Dei uma olhada nos tópicos que o Rafael selecionou sobre MVC no fórum e achei interessante!
Estou escrevendo pra sugerir que alguém que conheça patterns publique um artigo no site. Uma visão geral, dizendo o que são patterns e quais os mais conhecidos.
Futuramente poderiam ser mostradas até implementações desses padrões na área de tutoriais.
Não sei até que ponto dá pra fazer um tutorial implementando Patterns, porque eles são um meio, e não um fim.
Mas podíamos tentar mostrar, numa aplicação existente ou imaginária (GujChat?), alguns padrões.
Rafael_Steil
Legal, da para fazer sim. Alguns materiais ja estao em desenvolvimentos, outros poderiam comecar a serem escritos.
Sobre usar o GujChat, acho que ficaria complicado ja, pois seria necessario entender o codigo do GujChat e entao mostrar os conceitos… eh melhor dar pequenos exemplos e entao, talvez, mostrar alguma aplicacao que utilize, ou ideia de aplicacao…
Fazer algo que explique a fundo os Patterns eh assunto para um livro inteiro, mas assim que conseguirmos, com certeza teremos algo sobre o assunto. Enquanto isso, da-lhe forum
Existe algum grupo ou algum consórcio de empresa que controlem os patterns, como eles surgem.
[]s.
Rafael_Steil
Nao, nenhum. Um Patter nada mais eh que a padrozinacao de alguma tarefa, algum documento descrevendo como fazer determinada coisa…
Eles existem justamente para o proposito de evitar trabalho desnecessario… por exemplo, muitas cosias que fazemos no dia-a-dia, provavelmente alguem, em outro lugar, ja deve ter feito e escrito algo a respeito… se nao tiver, vc pode escrever um
Existem sites na net especificos sobre patterns, mas nao existe uma “organizacao oficial”.