Desfiliação Sindical

Então pessoal, alguém aqui já tentou fazer isso? Digo “tentou”, porque a maioria dos sindicatos praticamente se recusa a fazer isso.

Sou estagiário mas em breve serei efetivado e quero, já na contratação, recusar a filiação sindical. É muito desconto em folha pra pouca ação. Não concordo com a conduta do SINDPD/SC, e de nenhum outro sindicato ao qual já fui filiado.

Talvez na contratação eu não precise passar por tanta burocracia, como quem já é filiado e quer se desfiliar passa. Pois acredito que, assim como é direito do trabalhador se filiar a um sindicato, deve ser direito também a recusa.

Gostaria de saber se alguém já fez isso, se foi complicado, ou como foi. :slight_smile:

Não sei na área de Ti mais no Sindicato dos Alimentícios não era obrigado não !

E outra prefiro nem comentar e ressuscitar outros assuntos,mais essa área é cada um por SI … infelizmente rs

[quote=lucasvvasconcelos]Não sei na área de Ti mais no Sindicato dos Alimentícios não era obrigado não !

E outra prefiro nem comentar e ressuscitar outros assuntos,mais essa área é cada um por SI … infelizmente rs[/quote]

Então, a Lei sindical é geral pra todos os sindicatos no Brasil. E é bem clara quanto ao fato de que um trabalhador não é obrigado a sindicalizar-se.

Mas experimenta fazer uma pesquisa na Internet usando o título deste tópico. As únicas coisas que se acha é vídeo de jornaleco falando das “maravilhas” que é ser sindicalizado, e processos contra empresas que obrigavam funcionário a se desfiliar.

É muito estranho que esse tipo de informação seja tão difícil de se encontrar. Mas estou entrando em contato com o RH aqui da empresa, só vou esperar fechar essa minha vaga pra ser efetivado e já vou conversar com eles sobre isso.

:slight_smile:

Em falar em lei deixa eu te perguntar …

No seu estágio quando chega época de prova você sai mais cedo reduzindo a carga pela metade 50% ?