Tenho a opção de desenvolver um sistema em VB acessando o Sybase e rodando SQL do tipo SELECT/UPDATE ou implementar a solução em Java rodando no Weblogic.
O objetivo é ter um sistema não-supervisionado, com alta-disponibilidade, com tolerância a falhas, etc…
Precisaria da ajuda de vocês para que me fornecessem argumentos do porquê a solução Java é melhor.
Preciso mostrar para o meu gerente, que não conheça nada de Java :?, o porquê seria vantajoso o sistema já nascendo como uma aplicação rodando no servidor e não em desktop, que é o que estamos acostumados a fazer…
O que vocês poderia me falar sobre disponibilidade, robustez e outros fatores ? Preciso de argumentos.
Acho um passo para tras desenvolver em VB e querer ter estas características…
Grato por qualquer ajuda prestada.
Você TAMBÉM pode criar aplicações desktop com Java. E te falo que é bem viável.
O fato de querer adotar Java no servidor, considere:
Redução de custos.
Apenas uma local para atualizar a aplicação.
Acesso de qualquer lugar conectado na internet.
Apenas um browser para rodar.
Clientes com máquinas não-superpoderosas.
Mesmo com app Java no Desktop vc pode usar o Java WebStart, que faz distribuição de aplicações.
é isso ai
O lance é que a aplicação tem que rodar sem necessidade de intereção humana, numa plataforma confiável e disponível a qualquer hora do dia ou da noite.
Não quero rodar um programa em VB, num Windows que a cada hora tenho que ficar supervisionando para ver se a aplicação travou, o Windows travou, ficou sem memória,etc…
Acho que o Java no servidor é a saída, pois queremos um sistema automatizado que entra no banco, faz alguns SELECTs/UPDATEs, tudo de forma automatizada e sem depender de clicks,etc.
A aplicação não precisa ter uma interface, outro motivo para não ser desktop.
Um processo externo pode sinalizar para ela que é hora de executar a rotina a qual se destina, e isto pode acontecer as 01:43 da madrugada de sábado para domingo.
Novamente, confiar numa aplicação em VB + Windows para garantir alta disponibilidade, não dá.
Por isto que necessito de mais argumentos para mostrar ao meu gerente o porquê é inviável insistir nesta idéia de VB e o ideal seria rodar o Java no Weblogic…
Você mesmo já tens os argumentos.
Não tenho argumentos muito técnicos, mas o fato de vc poder rodar um Linux, sem custo de licença, sem interface gráfica, em uma máquina normal, irá, entre outros fatores, reduzir custos com licenciamento… Talvez o DINHEIRO seje um argumento favorável a vc.
Ainda existe a robustes do java no server, alta disponibilidade (como vc disse, nao depender do Windows)…
Bons códigos!
Até seria um bom argumento, se não fosse o fato do Weblogic não ser nosso mas sim ser de uma outra empresa a qual temos parceria.
A solução que desenvolvermos (Java ou VB), acessará a base de dados desta empresa.
Ou colocamos a aplicação rodando no servidor deles, ou dedicamos um micro só para rodar esta aplicação em VB acessando o banco deles.
Estou procurando em vários lugares e aqui também, argumentos que eu possa enumerar para mostrar ao meu Gerente o porquê a idéia do VB deve ser abandonada.
É aquela estória…o que parece ser barato hoje (desenvolver em VB), pode custar muito caro no futuro (escabilidade, manutenção,etc…)