Pessoal,
Na outra msg que mandei um colega falou em Design Patterns. Sou sincero não conheco este assunto, mas gostaria de aprender.
Alguem tem documentação ou sabe onde posso conseguir?
[]'s
Fabio
Pessoal,
Na outra msg que mandei um colega falou em Design Patterns. Sou sincero não conheco este assunto, mas gostaria de aprender.
Alguem tem documentação ou sabe onde posso conseguir?
[]'s
Fabio
vc encontra uma infinidade de coisa sobre patterns no google… mas vou escrever algo como o encontrado no livro dos Deitel… é meio embaralhado de inicio, mas acho q serve… em programas complexos, q podem exigir milhares de linhas de codigo ou até mais, conter muitas interações entre objetos e envolver muitas interações com o usuário. Sistemas maiores, como maquinas de caixa automaticas ou sistemas de controle de trafego aereo, poderiam conter milhões de linhas de codigo. Um projeto eficaz é crucial para a construção apropriada de tais sistemas complexos… Padrões de projeto são arquiteturas comprovadas para construir software orientada a objetos flexivel e facil de manter. O uso de padrões de projeto pode reduzir substancialmente a complexidade do processo de projetar… o software orientado a objetos bem-projetado permite aos projetistas reutilizar e integrar componentes preexistentes em sistemas futuros. Os padrões de projeto beneficiam os desenvolvedores de sistemas:
[list]
[*:ab7576ecd2]ajudando a construir software confiavel com arquiteturas comprovadas e a experiência acumulada das empresas;
[*:ab7576ecd2]promovendo reutilização de projeto em sistemas futuros;
[*:ab7576ecd2]ajudando a identificar erros e armadilhas comuns q ocorrem quando se constroem sistemas;
[*:ab7576ecd2]ajudando a implementar sistemas dee forma independente da linguagem na qual eles serão finalmente implementados;
[*:ab7576ecd2]estabelecendo um vocabulario de projeto comum entre desenvolvedores;
[*:ab7576ecd2]encurtando a fase de projeto em um processo dee desenvolvimento de software.
[/list]
…o conceito de usar padrões de projeto para construir sistemas de software originou-se na area de arquitetura… os arquitetos usam um conjunto de elementos arquiteturais estabelecidos, como arcos e colunas, quando projetam edificações… Projetar com arcos e colunas é uma estrategia comprovada para construir edificações seguras - estes elementos podem ser vistos como padrões para projetos arquitetonico… Em software, os padrões de projeto não são classes nem objetos. Em vez disso, os projetistas usam padrões de projeto para construir conjuntos de classes e objetos… para usar padrões de projeto de maneira eficaz, os projetistas precisam se familiarizar com os padrões mais populares e eficazes usados no seto de engenharia de software.
Daí guri,
Se é referências que tu queres, ve o livro do Craig Larman, "Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and the Unified Process "
Tem o livro em portugues, e se fores esperto, consegues um pdf aí pela net sem ter q gastar 
[]s
Tudo bem?
Certamente depois que vc estudar, entender e saber aplicar os Padrões de Projeto, nunca mais será os mesmo. Quando comecei a me interessar pelo assunto fiquei fascinado. Tem um livro muito bom: “GAMA, Erich et al… Padrões de projetos Porto Alegre: Bookman, 2000. 364p.”, que com certeza irá de dar uma visão não só de como implementar os padrões, mas sim, a importância e quando aplicar.