Desvantagem de selecionar toda colunas na query

1 resposta
H

Olá Pessoal.

Quero fazer uma pergunta simples mas que realmente me deixa curioso se tratando de desempenho numa Query.

Sei que é um bom padrão dentro de um “select” selecionar apenas as colunas que vamos utilizar,com isso ganhamos de certa forma um pouco de desempenho.

Mas veja bem …
Se eu tenho 30 colunas numa tabela,e destas colunas eu vou utilizar apenas 23.É meio complicado selecionar individualmente qual coluna utilizar não é verdade ? ,rsrsrs. Se caso eu selecionar todas as colunas realmente a perda de desempenho é grande ? Existe uma percentagem levando em consideração o “numero total de colunas” e o “numero total de colunas a serem utilizadas” do qual eu posso me basear ?
Eu gostaria de ter esta noção,poderiam me dar exemplos ?
Obrigado

Abraços

1 Resposta

G

Olá!

Não não nenhum expert, mas trabalho muito com o Oracle DB e as vezes é muito ruim (quando há muitas) mesmo ficar colocando coluna por coluna no select, isso mesmo utilizando uma ferramenta de autocomplete.

Eu sempre especifico as colunas porque gosto de organizar-las, mas para o banco (digo no Oracle) trazer ou não todas não deve influenciar em nada pois o próprio banco traz isso para um buffer e elimina as colunas que você não especificou ai sim despacha a requisição, agora para sua rede é outra coisa, pois quanto mais dados trazer mais tráfego terá na sua rede, então em uma rede com muito tráfego poderá ter perda de performance!

Então sobre a perda está mais para de como é sua a velocidade e disponibilidade da conexão/rede.

Abraços!

Criado 23 de julho de 2009
Ultima resposta 23 de jul. de 2009
Respostas 1
Participantes 2