olá pessoal,
gostaria de saber se o conceito de design patterns é o mesmo que o conceito de framework, porque estava lendo algumas coisas e alguns frameworks são baseados no pattern MVC, poderiam me ajudar com essa dúvida?
alguem poderia me passar algum link que falam sobre design patterns?
grato,
Alex
http://jairelton.com
Em tutoriais tem um video…
Putz, teu site tá muito bom Jairelton. Parabéns!
Salve jairelton,
Muito bom…muito bom mesmo, acho que falar alguma coisa a teu respeito é complicado e suspeito. Bom cara parabéns e que vc. continue assim bem “Mineiro”, bem sábio.
Abraços e saúde pois o sucesso é questão de tempo.
PS. Acabando a universidade vais fazer pós-graduação né… 
Alex,
Frameworks são implementações de tarefas comuns para muitas pessoas e geralmente são implementados baseados fortemente em Design Patterns.
Design Patterns são conceitos que orientam como resolver um problema comum para muitas pessoas.
Basicamente Patterns são conceitos e Frameworks são códigos mesmo.
Jair,
o seu site está bme legal mesmo. Faço aqui um convite para que você traga seu site para dentro do Portal Java. Se for de teu interesse, entre em contato comigo pelo e-mail.
Sobre patterns você pode ter uma breve descrição de cada um aqui:
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html
Até mais.
:okok:
obrigado pela dicas pessoal.
vou dar uma olhada nas dicas que vcs me deram e se tiver alguma duvida posto aqui no site blz!!!
valeu!!!

Valeu mesmo galera, vamos tentando ajudar né!
Franklin, vamos ver isso aí!
pessoal, mais uma dúvida me surgiu.
Frameworks são destinados mais a aplicações web, e design patterns são destinados mais a aplicações desktop? é isso…
[quote=“joe_cqr”]pessoal, mais uma dúvida me surgiu.
Frameworks são destinados mais a aplicações web, e design patterns são destinados mais a aplicações desktop? é isso…[/quote]
Não.
Frameworks podem ser usados tanto em aplicações web quanto em aplicações desktop. Claro que há frameworks específicos para web e desktop.
Os design patterns são usados em todo tipo de aplicação, já que são soluções documentadas.
A composição da maioria dos frameworks contém muitos design patterns que são fundamentais em algumas aplicações.