DESMISTIFICANDO o SCJP 1.4 - IMPORTANTE!

Galera…fiz a prova nessa sexta dia 28. Passei com 83% de acerto (ainda errei 10 questões!!). Não tinha esperanças de tirar nota maior, apesar de ter estudado bem, já que sou ALTAMENTE destraído durante provas, e mesmo sabendo do assunto, errei questões bobas, então acredito ter sido bom no final!

Por exemplo…errei essa questão:

class A{
public void m(){System.out.println(“A”);}
}

class B extends A{
public void m(){System.out.println(“B”);}
}
public class Main{
public static void main(String args[]){
B b = new B();
A a = (A)b;
a.m();
}
}

PURA DISTRAÇÃO! Obviu que o resultado é “B” e eu marquei “A”! Putz…que merda! Acabou a prova e eu fiquei PUTO, lembrando dessa questão e de outras!! O pior é que caiu uma questão sobre overriding mais complicada que essa e eu acertei! Acho que estudei tantas questões difíceis que terminei cagando em algumas simples demais!!!

Voltando…

O intuito desse tópico é dar minha visão sobre a prova, para aqueles que ainda vão fazer, e desmistificar algumas coisas!

MENTIRAS…

1- Vou ser CURTO e GROSSO…esse lance de dizer que cai MUITA questão sobre THREADS…É MENTIRA…PASMEM!!! Isso mesmo…MENTIRA! O número de questões sobre Threads é NORMAL, como realmente deveria ser cobrado…acho que umas 5 a 8 questões sobre Threads! Tô achando que o pessoal fala tanto de Threads, porque são as PRIMEIRAS questões da prova e realmente, são as mais difíceis da prova, mas não deve passar de 7 ou 8 questões! Por serem as primeiras e o camarada estar NERVOSO, o tempo perdido nas questões de Threads é MAIOR que as outras questões, então acho que por isso as pessoas pensam que cai muito!

As questões sobre Threads que REALMENTE pegam…são questões que caem SYNCHRONIZED. Cae questões com BLOCO sincronizado, métodos sincronizados e até blocos sincronizados aninhados! Isso sim é MAIORIA nas questões de Threads, um saco! Realmente complicado! Estudem, em Threads, principalmente esse lance de sincronização, isso cai com FORÇA nas questões de Threads!!!

2- Outro fato que quero desmistificar é o lance de que MUITOS amigos meus falavam que a prova era RECHEADA de pegadinhas. Outra mentira! As questões são DIRETAS e APENAS algumas requerem um pouco mais de atenção para você não cair! Muitas questões tem um código IMENSO, mas se observa uma classe PRIVATE (não inner), que não é permitido, ou uma variável local (dentro de método), declarada com STATIC (também não permitido). Assim…a prova se torna fácil.

VERDADES…

1- Como já dito…a prova não é difícil…estudando direito passa-se relativamente bem! E como já dito…com certeza os MOCKS que estão pela net são EXTREMAMENTE mais complicados que a prova real. Fiz e estudei as questões do site do DAN, mas vejo também que são sem necessidade. São questões MUITO difíceis e a prova num chega NEM perto disso. Mas…se quiserem aprender um pouco mais…façam!!

2- O tempo de 2 horas da pra fazer a prova?? TRANQUILAMENTE. 2 horas é MUITO tempo pra essa prova. Acabei e ainda faltavam uns 45 min acho. Então…dá até pra fazer SEXO com as questões e ainda sobrar tempo.

DICAS PESSOAIS…

1- Já foi dito aqui…com certeza “O LIVRO” de certificação, é o livro da Kathy Sierra!! O livro é simplesmente a CARA DA PROVA!!! Durante a prova só lembrava do livro da Kathy! uhauahuahauhau, a CARA DA PROVA.

2- Faça todo os MOCKS que encontrar na net! Existe um programinha chamado: JQPlus. Esse programa é pago e na versão trial tem apenas 1 teste. É bom pegar esse programa, já que o programa que se faz a prova real é PRATICAMENTE igual a esse programinha! Do mesmo jeitinho! Veja como é pra ter uma IDÉIA de como as questões aparecem na prova!

3-Estudei dirfeitinho o livro da Kathy. Fiz diferente acho que da maioria. Não li o livro 3 ou 4 vezes. Li apenas 1 vez, só que quando tava lendo, fiz uma espécie de RESUMO de cada capítulo, como informações que eu NÃO sabia, ou informações que tinha uma GRANDE probabilidade de eu esquecer. O que eu já sabia, não anotava. Esse resuminhos ficaram em torno de 5 a 9 páginas (apenas 1 lado da folha, escritos com minha letra mesmo!!!). Antes de começar a fazer os mocks pela net, revisei CADA resuminho e refiz as questões do livro. Depois que comecei a fazer os mocks, cada coisa NOVA que observava, colocava nos resumos e sempre que esquecia de algo, ia pros resumos. Essa semana, revisei novamente cada capítulo, pelos resumos, refazendo as questões do livro da Kathy, do JQPlus e do PGJC Mock Exam (outro programinha que tem na net). Esses dois últimos programas são mais a cara da prova. Mas mesmo assim ainda acho que são mais difíceis que a prova real!

4- Sempre que errava uma questão…corria para o resumo ou pro livro e sempre tentava ENTENDER o que eu tinha errado. Nunca deixem passar despercebido uma questão que você errou! Volte e reveja com carinho!!! hehehehehe.

Galera…acho que é isso…a prova é simples mesmo…como todo falam, não precisa temer. Estudando direito e com cuidado se passa! Também não precisa de MATAR de estudar. Comecei a estudar no início de dezembro. Mas o mês de dezembro foi meio tumultuado, não estudei como queria, mas deu para pelo menos LER todos os capítulos do livro (1 por dia, quando tinha tempo!!) e fazer os resumos. Em janeiro é que peguei com mais vontade e tava estudando de seg. a sexta de 9 da manhã às 17 ou 18 horas. A noite e fins de semana tava com a namorada! auahuahauhauahauha

É isso aí galera…boa sorte a todos e FAÇAM logo essa prova, porque o que interessa são as OUTRAS certificações!

Próximo passo agora é a SCJD, ainda esse ano!

[]'s Tjmm.

P.S.: Sei que o tópico é polêmico em alguns pontos e não vou poder responder até segunda, vou viajar, mas vão postando!!!