+ Design Patterns

Saudações!

Dei uma olhada nos tópicos que o Rafael selecionou sobre MVC no fórum e achei interessante!

Estou escrevendo pra sugerir que alguém que conheça patterns publique um artigo no site. Uma visão geral, dizendo o que são patterns e quais os mais conhecidos.

Futuramente poderiam ser mostradas até implementações desses padrões na área de tutoriais.

Eu acho a idéia muito boa!!

Não sei até que ponto dá pra fazer um tutorial implementando Patterns, porque eles são um meio, e não um fim.

Mas podíamos tentar mostrar, numa aplicação existente ou imaginária (GujChat?), alguns padrões.

Legal, da para fazer sim. Alguns materiais ja estao em desenvolvimentos, outros poderiam comecar a serem escritos.
Sobre usar o GujChat, acho que ficaria complicado ja, pois seria necessario entender o codigo do GujChat e entao mostrar os conceitos… eh melhor dar pequenos exemplos e entao, talvez, mostrar alguma aplicacao que utilize, ou ideia de aplicacao…

Fazer algo que explique a fundo os Patterns eh assunto para um livro inteiro, mas assim que conseguirmos, com certeza teremos algo sobre o assunto. Enquanto isso, da-lhe forum :slight_smile:

Rafael

Veja esse site do pessoal da UFPE … tem um pattern para integrar java à banco de dados relacional … é um pattern(http://www.cin.ufpe.br/~scbs/pim/papers/massoni_alves_soares_borba_sugarloafplop2001.pdf) que propõe uma forma de estruturar aplicações em camadas, de modo a separar os objetos de negócio dos mecanismos de acesso a dados … eu gostei muito … tb tem uma tese de mestrao sobre o assunto no mesmo site (http://www.cin.ufpe.br/~scbs/pim)…

falow

Existe algum grupo ou algum consórcio de empresa que controlem os patterns, como eles surgem.

[]s.

Nao, nenhum. Um Patter nada mais eh que a padrozinacao de alguma tarefa, algum documento descrevendo como fazer determinada coisa…

Eles existem justamente para o proposito de evitar trabalho desnecessario… por exemplo, muitas cosias que fazemos no dia-a-dia, provavelmente alguem, em outro lugar, ja deve ter feito e escrito algo a respeito… se nao tiver, vc pode escrever um :slight_smile:

Existem sites na net especificos sobre patterns, mas nao existe uma “organizacao oficial”.

Rafael