Despreparo da fabricante de celular

Venho aqui abrir um tópico bem off mesmo.

Estou querendo comprar um celular novo, o Motorola Z6. Achei a configuração bem bacana, sistema operaciona Linux e tudo o mais. Claro que entre os quisitos estava o suporte a Java, o qual ele atende.

Como eu gostaria de usar o celular para testes com aplicações JME que estou fazendo, resolvi pesquisar quais JSR’s o celular disponibiliza, foi aí que começou a confusão.

Primeiro liguei para a minha operadora de celular e solicitei o número de contato da Motorola. Liguei para o 0800, falei com um atendente e a única coisa que ele sabia me dizer era: “O Z6 suporta somente os formatos JAD e JAR”. Tudo bem, eu não esperava que um atendente soubesse o que eram as JSR’s, mas dizer que os “formatos” são suportados é confuso não acham?

Entrei então no site e acessei o chat online da Motorola. Quem disse que funcionou? O chat é em Java. No carregamento, a primeira coisa que aparece é um “class not found”. Ou seja: chat online nem pensar.

Resolvi então mandar um email: expliquei minuciosamente o que eu queria saber: quais JSR’s, ou seja, bibliotecas Java, o celular disponibiliza, blá blá blá.

Duas hora depois recebi o seguinte:

Poxa, primeiro vejam o detalhe: “extrutura”. oO

Como viram, novamente só souberam me impor a infame frase: “formato Jad e Jar”.

Acho realmente uma pena que a atendimento técnico acerca dos aparelhos em geral seja tão precário.

P.S.: continuo sem saber, afinal, quais JSR’s são suportadas pelo celular, hehe.

Informações sobre esse celular (cldc, midp) : http://www.mobile-review.com/review/motorola-z6-en.shtml
Gostaria de saber o que você esperava de suporte de nível -1 ( porque nem nível 1 é ). E sobre que JSR você está tanto procurando?

Até!

Nossa… que f* isso. Uma vez eu tava falando com operadores da Brasil Telecom, mas são todos muito decorados… o que levaria uns 4, 5 minutos levou ± 15, 20. Impressionante.

maquiavelbona, obrigado pelo link, eu havia encontrado um outro da própria Motorola que informava as JSR’s, mas o link que tu me passaste é bem mais completo.

Eu queria saber todas as JSR’s mesmo, mas meu interesse principal era sobre a JSR 082, que é a de acesso ao Bluetooth que agora descobri que o Z6 não suporta.

Obrigado ae, pessoal.