Designer X Web Designer X Programador

Como é possível três papeis: designer, web designer x programador trabalharem juntos em um projeto?
Sempre trabalhei em projetos pequenos e não tinha o designer, o web designer + programador entregava a solução.

Agora tenho um designer que faz o desenho da aplicação (produz o PSD).
Passa para o web designer transformar o PSD em html/css
Depois entra o programador para transformar o html/css e acrescentar JS e integração com servlets.

Qualquer modificação no layout acarretará num retrabalho da bexiga.
Desculpe a ignorância, mas como vcs trabalham com isso?

kuesley,

Você apenas servlet, sem nenhum framework?

[quote=$ERVER]kuesley,

Você apenas servlet, sem nenhum framework?[/quote]

Isso.

Complicado. Eu não tenho muita experiência como programador Java - pouco mais de um ano - mas estudei servlets no início, e tinha muita dificuldade nessa integração também, ai resolvi aprender o uso do Spring MVC, e ai sim, consegui resolver uns 90% de todos esses problemas - e olha que nem conheço todas a possibilidades dele, ainda.

Eu te aconselho a pegar algum framework e cair em cima dele. Como já citei, uso o Spring e ele é ótimo.

A propósito, ri muito com a sua assinatura: “Curioso…” … kkkkkkkkkkk

Eu nunca trabalhei com esse cenario, mas imagino que a melhor forma seja o seguinte…

Designer, é independente, fica ali na dele preparando as imagens que lhe pediram
Ai depois, vejo que é melhor o programador escrever todo o html, com seus respectivos ids, pra depois entrar o webdesigner, criando o css de acordo com o html gerado…

Caso isso nao seja possível, essa forma serial de trabalhar, e precisa ser mais paralelo, ai vejo que tem q ter uma comunicacao proxima e boa entre o web designer e o programador… e claro, ambos tem em mente de como vai ficar, pelo menos estruturalmente.
Naturalmente, vai ter coisas que serao modificados no html, que o webdesigner vai ter que alterar na parte dele tb… mas qto menos tiver isso melhor…

membros desde 2005 e 2010 e não tem experiência?

Que estranho…

[quote=$ERVER]Complicado. Eu não tenho muita experiência como programador Java - pouco mais de um ano - mas estudei servlets no início, e tinha muita dificuldade nessa integração também, ai resolvi aprender o uso do Spring MVC, e ai sim, consegui resolver uns 90% de todos esses problemas - e olha que nem conheço todas a possibilidades dele, ainda.

Eu te aconselho a pegar algum framework e cair em cima dele. Como já citei, uso o Spring e ele é ótimo.

A propósito, ri muito com a sua assinatura: “Curioso…” … kkkkkkkkkkk[/quote]

kkkkk se quiser aprender tem que ser curioso!

Viu $ERVER,

Mesmo que eu domine um framework ou desenvolva um.
Considere que sou fera em java (claro que não) mas uma negação em designer, vou ter que chamar o cara pra desenhar minhas paginas.
Chamar outro pra transformar isso em HTML. Dai sim, eu começo a trabalhar nesses arquivos.

O problema disso é que cada modificação no designer (no layout) tenho esse retrabalho.

Como pode o Spring resolver isso, se estou mudando o designer (psd/html/css)?

carlos alexandre moscoso,

Então, me tornei membro quando comecei a me aprofundar em Java na Faculdade (2010), mas faz pouco mais de um ano que trabalho com isso (Janeiro de 2012). Abraços.

kuesley,

Então, basta utilizar taglibs, que ai você pode ensinar para o web designer como funciona - acredite, até uma criança de 10 anos conseguiria fazer o trabalho - ou você mesmo poderia fazer isso usando o html/css passado como base por ele.

[quote=carlos alexandre moscoso]membros desde 2005 e 2010 e não tem experiência?

Que estranho…[/quote]

É que tem tanta gente fera aqui que dizer que sabe alguma coisa é melhor nem dizer!

Mas minha experiencia sempre foi desenvolver app internas e nao precisava de ter um designer TOP.
Agora to num projeto que a aplicacao precisa ser bonita pra nao dizer LINDA. Neste momento isso é um requisito.
E nisso nunca tinha trabalhado. Mas desenvolvo desde 1994, sempre com telas feias claro! :smiley:

[quote=$ERVER]kuesley,

Então, basta utilizar taglibs, que ai você pode ensinar para o web designer como funciona - acredite, até uma criança de 10 anos conseguiria fazer o trabalho - ou você mesmo poderia fazer isso usando o html/css passado como base por ele.[/quote]

Pois é to vendo que não tem milagre.
É pq estava conversando com um camarada e ele disse que tem como ter independência total… O cara do designer só linka os campos bla bla bla
Por isso estou postando isso aqui no fórum.

Para tentar saber qual é essa metodologia de desenvolvimento

Vou lhe dar um breve exemplo de como funciona com um cadastro de clientes:

Com o Spring configurado, crio uma classe ClienteController, ela vai tratar a requisição para “/lista-clientes”

[code]@RequestMapping(value = “lista-clientes”)
public String listarClientes(HttpServletRequest request, Model model) {

//aqui toda a a parada de conexão ao banco, sendo o dao responsável por isso
List listaClientes = clienteDAO.listar();

//aqui o Spring disponibiliza pro browser uma lista, que será captura depois e exibida com taglibs do próprio framework
model.addAttribute(“lista-clientes”, listaClientes);

//chama a página de listagem, chamada lista-clientes.jsp
return “lista-clientes”;

}[/code]

Já na nossa lista-clientes.jsp, pegamos a lista colocado no model no método acima, e exibimos com taglibs:

<--! primeira linha faz referência à taglib do Spring  -->
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c" %>
<html>

<body>
<table align="center">
<c:forEach items="listaClientes" var="cliente">
  <tr>
    <td> cliente.nome </td>
    <td> cliente.endereco </td>
  </tr>
</c:forEach>
</table>
</body>

</html>

No html acima, o laço foreach pega o Arraylist criado no primeiro método mapeado na requisição a “localhost/sua-app/lista-clientes”, e vai exibindo cada uma das suas propriedades (pelos métodos get da sua classe Cliente).

Viu como se tornou muito mais fácil e prático? O web designer poeria aprender muito rapidamente a usar as taglibs do framework - elas foram criadas com esse propósito.

Se tiver interesse te passo um tutorial nota 1000 sobre configuração e primeiro contato com o Spring, que um próprio membro do grupo postou em seu blog. Qualquer dúvida tamo ae, to ocioso hj - final de projeto, esperando testes começarem.

Abraços.

Total, que eu saiba, acho que não existe … Pelo menos depois de 3 anos lendo sobre todos os frameworks que aparecem na minha frente. Depende muito do que ele quis dizer com esse “total”.

MVC você já domina?

Abraços.

Kuesley, não tem segredo…

Se o designer for mexer apenas em posicionamento e cores e distribuição e tal, bele, só teria trabalho para o designer e o web designer…

Agora se for inserir ou retirar campos de input, colocar ações com o controller, então não tem jeito, vai dar retrabalho pra todos…

Sugestão, usa o VRAPTOR para comunicar… ele é um framework da caelum muito top… e super fácil de aprender…

Espero ter ajudado e abraços…

Total, que eu saiba, acho que não existe … Pelo menos depois de 3 anos lendo sobre todos os frameworks que aparecem na minha frente. Depende muito do que ele quis dizer com esse “total”.

MVC você já domina?

Abraços.[/quote]

MVC sim.
Manda o tutorial ai por favor.
Vou ver se o web designer entender de taglibs, é uma boa saída sim.

[quote=diogogama]Kuesley, não tem segredo…

Se o designer for mexer apenas em posicionamento e cores e distribuição e tal, bele, só teria trabalho para o designer e o web designer…

Agora se for inserir ou retirar campos de input, colocar ações com o controller, então não tem jeito, vai dar retrabalho pra todos…

Sugestão, usa o VRAPTOR para comunicar… ele é um framework da caelum muito top… e super fácil de aprender…

Espero ter ajudado e abraços…[/quote]

Toda contribuição é importante, assim agente vai sabendo como é o dia a dia dos colegas
e sem tem algo novo. :smiley:

O tutorial sobre Spring: http://vonjuliano.wordpress.com/2011/03/03/trabalhando-com-spring-mvc-3-de-forma-simples/

E a fj21 da Caelum: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

No capítulo 7 dessa apostila tem o basicão de JSTL (Java Standart TagLibs).

Boa sorte manolo, qualquer dúvida é só chamar. Abraços.

[quote=$ERVER]O tutorial sobre Spring: http://vonjuliano.wordpress.com/2011/03/03/trabalhando-com-spring-mvc-3-de-forma-simples/

E a fj21 da Caelum: http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/

No capítulo 7 dessa apostila tem o basicão de JSTL (Java Standart TagLibs).

Boa sorte manolo, qualquer dúvida é só chamar. Abraços.
[/quote]

obrigado e abraço

Eu sempre trabalhei da seguinte forma: o Designer trabalha JUNTO com o Web Designer para fazerem as páginas. O Web Designer trabalha JUNTO com o Programador para conseguir integrar as duas plataformas.

As pessoas precisam, antes, sentar TODAS juntas para planejar o desenvolvimento da aplicação. Assim, um sabe o impacto que uma mudança pode causar.

Ideal mesmo é todo mundo trabalhando sempre juntos e um sabendo o que o outro está fazendo. Olhe sobre a metodologia do Scrum e XP. Use o Kanban para conseguir administrar o que cada um está fazendo de forma BEM visual.

Se você usar algum framework MVC como Spring ou VRaptor (aconselho esse pela curva de aprendizado e suporte no GUJ), você tem um aumento incrível de produtividade do Programador. Site do VRaptor
Se você usar algum framework de Persistência como o Hibernate (aconselho esse por ser o mais utilizado pelo mercado) ou outros, você tem um aumento absurdo da produtividade do Programador para persistir os dados no banco de dados.Site do Hibernate
Se você usar algum framework de JavaScript como o jQuery (aconselho esse pela intensa comunidade e plugins existentes) você tem um aumento da produtividade do Web Designer e do Programador.Site do jQuery
Se você usar algum framework de CSS como o Twitter Bootstrap (aconselho esse por que é realmente lindo e integrado ao jQuery) ou o jQuery UI você tem um aumento de produtividade do Web Designer.Site do Twitter Boostrap

Apostila muito boa da Caelum sobre VRaptor, Hibernate (básico) e jQuery (básico)

Esses frameworks não vão deixar a sua aplicação lenta, pelo o contrário, eles têm umas formas de otimização bem avançadas.

Os frameworks existem para que você se preocupe em desenvolver o que realmente importa. No caso, a regra de negócio é o que realmente importa.

Perfeito!

Quanto aos problemas como ter que mudar o layout da pagina, por consequencia seus inputs - ou mesmo na hora da criação do layout, já que o programador precisa saber quais os ids deles para fazer o binding com o controller - eu pessoalmente tenho uma saída bem simples: um dos integrantes da equipe fica responsável por nomear os inputs, ou o que mais precisar, cria um .doc e passa pros interessados. Coisa muito simples que aprendi com a minha Professora de Qualidade de Software, mas que me quebra muito galho até hoje: deixar tudo documentado.

Eu ainda torço o nariz pra Scrum e XP, mas talvez seja por não conhecer mais a fundo também. Mas respeito muito quem usa, é tudo questão de ponto-de-vista.

De qualquer forma, tá ai uma dica. Abraços.