Desespero - Alguém ajuda-me?

5 respostas
Claudia.pt

Olá a todos!
Antes de mais:
Registei-me ontem no grupo e quero dar-vos os parabéns!!
Essa entreajuda é fantastica e de salutar. Sou portuguesa e aqui o espírito é completamente diferente. Ng ajuda ng e tb existe pouca gente a saber sobre o assunto.

Agora a ajuda:
Bem estou deseperada pois tenho de fazer uma aplicação J2EE. É o usual: acessa a uma BD, faz alguma analise e disponibiliza o resultado (sob a forma de relatorios e graficos) no portal da empresa.
Já li nos foruns mta coisa mas preciso de algo mais concreto.
-> O que são frameworks? Preciso usa-los?
-> A base de dados pode ser qq (Access, DBase4, …)?
-> Por onde começo a construção da aplicação?

Tenho conhecimento geral da plataforma J2EE e já trabalhei com o IDE Eclipse. Também já fui “apresentada” aos conteiners JBoss e Tomcat.
Bem aguardo de a vossa resposta e espero algum dia tb poder ajudar.
Cláudia

5 Respostas

J

Aproveitando…
Como está o mercado java aí.
Tem espaço para brasileiros ?

Rafael_Nunes

Em primeiro lugar seja bem-vinda.
Vou tentar responder algumas das suas questões:

Frameworks são soluções desenvolvidas para poupar-lhe trabalho, são soluções para problemas comuns nas aplicações. Você não é obrigada a usá-los, porém são de grande ajuda. Você pode implementar tudo o que eles fazem por conta própria, porém os frameworks são soluções já testadas e utilizadas pelo mercado, o que lhe reduz as probabilidades de erro.

A base de dados você pode utilizar qualquer uma, Java suporta todas ou quase todas as bases de dados, ao menos as mais conhecidas. Você só precisa do drive correto para conectar com cada respectiva base.

Por onde se começa toda aplicação, pela análise, modelagem dos seus requisitos, depois você pensa em códigos e tecnologias.

Sugiro algumas buscas rápidas aqui no fórum e também alguns livros a respeito de Java, J2EE e Patterns

Qualquer dúvida, à disposição

danieldestro

Vale a pena dar uma estudade no básico de Java. Te adianto algumas apostilas: http://java.danieldestro.com.br

Luca

Olá

Um framework é uma arquitetura genérica formando a base de aplicações específicas dentro de um domínio ou área tecnológica. Sim, devem ser usados ao invés de tentar reinventar a roda.

Sim, mas de preferência que nunca sejam estas coisas que você citou.

Talvez pela ampliação dos seus conhecimentos. Perca um tempinho antes para não ter que refazer muita coisa depois.

[]s
Luca

Claudia.pt

Obrigada a todos os que me responderam… e aos que quiseram fazê-lo mas não souberam como. :slight_smile:
Até à próxima.
Cláudia

Criado 27 de abril de 2005
Ultima resposta 28 de abr. de 2005
Respostas 5
Participantes 5