DESMISTIFICANDO o SCJP 1.4 - IMPORTANTE!

8 respostas
T

Galera…fiz a prova nessa sexta dia 28. Passei com 83% de acerto (ainda errei 10 questões!!). Não tinha esperanças de tirar nota maior, apesar de ter estudado bem, já que sou ALTAMENTE destraído durante provas, e mesmo sabendo do assunto, errei questões bobas, então acredito ter sido bom no final!

Por exemplo…errei essa questão:

class A{

public void m(){System.out.println(A);}

}
class B extends A{

public void m(){System.out.println(B);}

}

public class Main{

public static void main(String args[]){

B b = new B();

A a = (A)b;

a.m();

}

}

PURA DISTRAÇÃO! Obviu que o resultado é “B” e eu marquei “A”! Putz…que merda! Acabou a prova e eu fiquei PUTO, lembrando dessa questão e de outras!! O pior é que caiu uma questão sobre overriding mais complicada que essa e eu acertei! Acho que estudei tantas questões difíceis que terminei cagando em algumas simples demais!!!

Voltando…

O intuito desse tópico é dar minha visão sobre a prova, para aqueles que ainda vão fazer, e desmistificar algumas coisas!

MENTIRAS…

1- Vou ser CURTO e GROSSO…esse lance de dizer que cai MUITA questão sobre THREADS…É MENTIRA…PASMEM!!! Isso mesmo…MENTIRA! O número de questões sobre Threads é NORMAL, como realmente deveria ser cobrado…acho que umas 5 a 8 questões sobre Threads! Tô achando que o pessoal fala tanto de Threads, porque são as PRIMEIRAS questões da prova e realmente, são as mais difíceis da prova, mas não deve passar de 7 ou 8 questões! Por serem as primeiras e o camarada estar NERVOSO, o tempo perdido nas questões de Threads é MAIOR que as outras questões, então acho que por isso as pessoas pensam que cai muito!

As questões sobre Threads que REALMENTE pegam…são questões que caem SYNCHRONIZED. Cae questões com BLOCO sincronizado, métodos sincronizados e até blocos sincronizados aninhados! Isso sim é MAIORIA nas questões de Threads, um saco! Realmente complicado! Estudem, em Threads, principalmente esse lance de sincronização, isso cai com FORÇA nas questões de Threads!!!

2- Outro fato que quero dismistificar é o lance de que MUITOS amigos meus falavam que a prova era RECHEADA de pegadinhas. Outra mentira! As questões são DIRETAS e APENAS algumas requerem um pouco mais de atenção para você não cair! Muitas questões tem um código IMENSO, mas se observa uma classe PRIVATE (não inner), que não é permitido, ou uma variável local (dentro de método), declarada com STATIC (também não permitido). Assim…a prova se torna fácil.

VERDADES…

1- Como já dito…a prova não é difícil…estudando direito passa-se relativamente bem! E como já dito…com certeza os MOCKS que estão pela net são EXTREMAMENTE mais complicados que a prova real. Fiz e estudei as questões do site do DAN, mas vejo também que são sem necessidade. São questões MUITO difíceis e a prova num chega NEM perto disso. Mas…se quiserem aprender um pouco mais…façam!!

2- O tempo de 2 horas da pra fazer a prova?? TRANQUILAMENTE. 2 horas é MUITO tempo pra essa prova. Acabei e ainda faltavam uns 45 min acho. Então…dá até pra fazer SEXO com as questões e ainda sobrar tempo.

DICAS PESSOAIS…

1- Já foi dito aqui…com certeza “O LIVRO” de certificação, é o livro da Kathy Sierra!! O livro é simplesmente a CARA DA PROVA!!! Durante a prova só lembrava do livro da Kathy! uhauahuahauhau, a CARA DA PROVA.

2- Faça todo os MOCKS que encontrar na net! Existe um programinha chamado: JQPlus. Esse programa é pago e na versão trial tem apenas 1 teste. É bom pegar esse programa, já que o programa que se faz a prova real é PRATICAMENTE igual a esse programinha! Do mesmo jeitinho! Veja como é pra ter uma IDÉIA de como as questões aparecem na prova!

3-Estudei dirfeitinho o livro da Kathy. Fiz diferente acho que da maioria. Não li o livro 3 ou 4 vezes. Li apenas 1 vez, só que quando tava lendo, fiz uma espécie de RESUMO de cada capítulo, como informações que eu NÃO sabia, ou informações que tinha uma GRANDE probabilidade de eu esquecer. O que eu já sabia, não anotava. Esse resuminhos ficaram em torno de 5 a 9 páginas (apenas 1 lado da folha, escritos com minha letra mesmo!!!). Antes de começar a fazer os mocks pela net, revisei CADA resuminho e refiz as questões do livro. Depois que comecei a fazer os mocks, cada coisa NOVA que observava, colocava nos resumos e sempre que esquecia de algo, ia pros resumos. Essa semana, revisei novamente cada capítulo, pelos resumos, refazendo as questões do livro da Kathy, do JQPlus e do PGJC Mock Exam (outro programinha que tem na net). Esses dois últimos programas são mais a cara da prova. Mas mesmo assim ainda acho que são mais difíceis que a prova real!

4- Sempre que errava uma questão…corria para o resumo ou pro livro e sempre tentava ENTENDER o que eu tinha errado. Nunca deixem passar despercebido uma questão que você errou! Volte e reveja com carinho!!! hehehehehe.

Galera…acho que é isso…a prova é simples mesmo…como todo falam, não precisa temer. Estudando direito e com cuidado se passa! Também não precisa de MATAR de estudar. Comecei a estudar no início de dezembro. Mas o mês de dezembro foi meio tumultuado, não estudei como queria, mas deu para pelo menos LER todos os capítulos do livro (1 por dia, quando tinha tempo!!) e fazer os resumos. Em janeiro é que peguei com mais vontade e tava estudando de seg. a sexta de 9 da manhã às 17 ou 18 horas. A noite e fins de semana tava com a namorada! auahuahauhauahauha

É isso aí galera…boa sorte a todos e FAÇAM logo essa prova, porque o que interessa são as OUTRAS certificações!

Próximo passo agora é a SCJD, ainda esse ano!

[]'s Tjmm.

P.S.: Sei que o tópico é polêmico em alguns pontos e não vou poder responder até segunda, vou viajar, mas vão postando!!!

8 Respostas

keller

1o Parabens boa nota!
[serah que soh eu que fui afobado o suficiente e nao passou ? :cry: ]

2o valeu pelas dicas mas e ai, qual era a sua media no livro da kathy ?
e nos mock’s qual era a sua media ?

3o Parabens denovo

4o Sucesso, e parabens denovo :lol:

karlota

parabens que noticia muito boa !!

William_Silva

Obaaaaaaaaaaaa, mais hum pra dar uma força, pra moçada…
Espero que vc. leve a tua qualificação para o meio acadêmico…ok… :stuck_out_tongue:

jordy

Meus parabéns!!
Também fiz 83% (errei 10 questões) e fiquei puto com alguns detalhes bobos que não prestei atenção na hora…

Rubem_Azenha

pow

ano que vem eu tiro a minha

kuchma

Mas como voce sabe exatamente quais questoes acertou ou errou? Soh vem um sumario no final, certo?

Parabens pelo sucesso. Interessante o relato da tua experiencia - confirma o que eu ja dizia. :smiley:

Marcio Kuchma

T

gui:

Como vc mesmo disse…acredito que você não passou por puro nervosismo ou talvez estava inseguro em alguns tópicos que só fizeram te prejudicar! É meio complicado alguém não passar! A média é baixa e a prova é relativamente fácil!!!

Em relação ao livro da Kathy…eu procurava ler os capítulos em 1 dia ou 1,5 (manhã, tarde, noite, manhã) dia no máximo!!! Assim que acabava de ler, relia o resumo que tinha feito e LOGO em seguida fazia os exercícios! Assim era mamata, já que tava com a matéria TODA na cabeça daquele capítulo. Quando começa a MISTURAR tudo, aí você começa a se atrapalhar mais, mas quando fazia as questões dos capítulos, de umas 20 eu sempre errava umas 5, às vezes 4 ou 3!!! Depois você vai melhorando!!!

Valeu pelos parabéns! hehehehe

kuchma:

Não dá pra saber realmente que questões errei! Lembro dessa, porque ela é simples e lembro a resposta que marquei! Inclusive no FINAL da prova, ainda pensei em VOLTAR e corrigir essa, já que durante a prova, me veio uma luz e eu senti que essa tava errada, só que NÃO lembrava mais a questão que era e fiquei meio que com medo de voltar e depois dá uma merda ou demorar a encontrar a questão errada!! Aí pensei…só 1 questão?? Deixa pra lá!! Me lembro dessa por causa disso e porque, como já disse, ela era IMBECIL demais! Putz…

Lembro de outra de Garbage Collection que criava um objeto dentro de um método MAIN, depois passava como parâmetro esse objeto para outro método e nesse outro método criava OUTRO objeto…e saia LIGANDO os objetos, meio confuso, mas simples!! Tenho certeza que errei também, mas não lembro das respostas! Só sei que…não observei direito e marquei que os objetos NÃO eram coletados em hipótese alguma e tenho certeza que eram, pela maneira como estava a questão! Infelizmente não lembro das respostas! :-(((

E por aí foi os meus erros… :-((((

Pra todos…

Obrigado pessoal pelos parabéns e gostaria só de relembrar umas coisas:

1- Cuidado com os BLOCOS e MÉTODOS sincronizados! Estudem isso!

2- Baixem o JQPlus! É PRATICAMENTE igual ao programa que é feito a prova! Tem as mesmas opções! Saibam que na prova real se pode MARCAR uma questão que tá em dúvida e responder depois, pode-se voltar um questão ou adiantar uma questão!! Eu não sabia nada disso! Detalhes…aprendendo direitinho a mecher no JQPlus, o programa da prova é IGUAL!!

3- A prova é simples sim…mas não quero que vocês não estudem ou RELAXEM!! Estudem e muito…já que, apesar de não sair no certificado, TODOS te perguntam quantos % você acertou! Imagina você…“Acertei 55%!!” PUTZ…não vai querer né?? Além do mais quando se estuda BEM e sabe-se da matéria, é bom pra você mesmo! Você sabe que VOCÊ conhece a linguagem! Imagina ter o certificado e não saber programar direito?? Não vai querer novamente né??

Abraço a todos e boa sorte!!

Tjmm.

jordy

Tjmm, na minha prova caiu uma parecida com essa, vou tentar lembrar e daí eu posto aí pra galera…

Criado 29 de janeiro de 2005
Ultima resposta 31 de jan. de 2005
Respostas 8
Participantes 7