Desespero: Connector/J - Estou "apanhando"

6 respostas
J

Olá pessoal!
Houve uma época em que eu utilizava o mm.mysql(agora Connector/J), e conseguia utilizá-lo normalmente.
Isso há muitoooo tempo atrás…
Esses dias baixei o driver JDBC e descobri que ele agora passou a ser o Connector/J, me atualizei nas diferenças(por exemplo, o pacote com.mysql.jdbc em vez de org.gjt.mm.mysql) e tudo mais.
Estou suspeitando que o problema esteja com minha VM ou algo assim.
Eu utilizo o NetBeans, aonde, na aba Runtime, eu adiciono o Driver e conecto com ele normalmente, gerencio as tabelas e tudo mais…
Porém, no projeto em si não consigo utilizá-lo.
O Classpath está ok de fato, pois utilizando, apenas para teste, um import neles, ele importou normalmente.
Infelizmente, utilizando o Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”).newInstance() ele gera um exception ClassNotFound :cry:
A versão do Connector/J é a 3.1.12, mas tentei também com a versão 3.1.7.
Utilizo o JDK 5.0 Update 6, e o NetBeans 5.0.
Fora da IDE, passando o parâmetro -cp, também obtenho o mesmo erro, e o programa não compila de jeito nenhum.
Alguém tem alguma dica?

6 Respostas

F

http://www.marcoreis.eti.br/documentos/Java/JDBC.pdf

E

Oi, nao sei como finciona no netbeans mas na maior parte dos casos o problema e que o jar do connector j nao e encontrado. se for esse o seu problema, copie o arquivo jar correspondente a versao do connectorj que estiveres usando para …java/jrexx/lib/ext e para …java/jdkxx/jre/lib/ext
caso continues com problemas escreva-me.

J

Foguinho, muito obrigado pelo tutorial, mas infelizmente segui as dicas contidas neme, porém ainda sem sucesso.
Eop, agradeço também a ajuda, mas eu já tenho o .jar do Connector/J no diretório /usr/lib/java/jre/lib/ext, e /usr/lib/java/lib/ext, sendo o $JAVA_HOME=/usr/lib/java.
Se tu tens outra idéia e puder me ajudar agradeço.
Agradecido,
Bruno M. Guedes

F

http://jairelton.com/tutoriais/jdbc/index.html

E

Tchê Bruno, eu fiz esta classe que cuida dos detalhes de conexão com a base de dados, para usá-la só tens que instanciá-la e passar-lhe os parâmetros necessarios assim:

ExecSQL ex;
ex = new ExecSQL( hostIP, dataBase, user, password, stringSQL );

claro que o ExecSQL.class deve estar no mesmo diretório da classe que vai ustilizá-lo
Isso esta testado e funciona perfeitamente. Esta bem documentada com comentarios sobre cada método.
Para ver o resultado da consulta (SELECT) podes usar o método printRS()
Obs:
para consultas deves escrever select em maiúsculas.

Se não funcionar o problema deve ser outro.

J

Pessoal,
Consegui resolver o problema reinstalando a VM…
Agradeço enormemente ao pessoal que me ajudou.
Atenciosamente,
Bruno

Criado 25 de maio de 2006
Ultima resposta 30 de mai. de 2006
Respostas 6
Participantes 3