Design Patterns X Frameworks

4 respostas
Rubem_Azenha

olá…

um conceito que eu ainda não tenho é de design patterns X frameworks

eu ja ouvi falar de MVC, vc separar a sua interface da sua lógica de negócios dos seus dados.
isso é uma design pattern? design patterns são “jeitos” de programar?

também ja ouvi falar de frameworks.
ouvi falar de Struts, por exemplo…
frameworks são classes e interfaces prontos que agilizam o seu trabalho?

agradeço os esclarecimentos…

também peço que me indiquem um livro que eu poderia ler nas férias para poder em fevereiro começar um projeto web grande com design patterns/frameworks e poder ensinar design patterns/frameworks para meus colegas e colaboradores…

grato!

4 Respostas

danieldestro

MVC não é um design pattern, mas sim um método (ou modelo) de de desenvolvimento visando a separação das camadas do seu sistema.

Exato. Frameworks visam facilitar e/ou executar uma tarefa e agilizar o desenvolvimento, oferecendo uma implementação dessa funcionalidade.

Os bons frameworks sempre se utilizam de padrões na sua implementação, o que garante flexibilidade aos sistemas, além de facilitar na programação deles.

Livros sobre design patterns:

(Applying UML and Patterns) Utilizando UML e padrões - Craig Larman
ou
Design Patterns: Elements of Reusable
Object-Oriented Software - Eric Gamma

Todos existem em português.

Rubem_Azenha

que tipo de funcionalidades um framework ja tem?

W

depende do framework!!!

framework facilitam tarefas especificas, por exemplos struts(web), hibernate(persistencia de dados), etc…

danieldestro

Existem frameworks de diversas funcionalidades distintas.

O Struts, por exemplo, serve para controlar sistemas web, no padrão MVC-2. Além de outras funcionalidades.

Outros frameworks podem, por exemplo, fazer persistência de dados, geração de gráficos e etc.

Criado 26 de novembro de 2004
Ultima resposta 26 de nov. de 2004
Respostas 4
Participantes 3