Desktop X Web

Seguinte:
A empresa Jr da minha faculdade(Ciência da computação),que até o momento desenvolve aplicativos na plataforma microsoft(web=asp e desktop=vb),pretende começar o desenvolvimento java,mas uma dúvida nossa,eh saber o que começar primeiro:desenvolvimeto desktop ou web ou os dois?
Gostaria de saber de vcs os prós e os contras de cada segmento,as dificuldades de aprendizado,uma comparação entre java e as concorrentes(asp e vb).

[]´s.

Obs:Por favor sem preconceitos! :smiley:

Ah,eh claro minha opinião:

java para web:aprendizado básico eh rápido,acho que aplicações relativamente simples podem ser feitas sem problemas em pouco tempo.Frameworks com struts e springs sao bons mas demandam conhecimento adcional para serem utilizados(MVC no caso do struts).O mercado eh muito bom e ha a vantagem de portabilidade(páginas jsp só rodam em servidores microsoft naum eh??).
Nesse aspecto tenho uma dúvida:
Consigo fazer aplicações profissionais só com servlets e jsp??

java desktop:tranquilo de aprender exceto swing(meio chato).Não sei se o mercado eh tão bom.Admito que em certas ocasiões o vb tem uma certa vantagem.
Tb tenho uma dúvida:
Eh possivel desenvolver programas complexos que utilizam rede?

Devo levar em consideração que a equipe conhece o básico da linguagem(disciplina de comp2 da qual sou monitor) e naum seria necessário uma abordagem “feijão com arroz”.

Olá

Se o que vc está falando é de rede Internet então a resposta é sim. Caso esteja falando de redes locais então, além de Java, pode usar Clipper, VB ou qualquer outra coisa.

[]s
Luca

Minha humilde opinião: se pode fugir do inferno do HTTP, da porcaria do JavaScript e do abismo do browser, fuja. Pelo maior tempo que conseguir, até seus olhos sangrarem.
Saliento que trabalho com estas tecnologias diariamente 12h por dia.

Dito isso, entremos no maravilhoso mundo do desktop. Java Web Start domina. Passada a dor de instalar a JVM nos clientes, updates na aplicação ficam tão fáceis, mas tão fáceis que até a Microsoft está copiando o JWS.
Contudo, Swing dói. Um monte. Se decidirem por este caminho recomendo começarem com algo bem mais simples e que cumpre com os requisitos da maioria dos softwares que já vi: Thinlet. (google)

Mas um grande e gordo porém: estudem o básico do Java. Caso contrário irão programar para web como se estivessem usando asp e programando aplicações como se estivessem usando vb. Pra fazer isso é melhor continuar com as antigas a perder tempo “aprendendo” Java.

ps.: sem preconceito o ca* go away!
:XD:

Qual Empresa Jr.? De qual estado e faculdade?

Faça grupos de estudos, para projetos internos dê preferencia a Java. E continue fazendo os projetos para fora da empresa em ASP e VB mesmo. Aí depois de um tempo vocês vão ter a noção exata de qual tecnologia usar. Conhecimento nunca é demais! Estimule o uso de Java na EJ.

Eu acho que tanto Web como Desktop deveriam ser feitos em Java.

Cara adoro desenvolvimento web.
Só por não precisar distribuir praticamente nada para os clients isso ja é uma enorme vantagem.
O pessoal reclama que o desenvolvimento Web é pouco produtivo, mas eu acho que é a maneira que é incentivado esse desenvolvimento.
Entre as linguagens para desenvolvimento o Java (JSP, Servlets) são os que tem recursos mais flexiveis e que permitem dar asas a imaginação.
Uma prova disso são os frameworks para web: são inúmeros.
Mas o que eles falham (na minha humilde opinião) é tratar a página web como um fluxo de retorno.
Se tivessemos um framework que tratasse a página e os elementos como componentes server side e uma apliação baseada a eventos ficaria tudo mais facil.
O JSF promete isso: vamos ver.

jprogrammer,

Ja te apresentaram o JWS?

:mrgreen:

Pode crer…
Já tenho um conhecimento razoável de java,a idéia seria realmente que eu desse um treinamento pro pessoal nas férias,mas o meu conhecimento eh de servlets e jsp(aprendendo struts neste momento).Tb acho que enquanto se puder evitar a web melhor,e a idéia do thinlet eh muito boa,vou pesquisar a respeito.

obs:odeio vb,mas eh que o pessoal as vezes se deixa levar pelo fanatismo.

:smiley: :smiley: :smiley:

kara,eh a ejcm da UFRJ.

Mas com JWS tenho que instalar pelo menos o JRE nas máquinas(ou não ?).
Tem máquinas de recepicionistas que ainda tem tenho WIN 95 com IE 4 em máquinas mediocres que suportam uma interface WEb simples (porem funcional) sem problemas.
Não aguentariam um Swing da vida…

Li um pequeno tutorial sobre jsf outro dia…
Se a funcionalidade prometida for alcançada,estarei nessa!!

Talves jws fosse um inconveniente(depende do tamanho do cliente),mas com alguém falou,as empresa jr costumam pegar clientes pequenos,muitos da própria universidade,por isso naum seria tao ruim.

A idéia do grupo de estudos eh muito boa,inclusive gostaria de saber se um treinamento de 2 semanas seria suficiente para que durante o próximo semestre fosse dado um aperfeiçoamento na tecnologia,com projetos internos?

[quote=jprogrammer]Mas com JWS tenho que instalar pelo menos o JRE nas máquinas(ou não ?).
Tem máquinas de recepicionistas que ainda tem tenho WIN 95 com IE 4 em máquinas mediocres que suportam uma interface WEb simples (porem funcional) sem problemas.
Não aguentariam um Swing da vida…
[/quote]

pow, pelo menos o JRE tem que ter instalado né???

Sim para a utilização do JWS é necessario que a maquina cliente tenha instalada a JRE.
Utilizamos JWS + JBoss, aqui na empresa. ( show de bola )

Claro jprogrammer web o cliente fica apenas com a responsabilidade de processar o HTML que é muito mais rapido que o processamento de uma tela Swing.

Porem há um certo limite programando em browser’s…
E dependendo do tamanho do projeto nao vale a pena usar Swing…

Ai vai de uma boa avaliação para a escolha certa, de qual tecnologia utilizar…

gui. :thumbup:

Existe um limite dependendo do que se deseja fazer…
Mas com os browsers que temos hoje podemos fazer maravilhas com DHTML e javascript.
Quem já viu o OutLook Web Access.
Abre no IE e no Firefox (linux e windows).
Parece uma aplicação desktop, mas é web

HOJE! Entao temos um “limite”, voce pode usar DHTML no IE6 e no IE4 ?
E há JavaScript’s que rolam no IE6/Firefox que no IE4 não rolam…

Levando que uma maquina tem o IE6/Firefox ele deve ser no min. um
PIII 500 com 64Ram, humm ele roda muito bem os sistemas Swing… :wink:

*“Segredo”: Tenho vontade de trabalhar com WEB. [falta oportunidade!]

IE4? Nos estamos falando da mesma coisa? Voce realmente ta me dizendo que em 2005 ainda tem alguem que tem coragem de rodar Internet Explorer versao 4? E voce tambem ta querendo dizer que esse cara sai todo dia de casa, pega um carro (um carro!) e vai trabalhar? Ele almoca? Vai ao cinema, pega onibus, lotacoes e metros? ELE EH UM DE NOS!?

Eu tenho medo, muito medo da humanidade.

cv, mais de 80% dos nossos clientes ainda usa win 98 e uma parte considerável destes usa IE 4…

Os clientes do meu emprego antigo também eram assim… a grande maioria rodando o sistema em um Pentium MMX 266Mhz, foi por essas e outras que eu sempre fui um pouco “anti-swing”.
Infelizmente essa é a realidade do Brasil. :cry: