Desktop x web x linguagens

3 respostas
hatsurei

Olá,
Estou estudando Java, estou bem no começo e quero investir todas as minhas fichas na carreira de desenvolvedor de sistemas (amo programar e buscar soluções para problemas).
Gostaria de poder inicialmente desenvolver sistemas de automação comercial, pois acredito que minha cidade tenha um bom potencial para essa area, mas como
irei morar nessa cidade do interior da Bahia no minimo nos proximos 3 anos, depois terei que morar ao na regiao sul ou sudeste no pais,
queria focar em uma area que eu pudesse usar tanto para criar sistemas para pequenas empresas aqui na cidade que estou (aqui tem muito comercio) que estou, como me qualificar para
boas vagas quando eu for morar no sul do pais.
Me ajudem sobre qual o melhor caminho.
Desenvolvimento para Desktop ou Web? (existe alguma tecnologia que eu possa usar para os dois?)

E qual as linguagens em alta em cada um desses ramos?

Como podem perceber estou bastante confuso sobre qual caminho trilhar, por isso peço a paciencia e ajuda de vocês.

Desde ja muito obrigado.

3 Respostas

rmendes08

Mas diga lá, e a faculdade, já começou ?

hatsurei

Já estou no 4 semestre do curso Sistemas de Informação.

rmendes08

É um pouco complicado responder a essa pergunta. A 1a resposta que vem à cabeça é Java ou então .NET, com C#. Mas na minha opinião, a linguagem em si é o menor dos problemas. A dificuldade mesmo é a diferença das plataformas. Por exemplo, mesmo que você conheça Java programando para desktop, ao migrar para programação Web vai levar um tempo para você tornar-se produtivo. A mesma coisa com C#. Além destas, você poderia estudar Python por exemplo, que também pode ser usada para Web e desktop. O que eu não apostaria para o futuro, de jeito nenhum, seria Delphi ou VB6.

Minha opinião é a seguinte. Se você está vislumbrando a possibilidade de negócios com aplicativos desktop na sua região, escolha uma tecnologia que você se adapte rapidamente, nem que seja Delphi e põe a mão na massa. Quando o assunto é abocanhar mercado, você tem que fazer rápido, senão outros o farão.

Criado 20 de outubro de 2011
Ultima resposta 20 de out. de 2011
Respostas 3
Participantes 2