Pessoal ja pesquisei no Google, mas nao consegui entender bem, o que realmente são os Design Patterns?
Estou me arriscando a falar besteira, pq não sei muito ao certo, mas vamos lá!
São, resumidamente, boas praticas de programaçao! Inclusive como vc ja deve ter ouvido falar (e muito) há o livro “Design Patters” ou “Padrões de Projeto” (livro traduzido)
Acho q deve abordar coisas de como delegar interfaces, classes abstratas, heranças, e etc…
Me corrijam se eu estiver errado! =D
Vlw amigo pela contribuição.
Melhor dizendo… Existem problemas que ocorrem de forma corriqueira para quem desenvolve. Um design pattern, ou padrão de projeto, é uma solução padronizada para este tipo de problema escrito por alguém que já conseguiu resolver uma vez.
Pra quê reinventar a roda não?
Recomendo o livro Use a Cabeça - Design Pattern:
O próprio GUJ tem um artigo sobre:
Então… é a formalização de soluções recorrentes…
O conceito é antigo e não nasceu na computação, mas ganhou muita relevância no mundo orientado à objetos.
A bibliografia sobre o assunto á é bem ampla:
Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software - Gang of Four
Using Pattern Languages for Object-Oriented Programs - Kent Beck, Ward Cunningham
Patterns of Enterprise Application Architecture - Martin Fowler …
Existem vários blogs que publicam implementações diversas de padrões de projeto, eu mesmo comecei a fazer isso no meu, e pretendo colocar mais alguns.
Abraço
Mais um exemplo pra te ajudar
Designer Patterns ou padrões de projeto nos facilitam a vida no desenvolvimendo de softwares
um exemplo prático é o DAO (Data Access Object) e acredito que um dos mais conhecidos
ele centraliza todo o seu código SQL numa classe.
se vc tem lá sua aplicação com toda sua lógica formada e tudo mais, seria não tao produtivo e dificil de fazer manutencao se o seu SQL ficasse misturado com estes códigos
entao ai que entra o padrao de projeto DAO, todo o SQL fica nesta classe e facilitando assim o processo de desenvolvimento e manutencao da sua aplicação
Primeiro busque entender o que é “Design”
Depois que entender como é feito o desgin, padrões de design, fica mais fácil de entender