Bom, tenho conhecimentos avançados de JAVA e DELPHI para DESKTOP. Mais vejo que é muito (muito mesmo xD) mais rápido desenvolver aplicações DESKTOP em Delphi do que em JAVA.
Agora JAVA para WEB é sem comparação, muito melhor (até porque nem sei DELPHI para WEB xD), mais java ti proporciona um “leque” de opções enormes para web.
Qual a opnião de vocês em relação a isso ? JAVA ou DELPHI para DESKTOP (considerando-se o mesmo nível de conhecimento nas duas linguagens)
Obs: Eu vejo que o ideal é saber programar em DELPHI Desktop (muito bem) e JAVA para WEB (muito bem), e ae você torna-se um profissional “Completo”.
Amigo, ja me questionei isso também várias vezes e posso de garantir que para desktop o melhor é o velho e bom Delphi ele é mais produtivo, se for calcular o tempo de produção você vai ver que java vai fazer você perder tempo por causa dos códigos que você tem que fazer tudo na mão, ja no delphi tem o famoso click e arrasta que facilita muito sua vida :D. Agora como você mesmo falou, web não tem para ninguem, é java!Eu mesmo passei um tempo programando em javaSE e Delphi, vi que a produtividade no java é muito baixa,principalmente porque passava muito tempo tentando alinhar os componentes na tela ja no Delphi na acontecia isso. Agora estou desenvolvendo em delphi e javaEE usando o prime para dar um visual legal e posso te afirmar que não tem coisa melhor
É isso que faço atualmente Luciano. Trabalho como programador de softwares e trabalho com DELPHI para desktop, e javaEE para WEB.
Algumas aplicações rápidas em delphi (ex: um cadastro de lista de nomes) que pode ser feito em menos de 2 horas, em java eu levaria no minimo umas 4 hehehhe
[quote=victorgilc][quote]
o famoso click e arrasta que facilita muito sua vida
[/quote]
Mas uai, e pra que serve o NetBeans? Eclipse?[/quote]
Tem sim, mas não como o Delphi, NetBeans faz apenas a interface, ja o Delphi liga a interface no banco de dados sem precisar digitar os códigos para conexão.
Essa é uma discussão muito comum, sempre vai haver esse “Java x Delphi”. Discussão sem fundamento. Não vejo tanta vantagem no Delphi pois tudo já está pronto, basta você apertar um botão aqui, arrastar ali, ligar lá e pronto, a aplicação está pronto, sendo que você digitou (isso se digitou) 5 ou 6 linhas de código. É rápido? É. Mas você realmente se torna um “programador” ? Não.
[quote=Luciano_Lopes][quote=victorgilc][quote]
o famoso click e arrasta que facilita muito sua vida
[/quote]
Mas uai, e pra que serve o NetBeans? Eclipse?[/quote]
Tem sim, mas não como o Delphi, NetBeans faz apenas a interface, ja o Delphi liga a interface no banco de dados sem precisar digitar os códigos para conexão.[/quote]
Vou tentar resumir o bate-papo porque sei que isso vai durar muito tempo:
O Delphi é um ótima ferramenta para você que precisa desenvolver uma aplicação robusta em pouco tempo e somente para Windows.
O Java é ótimo também, alem de ser multi-plataforma existem alguns frameworks que ajudam a facilitar no desenvolvimento e também tem a vantagem de ser gratuito, coisa que não existem no Delphi.
Acho que resumindo é isso, e para garantir vou logo respondendo a mais uma perguntinha chata…NÃO existe linguagem melhor que a outra e sim a linguagem na qual você se sente bem em desenvolver e que atende a solução do seu problema.
[quote=otaviojava]Eu acredito que a maior vantagem do java é ter a possibilidade de ser web.
Seguindo a grande tendência mundial de tudo ir para as nuvens.[/quote]
Realmente é verdade, mas acho que vai demorar um pouco para tudo ir as nuvens, sera que realmente TUDO ira ficar na Web? tipo, softwares de supermercado, locadoras, farmacias,tudo isso ou apenas grandes empresas?(Sei que não é o tema do tópico mas surdiu a duvida rsrsrs )
Eu acredito que isso vai chegar nas pequenas empresas, mas vai demorar um pouco.
Recentemente uma padaria aqui perto pediu para fazer um sistema para eles, já que agora são 5 em toda a Cidade e eles querem ter um maior controle sobre tudo que entra e tudo que sai nas padarias.
ainda não … estamos em uma PAIS Sub-Desenvolvido que muitos nem possuem computador, muito menos internet. A vantagem das “nuvens” é a portabilidade, isto é, eu não preciso ter um computador para usar meu software, basta ir em uma lan-house e acessá-lo via WEB, mais se eu tenho um Computador e não tenho internet, ae sim é o mesmo que “NADA”, pois terei que ir na mesma lan-house para acessar meu software.
Resumindo, DESKTOP e WEB ao meu ver sempre andarão juntos.
Esse tipo de discurssão já deu o que tinha que dá… Mas frente a tanta coisa falada, vou dar minha opnião… entendam como quiser…
1 - Essa de “Clica e arrasta Mágico que faz tudo” resolve o clássico sistema de Padaria… Sistemas onde soluções Clichês são esperadas… Sistemas de regras dinâmicas onde cada “Tela”, “Form” Caso de Uso ou qualquer outra coisa que você queira chamar, tenha regras monstruosas que encontramos no nosso dia-a-dia, toda essa produtividade vai pro ralo, porque mesmo sendo feito em Delphi, padrões e boas práticas devem ser seguidas, para um monstrinho não ser construído…
2 - “Para WEB é Java…” Sério ??? Sei não… RoR, Python + DJango, Zend PHP, GRails, Scala, todos esses estão aí… enfim… O que pra WEB ??? Vejo que Java é bem mais do que isso… Esse é o problema, todo mundo quer usar o Java, onde não deveria estar usando… Pelo menos não por enquanto…
Mesmo tendo me metido… acho que dá pra fechar o tópico, excluir, explodir… enfim…