Design de form no Netbeans

Isso não é bem uma dúvida… é um desabafo não sei se eu que não estou sabendo usar, mas esse editor de design de forms do Netbeans não ajuda muito… estou me estressando demais com ele.

1 curtida

só você deixar o layout nulo que você não irá se estressar mais.

1 curtida

Ai passa a não ter um monte de coisas como por exemplo, alinhamento. Já tentei isso

o que vc esta tentando fazer?

Eu estou alinhando os itens, ai ele está visivelmente perfeito.
Quando visualizo o form está tudo zuado.

Se eu deixar o layout nulo além de tudo quando abre o form fica só um quadradinho com a tela inteira, chega a ser engraçado

ai eu alinho uma coisa, outra desalinha…

Fora que tenho outro problema, que ai acho que é outra coisa.

No meu computador de desenvolvimento, tenho um monitor grande, o sistema fica bem certinho. Quando coloquei no note pra testar em outro computador as telas parece que ficaram grande. Teria como dimensionar automaticamente de acordo com o dispositivo?

E pra fechar as duvidas… precisava colocar minha app num instalador. Alguma dica de qual usar? O Netbeans tem um nativo?

Abraços e obrigado a todos novamente pela ajuda :slightly_smiling:

hahaha, eu também tenho me estressado bastante com o net, ainda mais pq eu estou acostumado com o Access, mas bem, eu faço tudo no Layout Absoluto, vai tudo de boa, mas as coisas ficam um pouco maiores do que no design, mas é melhor que o livre :wink:

instalador não usei ainda mas tem o jSmooth e Launch4j que cria o .exe.
quanto a layout tem redimensionamento horizontal e vertical que você pode estar ativando.

como ativa, por favor?

É alguma propriedade?

Sobre o instalador dê uma olhada nesse artigo do netbeans Encapsulamento Nativo.

Muito legal esse do Netbeans, só que estou tendo problema por causa do Inno, ele não está achando o caminho que coloquei na variável, está dando a seguinte mensagem:

ant -f C:\Java\NPO -Djar.archive.disabled=true -Dnative.bundling.type=exe build-native
Detected JavaFX Ant API version 1.3
Execute failed: java.io.IOException: Cannot run program “iscc” (in directory “C:\Java\MeuProjeto”): CreateProcess error=2, O sistema não pode encontrar o arquivo especificado
C:\Java\MeuProjeto\nbproject\build-native.xml:439: Error:
JavaFX native packager requires external Inno Setup 5+ tools installed and included on PATH to create EXE installer. See http://www.jrsoftware.org/
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 0 segundos)

sendo que já instalei tudo.

Estou a 2 horas quebrando a cabeça com isso, será que vocês poderia me ajudar? Uso o windows 10

seguinte vc seleciona o componente e depois para vc testar vc nem precisa executar clique no canto do formulário e aumente e diminua para ver se ira perder o alinhamento.

Beleza, estou terminando umas partes conceituais aqui e já vejo isso, obrigado!