lógica de negócio ou invés da lógica-matemática. Fazendo até certa analogia de engenharia de software com engenharia civil, as coisas realmente são muito questionáveis, veja, até na parte de gerenciamento do projeto de engenharia civil as coisas são mais estruturadas se comparado com o de engeharia de software, partindo do mérito q vc disse “e pessoas que não sabem direito os fundamentos daquilo que estão fazendo porque aprenderam em tutoriais da internet”, já pensou um kra (engenheiro) q está integrando a equipe de construção do mesmo ter grande parte de seu embasamento advindo de blogs na Internet? Rs… E realmente, vc pegou o ponto-chave, q eu refletia tempos atrás, entendo q programação Java para grande parte do mercado que vejo aqui em São Paulo, é saber utilizar frameworks prontos embasando-os nas lógicas de negócio q se houver um “arquiteto” e ele projetar então o desenvolvedor implementa.
Gostei do seu ponto de vista, e principalmente das suas argumentações.
[quote=norbAns][quote=andredecotia]O difícil é a fase de estágio/júnior… Vagas de pleno e sênior tem bastante, digo pois recebo diariamente várias vagas, pois faço parte de diversos grupos de discussão Yahoo, Google, LinkedIn… Td para São Paulo capital, minha região, e os salários são bem mais atraentes do q este q c viu… Tudo vai da boa argumentação na hora da entrevista.
[/quote]
André, vc sabe qual seria a média salarial para programador Java Jr, no seguinte contexto: 6 meses de experiência como estagiário em desenvolvimento Java + certificação OCJP 6?
[/quote]
Bom, antes de dar minha opinião, recomendo q vc utilize a partir de hj o Apinfo.com como termómetro para perfil Java q o mercado vem contratando (São Paulo) e tb para salário q vem costumeiramente sendo negociado pelos profissionais.
No perfil q vc diz, 3k PJ / 2.500 CLT (claro q há variações, para cima ou para baixo de acordo com a empresa e o desenrolar da entrevista).
Eu entendo o ponto das pessoas que postaram aqui. Um grande problema na nossa área são pessoas que entram nela simplesmente porque acham que tem muito dinheiro fácil rolando por aqui.
Essa área paga bem? Paga sim, muito bem. Para quem é bom.
Eu tenho uma ótica diferente sobre a área porque eu gosto muito do que eu faço. Não vou dizer que fazer CRUDs não me entediam, pois entediam sim. Eu particularmente fico bem cansado quando fico muito tempo tendo que fazer a mesma coisa. Por isso sempre gosto de estudar coisas novas e desenvolver coisas minhas.
Eu me sinto muito satisfeito comigo mesmo quando sei que fiz um bom trabalho. Quando sei que fiz o melhor código que podia fazer de acordo com as circunstâncias. Não sei se todos são assim, mas quando vejo algo que eu mesmo fiz rodando e rodando bem, me sinto bem.
Eu particularmente sinto falta de todo aquele mundo de algoritmos e escovação de bits, mas aí eu faço coisas desse tipo por minha conta. São raras as situações onde isso será usado profissionalmente. Talvez em setores de R&D ou desenvolvimento de games.
Mas assim, o ponto importante é você gostar do que faz. Quer experimentar primeiro? Maravilha. Eu comecei a gostar mesmo da coisa depois de começar a trabalhar. O conteúdo passado na faculdade não foi suficiente pra mim. Agora se ainda é indeciso, tome um tempo pra pensar. Seus pais vão ficar furiosos? Talvez, mas e daí? As pessoas erram, talvez você tenha feito uma escolha errada. Tenho certeza que seus pais não vão ligar quando você estiver formado e crescendo profissionalmente em uma área que gosta, seja ela qual for.
Está tendo problemas com estágio? As entrevistas são um saco? Escrever código com papel e caneta é horrível? Essas coisas acontecem. Se você realmente quer (ou pelo menos acha que quer), insista um pouco mais e descubra. Agora se vê que não é pra você, não minta pra você mesmo e saia fora.
EDIT: Ah, já vi junior com salário maior que 3.5k CLT em São Paulo. Mas realmente, esse salário foi bem surpreendente e me parece ser acima da média, só que existir existe
[quote=Rodrigo Sasaki] EDIT: Ah, já vi junior com salário maior que 3.5k CLT em São Paulo. Mas realmente, esse salário foi bem surpreendente e me parece ser acima da média, só que existir existe :)[/quote]
Olá Rodrigo…
Kra, gostaria de complementar o q vc disse, pois d fato conheço gente assim, conheço uma pessoa muito próxima de mim exatamente nestas circurtâncias de salário, entendo q isso acontece pois tem empresa com a seguinte mentalidade:
O plano de carreira é horrível, vc entra e fica “anos” pra ser provido, o júnior q entra lá é um kra q tem perfil de júnior-pleno e não júnior-júnior ou pior ainda júnior-trainee… Tanto q ele hj é pleno-sênior e ainda está lá como júnior, seu salário é definitivamente acima da média pra um júnior, ganha mais de 4 clt.
[quote=andredecotia][quote=Rodrigo Sasaki] EDIT: Ah, já vi junior com salário maior que 3.5k CLT em São Paulo. Mas realmente, esse salário foi bem surpreendente e me parece ser acima da média, só que existir existe :)[/quote]
Olá Rodrigo…
Kra, gostaria de complementar o q vc disse, pois d fato conheço gente assim, conheço uma pessoa muito próxima de mim exatamente nestas circurtâncias de salário, entendo q isso acontece pois tem empresa com a seguinte mentalidade:
O plano de carreira é horrível, vc entra e fica “anos” pra ser provido, o júnior q entra lá é um kra q tem perfil de júnior-pleno e não júnior-júnior ou pior ainda júnior-trainee… Tanto q ele hj é pleno-sênior e ainda está lá como júnior, seu salário é definitivamente acima da média pra um júnior, ganha mais de 4 clt.[/quote]
Entendo o que você diz, mas no caso que eu vi, o cara é junior junior mesmo. Teve experiência em um projeto comigo como estagiário, e aí partiu pra uma vaga de junior nessas condições.
[quote=Rodrigo Sasaki][quote=andredecotia][quote=Rodrigo Sasaki] EDIT: Ah, já vi junior com salário maior que 3.5k CLT em São Paulo. Mas realmente, esse salário foi bem surpreendente e me parece ser acima da média, só que existir existe :)[/quote]
Olá Rodrigo…
O plano de carreira é horrível, vc entra e fica “anos” pra ser provido, o júnior q entra lá é um kra q tem perfil de júnior-pleno e não júnior-júnior ou pior ainda júnior-trainee… Tanto q ele hj é pleno-sênior e ainda está lá como júnior, seu salário é definitivamente acima da média pra um júnior, ganha mais de 4 clt.[/quote]
Entendo o que você diz, mas no caso que eu vi, o cara é junior junior mesmo. Teve experiência em um projeto comigo como estagiário, e aí partiu pra uma vaga de junior nessas condições.[/quote]
O pior que é verdade, minha ultima entrevista para uma vaga de Jr o salario era de 2,6 a unica coisa extra que exigia era inglês fluente, participei de um processo seletivo da Thomson Reuters que também era nessa faixa
super raras exceções pq a maioria que eu vejo é de 500 a 1,2 kkkkkk
Eu entendo o ponto das pessoas que postaram aqui. Um grande problema na nossa área são pessoas que entram nela simplesmente porque acham que tem muito dinheiro fácil rolando por aqui.
Essa área paga bem? Paga sim, muito bem. Para quem é bom.
Eu tenho uma ótica diferente sobre a área porque eu gosto muito do que eu faço. Não vou dizer que fazer CRUDs não me entediam, pois entediam sim. Eu particularmente fico bem cansado quando fico muito tempo tendo que fazer a mesma coisa. Por isso sempre gosto de estudar coisas novas e desenvolver coisas minhas.
Eu me sinto muito satisfeito comigo mesmo quando sei que fiz um bom trabalho. Quando sei que fiz o melhor código que podia fazer de acordo com as circunstâncias. Não sei se todos são assim, mas quando vejo algo que eu mesmo fiz rodando e rodando bem, me sinto bem.
Eu particularmente sinto falta de todo aquele mundo de algoritmos e escovação de bits, mas aí eu faço coisas desse tipo por minha conta. São raras as situações onde isso será usado profissionalmente. Talvez em setores de R&D ou desenvolvimento de games.
Mas assim, o ponto importante é você gostar do que faz. Quer experimentar primeiro? Maravilha. Eu comecei a gostar mesmo da coisa depois de começar a trabalhar. O conteúdo passado na faculdade não foi suficiente pra mim. Agora se ainda é indeciso, tome um tempo pra pensar. Seus pais vão ficar furiosos? Talvez, mas e daí? As pessoas erram, talvez você tenha feito uma escolha errada. Tenho certeza que seus pais não vão ligar quando você estiver formado e crescendo profissionalmente em uma área que gosta, seja ela qual for.
Está tendo problemas com estágio? As entrevistas são um saco? Escrever código com papel e caneta é horrível? Essas coisas acontecem. Se você realmente quer (ou pelo menos acha que quer), insista um pouco mais e descubra. Agora se vê que não é pra você, não minta pra você mesmo e saia fora.
EDIT: Ah, já vi junior com salário maior que 3.5k CLT em São Paulo. Mas realmente, esse salário foi bem surpreendente e me parece ser acima da média, só que existir existe :)[/quote]
Cara isso que você falou me ajudou muito, obrigado. Não vou desistir sem trabalhar na área, e sobre salário nem penso muito nisso ainda, claro que quero ganhar pelo menos uns 5k/mes daqui uns 5 anos, sobre só ganhar muito dinheiro se for ótimo, isso é em qualquer emprego (tirando funcionários públicos, jogadores de futebol, etc) !