Design Patterns - MVC

6 respostas
paulinhuVieira

[i]
Olá Galera,

Estou desenvolvendo meu projeto de pesquisa para o meu TCC,

já decidi que vou falar alguma sobre padrões de projeto e sobre o padrão MVC (MODEL VIEW CONTROLLER),

porém estou com uma certa dificuldade em delimitar meu tema!

Gostaria da ajuda de vocês,

Abraço![/i]

6 Respostas

Link_pg

Olá!

Cara, pega um estudo de caso de algum projeto que você conheça e fala sobre a aplicação dos design patterns nesse projeto. Assim você fica restrito a responder sobre o projeto. Outra coisa que pode te dar um escopo é fazer uma comparação sobre o MVC com alguma outra abordagem pra organização dos objetos.

Abraços

jonata.zurchimitten

eu sou design e design é rei…

paulinhuVieira

vlw pela dica galera!!!

CarlosEduardoDantas

MVC é um padrão arquitetural … que dentro dele pode-se usar vários outros tipos de padrões.

acho que seria interessante você apresentar as evoluções do mvc , formas de implementá-lo com swing (utilizando por exemplo o padrão observer), já para a web cite como frameworks tipo struts implementam o mvc (através do padrão command) e suas evoluções na especificação jsf por exemplo.

leandronsp

Pode ser legal tb vc fazer um pequeno projeto em Java, tipo um cadastro declientes,produtos, qq coisa.

Pode usar a arquitetura MVC pra montar todo o esquema de desenvolvimento, por exemplo: usar JPA ou hibernate para o Model (com seus patterns); usar Struts pro Controller; e JSP pras suas views.

Aí com uma boa dose de patterns em todas as camadas fica bem explicativo.

Só que já ouvi dizer que o MVC por si só é um design pattern. E que o desenvolvimento se dá pelas camadas de acesso aos dados, camada lógica e de apresentação. E que dentro de cada camada pode-se utilizar o MVC. Mas qto a isso não sei me aprofundar mto.
Caso seu projeto seja tb prático (além de teórico, que é a monografia), uma aplicaçãozinha dessa pode impressionar a banca.

Peço desculpa a galera caso falei alguma coisa errada aí. Favor corrigir se necessário.
[]´s

peczenyj

http://fragmental.com.br/wiki/index.php/MVC_e_Camadas

Criado 18 de março de 2009
Ultima resposta 19 de mar. de 2009
Respostas 6
Participantes 6