Desligar validações jsf

3 respostas
maurenginaldo

Oi pessoal,

Tenho uma página em jsf que contém formulario, um botão inserir e outro filtrar. Logo abaixo do formulário tem uma tabela com todos os registros. Alguns campos nesse formulário são obrigatórios e estão com a propriedade “requerid=true”, então ao clicar em inserir as validações são feitas pelo próprio jsf e caso exista campos requeridos sem preenchimento, o formulário nem é submetido.
Porém uso esse mesmo formulário para fazer um filtro e mostrar dados na tabela abaixo. O usuário preenche alguns campos e clica em filtrar e então vou no banco de dados e atualizo a tabela com o filtro.

Problema:

Quando o usuário vai fazer o filtro ele preenche alguns campos de seu interesse e como alguns campos estão marcados como “requerid=true”, ao clicar em filtrar o jsf faz a validação, mostra o erro que alguns campos não estão preenchidos e o action do botao “Filtrar” nem é chamado e consequentimente o filtro não é executado.

Pergunta:

Existe alguma forma de desligar essas validações para o clique do botão filtrar? Sei que posso fazer validações dos campos no java, mas não queria perder o recurso que o jsf oferece de fazer essas validações implícitas.

Valeu pessoal.

3 Respostas

Marky.Vasconcelos

Coloca immediate=“true” no botão que você quer pular as validações.

Marky.Vasconcelos

PS: Passei por esse problema no final de semana :smiley:

maurenginaldo

Valeu cara!!!

Testei e deu certo.
Confesso que fiz esse post meio desanimado, pensando que teria que partir para validações no java.

Valeu!!!

Criado 30 de janeiro de 2008
Ultima resposta 30 de jan. de 2008
Respostas 3
Participantes 2