Desktop versus Servidor

5 respostas
P

Tenho a opção de desenvolver um sistema em VB acessando o Sybase e rodando SQL do tipo SELECT/UPDATE ou implementar a solução em Java rodando no Weblogic.

O objetivo é ter um sistema não-supervisionado, com alta-disponibilidade, com tolerância a falhas, etc…

Precisaria da ajuda de vocês para que me fornecessem argumentos do porquê a solução Java é melhor.
Preciso mostrar para o meu gerente, que não conheça nada de Java :?, o porquê seria vantajoso o sistema já nascendo como uma aplicação rodando no servidor e não em desktop, que é o que estamos acostumados a fazer…

O que vocês poderia me falar sobre disponibilidade, robustez e outros fatores ? Preciso de argumentos.
Acho um passo para tras desenvolver em VB e querer ter estas características…

Grato por qualquer ajuda prestada.

5 Respostas

danieldestro

Você TAMBÉM pode criar aplicações desktop com Java. E te falo que é bem viável.

O fato de querer adotar Java no servidor, considere:

Redução de custos.
Apenas uma local para atualizar a aplicação.
Acesso de qualquer lugar conectado na internet.
Apenas um browser para rodar.
Clientes com máquinas não-superpoderosas.

Mesmo com app Java no Desktop vc pode usar o Java WebStart, que faz distribuição de aplicações.

é isso ai

P

O lance é que a aplicação tem que rodar sem necessidade de intereção humana, numa plataforma confiável e disponível a qualquer hora do dia ou da noite.

Não quero rodar um programa em VB, num Windows que a cada hora tenho que ficar supervisionando para ver se a aplicação travou, o Windows travou, ficou sem memória,etc…

Acho que o Java no servidor é a saída, pois queremos um sistema automatizado que entra no banco, faz alguns SELECTs/UPDATEs, tudo de forma automatizada e sem depender de clicks,etc.
A aplicação não precisa ter uma interface, outro motivo para não ser desktop.

Um processo externo pode sinalizar para ela que é hora de executar a rotina a qual se destina, e isto pode acontecer as 01:43 da madrugada de sábado para domingo.
Novamente, confiar numa aplicação em VB + Windows para garantir alta disponibilidade, não dá.

Por isto que necessito de mais argumentos para mostrar ao meu gerente o porquê é inviável insistir nesta idéia de VB e o ideal seria rodar o Java no Weblogic…

danieldestro

Você mesmo já tens os argumentos.

hmichel

Não tenho argumentos muito técnicos, mas o fato de vc poder rodar um Linux, sem custo de licença, sem interface gráfica, em uma máquina normal, irá, entre outros fatores, reduzir custos com licenciamento… Talvez o DINHEIRO seje um argumento favorável a vc.

Ainda existe a robustes do java no server, alta disponibilidade (como vc disse, nao depender do Windows)…

Bons códigos!

P

Até seria um bom argumento, se não fosse o fato do Weblogic não ser nosso mas sim ser de uma outra empresa a qual temos parceria.

A solução que desenvolvermos (Java ou VB), acessará a base de dados desta empresa.

Ou colocamos a aplicação rodando no servidor deles, ou dedicamos um micro só para rodar esta aplicação em VB acessando o banco deles.

Estou procurando em vários lugares e aqui também, argumentos que eu possa enumerar para mostrar ao meu Gerente o porquê a idéia do VB deve ser abandonada.

É aquela estória…o que parece ser barato hoje (desenvolver em VB), pode custar muito caro no futuro (escabilidade, manutenção,etc…)

Criado 22 de junho de 2004
Ultima resposta 22 de jun. de 2004
Respostas 5
Participantes 3