Eu acho que o Java perde a força quando se divide em n frameworks para o mesmo fim.
.net pode ser menos evoluído, mas seu crescimento torna-se mais consiso.
Por exemplo, se não houvesse webwork,struts,spring,mentawai,jsf e hibernate,jpa,dentre outros.
O desenvolvimento aproveitando o melhor desses, seria muito mais inteerssante e a comunidade ficaria muito mais centrada em desenvolver um produto macro e robusto com o melhor de todos os ângulos.
A parte da flexibilidade de escolha é interessante, mas se temos 20 pessoas fortes na comunidade e temos 20 projetos diferentes,com 20 visões com “pequenas diferenças” , por que não focar 20 em 1 único objetivo?
Que vocês acham disso?
Desvantagem grande Java em relação a .net
53 Respostas
Discordo. Exemplos dentro do Linux que contrariam seu argumento. Existem N dstros com N gerenciadores de janelas com N gerenciadores de pacote etc, e não é por isso que os produtos são piores que o do Windows. Culpar a variadade pela qualldade não é justo. Já pensou que é pela variedade que se tem o avanço? Se fosses unir vários pontos de vista em poucos tornaria o desenvolvimento engessado, pois nem sempre a filosofia de desenvolvimento vai ser compatível e o pior, nem sempre será adepta a algumas mudanças tão cedo etc.
Poderíamos pedir uma maior agregação cultural-tecnológica mas não uma união total.
Até!
A minha opinião é totalmente inversa a sua. Quanto mais, melhor. Não existe framework perfeito, e, é melhor usar algo mais limpo e enxuto as vezes, que faça só uma determinada tarefa.
Eu acho que o Java perde a força quando se divide em n frameworks para o mesmo fim.
Por exemplo, se não houvesse webwork,struts,spring,mentawai,jsf e hibernate,jpa,dentre outros.
O desenvolvimento aproveitando o melhor desses, seria muito mais inteerssante e a comunidade ficaria muito mais centrada em desenvolver um produto macro e robusto com o melhor de todos os ângulos.
A parte da flexibilidade de escolha é interessante, mas se temos 20 pessoas fortes na comunidade e temos 20 projetos diferentes,com 20 visões com “pequenas diferenças” , por que não focar 20 em 1 único objetivo?
Que vocês acham disso?
Eu acho que é exatamente ao contrario. O Java é tão poderoso e livre que cada um é livre de fazer o que quiser. Já com .NET a microsoft já estabeleceu os padrões a usar e acabou a conversa. Se vc não quiser usar esse vai ter problemas porque os objetos padrão não foram criados para ser extensiveis. Aliás porque a microsoft muda as regras dos jogo a cada versão.
A microsoft sufoca o programador e deita por terra qualquer investimento quando muda as regras. Eu já passei por isso e é um saco.
Com java ha preocupação em fazer coisas compativeis e concisas. A sun não tem a ultima palavra e por isso temos o eclipse , o hibernate o grande jasperreports e muitas outras ferramentas que juntas permitem fazer qq coisa que se faça em .NET e até mais, sem custo e com proteção do investimento de tempo estudando o assunto.
Quando a desenvolver um produto unico conjunto : isso é simplesmente uma utopia.
Eu acho que o Linux evolui de forma “unificada”.
Existem diversos gerenciadores de pacote,gerenciadores de janela.
Não disse que java é PIOR que o .net, só disse que a arquitetura .net se desenvolve de uma forma mais centrada do que o Java que cresce meio que desordenado embora o JCP defina as especificações.
Eu sei que o .net é uma iniciativa apenas de uma empresa, mas imagine se Oracle,IBM e companhia focassem seus esforços em produtos da mesma linhagem.
Exemplo, frameworks MVC:
1 linha de orientado a Actions e outra de orientado a componentes.
E o tempo diria qual o melhor, eu acho legal que se tenha a opção, mas eu particulamente acho esse um grande defeito do profissional de informática, “querer sempre criar novas soluções”, por isso existem n frameworks caseiros, que só fazem realizar a mesma coisa que n frameworks já existente, alguns com pequenas e infimas vantangens.
Não contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da “construção do saber”.
Falo em termo de desenvolver,evoluir, pois a ciência é construída através de cada experimento, seja ele com resultado positivo ou negativo.
Essa é minha visão, não que seja melhor ou pior que .net, mas que se fosse um crescimento mais unificado, talvez fosse melhor.
Acho que vocês não entederam o sentido do tópico.
Falei em termo de desenvolver a tecnologia, nem disse que seria tudo unificado e amarrado, apenas disse que ganhariamos mais com isso
Não falei em mudar sempre, pelo contrário quis dizer em evoluir,sem deixar de se preocupar com compatibilidade futuras.
Boa parte dos frameworks Java está sendo portada para .NET, como o Spring, o Hibernate, o Log4J e o BouncyCastle. A própria Microsoft afirmou que um framework MVC estará disponível em breve em http://www.asp.net.
Acho que me expressei mal, não quis questionar a qualidade do produto Java em relação ao produto .NET.
O que quis levantar é que a utopia citada em:
Quando a desenvolver um produto unico conjunto : isso é simplesmente uma utopia.dificilmente será alcançada devido a esse crescimento desunificado.
O que os projetos open source estão fazendo migrando para .NET?Tentando fornecer ao .NET ferramentas estáveis e seguras, já aceitas pela comunidade e que darão melhor suporte ao desenvolver de realizar suas atividades, mas como e pq?Porque ciência se constrói a partir de conhecimentos já testados, experiências positivas e negativas.
Por que não o Struts para .NET?Porque se tornou obsoleto, por que o Hibernate?Porque deu certo no Java.
Então o .NET com isso,talvez só se preocupe em evoluir mais o que já foi testado pela turma do Java.
Nesse aspecto ele ganha, pois a comunidade Java está dividida cada um focando em sua própria solução.
Entendo que a comunidade é muito grande, por isso pode se dar esse luxo.
Foi apenas uma colocação, não quis levantar nenhum flame java x .net.
Acho que Java é melhor, mas só falei de como as coisas evoluem no Java,poderia ser de uma forma mais centrada e organizada.
Mas existem suas vantagens,e isso pode acontecer pois a comunidade é grande e repleta de gente capacitada.
Deixa eu dar minha opinião.
Eu concordo que ter vários frameworks, muito deles que fazem quase a mesma coisa é uma desvantagem para quem está começando, pois a pessoa olha aquela quantidade de frameworks e se assusta, não sabendo nem por onde começar.
Porém o que vejo é que muitas pessoas acabam estudando os frameworks sem ao menos estudarem os conceitos (os chamados programadores de frameworks). No fórum é possível ver várias perguntas de pessoas que trabalham com um determinado framework (por exemplo MVC) sem entender como funciona o padrão MVC.
A partir do momento que você estuda o padrão, estudar/entender o framework que implementa esse padrão é uma tarefa mais simples. (Quantas pessoas aqui tem conhecimento de diversos frameworks MVC? Essas pessoas são mágicas? claro que não.)
Seria muito legal a comunidade e empresas unirem forças e trabalharem em apenas alguns frameworks, porém isso é utopia. Aqui mesmo no GUJ, o Urubatan, já desenvolveu um framework muito legal (spring-annotations), deu idéia para o time de desenvolvimento do Spring e eles deram risada, porém depois de um tempo lançaram um projeto semelhante sem dar créditos para o Urubatan, que teve a idéia inicial. Cade a união da comunidade nesse caso?
Eu acho que é fundamental deixar em aberto para qualquer um desenvolver e publicar o que quiser na internet. Seja uma idéia nova ou uma cópia melhorada de algo já existente. São nesses novos frameworks que surgem a cada dia, que idéias novas também surgem. Algumas acabam virando especificação (vide JPA), outras se tornam padrão de mercado (época do Struts 1), e outras ajudam para evoluir a linguagem (exemplo do Spring).
Eu gosto muito de poder escolher qual é o melhor framework para determinada situação, determinado requisito. Eu prefiro essa escolha do que ficar amarrado a um framework que resolve todos os problemas.
Por fim, eu não acho isso uma desvantagem do Java em relação ao .NET, pelo contrário, eu acho que é um ponto positivo 
Poderia dizer por que essa frase não é contraditória?
Antonio, deixa eu dar outra opinião minha aqui.
Eu não sou conhecedor da tecnologia .NET. Eu tive pouco contato com C# e ASP.NET em 2004/2005, porém o que eu notei na época e que percebo sempre em comentários da galera .NET, é que não importa quantos frameworks .NET terá, se a ferramenta Visual Studio não suportar esses frameworks, provavelmente a grande maioria esmagadora dos desenvolvedores .NET nunca vão utiliza-los.
Caraka cara, que sacanagem, hein?
Não sabia que a idéia de anotações do Spring atual, 2.5, tinha surgido do Urubatan. Eles nem sequer o citam. Que coisa feia, tinha que ser assim?
Por isso a Microsoft “ganha” argumentos no momento de vender seus produtos, ai os iniciantes ficam pensando que .Net tem tudo e Java é atrapalhado. Sendo que já citaram situações, como o novo framework MVC do .NET que está para sair.
Bom, o importante é que na diversidade se encontra idéias para gerar novos e melhores frameworks. Melhor do que aparecer 4, 5 anos depois padronizado (vide Microsoft MVC).
Eu mesmo, aprendi do jeito correto, conhecendo o padrão MVC (Servlets e JSP) ai entendi o resto (entendi Struts, JSF, Spring MVC). Ainda sou um iniciante nestas artes, mas já consigo pegar e destrinchar somente pelos fontes disponíveis de exemplos espalhados aos montes na net.
Abraços
O fato de Java ter varios framework parece ruim quando se é iniciante, que você fica muito perdido de como começar, como proceder.[
Mas quando você se torna mais experiente fica muito interessante.
Acho que o negocio é continuar como ta caminhando, se cair na graça do mercado a Sun cria uma especificação e os fabricantes implementam.
Assim se você, por exemplo, souber JPA não vai ter dificuldade de ir do hibernate para toplink.
É isso ai. Agora disse tudo. O .NET é tudo o que o Visual Studio for. Ninguem se imagina programando .NET no notpad. Enquanto que um programador Java pefere até usar o notpad ( claro que estou exagerando, mas o ponto é que ninguem usa .NET no notpad).
Tlv por isso .NET parece unificado porque ele é engessado pelo Visual Studio. O Java não é engessado por coisa nenhuma.
Se bem que tem aqueles programas monstruosos criados pelo Visual Editor do NetBeans
- como o NetBeans é da Sun, eles até empurraram o javax.swing.GroupLayout goela abaixo, sem passar por JCP nem coisa nenhuma.
É isso ai. Agora disse tudo. O .NET é tudo o que o Visual Studio for. Ninguem se imagina programando .NET no notpad. Enquanto que um programador Java pefere até usar o notpad ( claro que estou exagerando, mas o ponto é que ninguem usa .NET no notpad).Tlv por isso .NET parece unificado porque ele é engessado pelo Visual Studio. O Java não é engessado por coisa nenhuma.
Poderia citar referencias, por favor? Especialmente em relacao aos pontos
- .NET é tudo o que o Visual Studio for
- Programador Java prefere notepad
- .NET é engessado pelo Visual Studio
- Java nao é engesssado
Ao meu entender, voce pegou algum power point na net e tirou tais conclusoes.
Rafael
hhmm… onde? A quais “padroes” da MS que voce esta amarrado?
De novo: onde? mostre alguma coisa que comprove o seu argumento. Essa é uma afirmação tao absurda que chega a ser incrivel ler algo do tipo. Quais “objetos padrao” nao sao extensiveis? (explique bem). E quais “regras do jogo” foram mudadas em cada nova versao da plataforma .NET? Voce tem menos problemas de migragracao (BEM menos) do .NET 1.0 para o 3.5 que migrando do Java 1.3 para o 5.0.
Se voce teve problemas no projeto, provavelmente foi culpa dos desenvolvedores e arquitetos - que, alias, costumam ser os problemas em qualquer plataforma.
Atualize-se mais primeiro.
Rafael
Os “padrões” Microsoft são o que a empresa deseja considerar como um “padrão” de mercado. Sendo que o “mercado” a ser considerado é o Norte Americano.
No mundo Microsoft é ela quem dita as ferramentas e padrões (ou tenta), já no mundo Java é o mercado quem faz isso, tanto que o mundo Microsoft está copiando ferramentas que foram aceitas no mundo Java pelo mercado, como já disseram aqui no tópico.
Não que a Microsoft não crie padrões úteis, muitos deles foram aproveitados e até aprimorados no mundo Java.
A verdade é que quando digo mundo Java estou me referindo a todas as tecnologias com padrões abertos, que juntas conseguem evoluir e revolucionar nossa área, vide o caso de alguns padrões de outras tecnologias aproveitados pelo java e até incorporados a novas versões.
Voces falam como se a Sun ou o “Glorioso” JCP criassem mega “padroes”. E dizer “ferramentas com padroes” abertos nao esclaresse coisa alguma - da a entender que voce diz “hey, vejam Hibernate é um padrao, struts eh um padrao” e afins. Que padrao aberto aberto um framework qualquer tem? Isso nao tem nada a ver com a plataforma sendo utilizada.
Java tem mais frameworks web que .net? Com certeza. E cada framework tenta fazer a mesma coisa de maneira diferente, muitas vezes pq um nao gosta do projeto do outro. Nao obstante, boa parte dessa firula comecou, a anos atras, pela total falta de capacidade da Sun entregar algo que prestasse.
Nao que webforms seja algo que preste.
Rafael
:-o Óh não, mais um tópico Java versus .Net! :shock:
Não dá para manter esse tópico aberto.
Muita gente vai estravazar o ódio anti-MS aqui, vai falar mal das práticas de mercado dela e de como é tirana e dominadora e vai comentar como a Sun veio para salvar os pobres e inocentes, libertar o povo e como ela se sacrificará para libertar os pecados da humanidade.
Outros vão preferir chamar os programadores .Net de bitolados apertadores de botão sem opinião, que não usam padrões e que vivem na ignorância do mundo Java, onde os patterns e as boas arquiteturas imperam, onde o público é iluminado por uma verdade maior.
Finalmente, terão aqueles que alegarão dos custos de licença, dos preços abusivos e que serão contratacados pelos argumentos relacionados aos custos do profissional Linux versus Windows.
E os amantes de .net comentarão da falta de coesão do Java, da imensa garantia dada pela maior empresa de software do mundo (em comparação com os milhares de pequenos frameworks de “josés ninguém” do java), e do fato de que, gostem ou não, a maior parte dos usuários do Java ser realmente serem os 80% dos usuários mundiais, que usam o Windows. E que portanto a portabilidade é para um mercado ínfimo.
Então falarão da integração .Net/SO, do poder que tem com o Active Directory, da imensa produtividade que tem com o Visual Studio e de como o .Net tem diversas linguagens de programação, enquanto o Java a VM só esboça o Groovy, Ruby.
E então eu me pergunto: Esqueci de alguma coisa?
:-o Óh não, mais um tópico Java versus .Net! :shock:Não dá para manter esse tópico aberto.
Muita gente vai estravazar o ódio anti-MS aqui, vai falar mal das práticas de mercado dela e de como é tirana e dominadora e vai comentar como a Sun veio para salvar os pobres e inocentes, libertar o povo e como ela se sacrificará para libertar os pecados da humanidade.
Outros vão preferir chamar os programadores .Net de bitolados apertadores de botão sem opinião, que não usam padrões e que vivem na ignorância do mundo Java, onde os patterns e as boas arquiteturas imperam, onde o público é iluminado por uma verdade maior.
Finalmente, terão aqueles que alegarão dos custos de licença, dos preços abusivos e que serão contratacados pelos argumentos relacionados aos custos do profissional Linux versus Windows.
E os amantes de .net comentarão da falta de coesão do Java, da imensa garantia dada pela maior empresa de software do mundo (em comparação com os milhares de pequenos frameworks de josé ninguém do java), e do fato de, gostem ou não, a maior parte dos usuários do Java ser realmente usada pelos 80% dos usuários do Linux. Então falarão da integração .Net/SO, do poder que tem com o Active Directory, da imensa produtividade que tem com o Visual Studio e de como o .Net tem diversas linguagens de programação, enquanto o Java a VM só esboça o Groovy, Ruby.
Esqueceu de citar os que defendiam um lado com unhas e dentes, mas depois foram contratados para trabalhar do outro lado, e agora gospem no prato que comeram.
Fora isso, acho q vc foi preciso! 
Na verdade esse tal pessoal que nao se prende a uma unica plataforma acaba tendo uma visao bem mais sensata das coisas, deixando os partidos de lado 
Rafael
…De novo: onde? mostre alguma coisa que comprove o seu argumento. Essa é uma afirmação tao absurda que chega a ser incrivel ler algo do tipo. Quais “objetos padrao” nao sao extensiveis? (explique bem). E quais “regras do jogo” foram mudadas em cada nova versao da plataforma .NET? Voce tem menos problemas de migragracao (BEM menos) do .NET 1.0 para o 3.5 que migrando do Java 1.3 para o 5.0.
…
Rafael
Também, depois de fazer tanta bosta com o na época do Visual Basic, quem trabalhou com as versões 3, 4, 5 e 6 sabe do que estou falando! Quem sabe agora com o .NET eles aprenderam um pouquinho 
Como diz o ditado: “cachorro que foi mordido por cobra tem medo de linguiça!”, por isso eu não volto a trabalhar com as ferramentas de desenvolvimento e linguagens da Microsoft.
Eu trabalho bem tanto com .NET quanto com Java.
Uso de acordo com a solução que vou desenvolver.
Por exemplo, peguei um software de gestão de uma livraria pequena para fazer. Como é algo bem simples e o cliente tem pressa, vou desenvolver em .NET usando C#. O que já não é o caso de uma solução que estou desenvolvendo para uma empresa de médio porte aqui da cidade. Pensei até em desenvolver em .NET, mas o cliente não quer arcar com os custos da licença de um Windows Server. Em contrapartida tenho um prazo muito bom para desenvolver a solução. Então vai de Java mesmo.
Bem…
Essa briga Java Vs .Net tem mesmo muita paixão…
Por isso mesmo andei coletando uns links bem legais sobre essas comparações. Nada de paixão. Nada de política.
É bit na chapa, meu amigo! dá uma olhada em http://del.icio.us/josenaldo/javaee_vs_dotnet
Lá tem uma série li links para textos onde os autores comparam as duas tecnologias de forma bem imparcial. Vale a pena
Por exemplo, se não houvesse webwork,struts,spring,mentawai,jsf e hibernate,jpa,dentre outros.[…]
Acho interessante essa discussão. Acredito que muitos desenvolvedores (sobretudo os menos experientes) podem sentir-se um pouco intimidados com a diversidade de frameworks que rondam o mundo Java. Entretanto quem já trabalhou em um projeto grande com certeza já sentiu o quanto é possível economizar em código (ou seja, em tempo) quando encontra um hack pronto que faz tarefas que lhe consumiriam semanas de desenvolvimento para implementar.
Embora muitas dessas tarefas pudessem ser feitas usando apenas a class library de Java (às custas de muito código extra de sua parte…) é geralmente uma estratégia mais racional utilizar código pronto e testado para obter o mesmo resultado - especialmente quando queremos resolver um problema específico, como impressão em PDF, ou ainda geração de gráficos comerciais.
Como desenvolvedor .NET, vejo que a “concisão” deste ambiente é meramente falta de opções devido ao nível atual de aderência da tecnologia por parte da comunidade. Por exemplo, se você precisar de um bom framework de persistência open source para .NET vai estar com sérios problemas. As constantes mudanças na regra do jogo por parte da Microsoft impedem que a comunidade invista tempo em criar ou portar frameworks de alta qualidade para este ambiente - embora possamos encontrar algumas notáveis exceções.
Em resumo, é minha opinião que a diversidade de opções de frameworks à disposição do desenvolvedor Java representa uma vantagem quando o assunto é criar software para o mundo real - mesmo que às custas de termos que administrar a inclusão dessas ferramentas de terceiros em nossos projetos.
Bons códigos!
:-o Óh não, mais um tópico Java versus .Net! :shock:Não dá para manter esse tópico aberto.
E os amantes de .net comentarão da falta de coesão do Java, da imensa garantia dada pela maior empresa de software do mundo (em comparação com os milhares de pequenos frameworks de josé ninguém do java), e do fato de, gostem ou não, a maior parte dos usuários do Java ser realmente usada pelos 80% dos usuários do Linux. Então falarão da integração .Net/SO, do poder que tem com o Active Directory, da imensa produtividade que tem com o Visual Studio e de como o .Net tem diversas linguagens de programação, enquanto o Java a VM só esboça o Groovy, Ruby.
Esqueceu de citar os que defendiam um lado com unhas e dentes, mas depois foram contratados para trabalhar do outro lado, e agora gospem no prato que comeram.
Fora isso, acho q vc foi preciso!
![]()
i++
Acho que com esses dois posts já é o suficiente pra acabar qualquer discussão …
Confesso que gostei da “alfinetada” do lavh … hehehe
Q: Desvantagem grande Java em relação a .net
A: Concorrência com gigantes, a comunidade deles é enorme tbm e muito mais e$truturada.
Acho que é isso!
esse forum eh de JAVA
PQP a microsoft
esse tipo de topico soh pertuba
deveria ser proibido
se num roda no linux eh lixo
PQP a microsoft
Na minha opinião são pontos de vista diferentes, já trabalhei com .net, realmente agiliza a produtividade, acurva de aprendizado é bem mais suave se comparada ao java.
O Java por sua vez é mais flexível, poderoso, e independente de plataforma ou ide. A curva de aprendizado é mais ingrime, demanda um tempo maior de aprendizado, mas as melhores propostas de trabalho estão assossiadas a tecnologia Java.
qual o objetivo desse topico
o guj passar a falar de .net
ou
uma uniao mundial para desenvolver um framework
PQP a microsoft
Desisto.
Acho que a intenção do questionamento não foi se era melhor ou pior.E sim em relação ao que o Rafael falou que o Java não é tão padrão e organizado como pregam.
Mas o pessoal aqui se ouvir falar que o Visual Studio ou .NET faz algo melhor que o Java,não tem capacidade para abstrair e entender.
Como ele disse, eu acho que a galera esta atrelada ao que ouve, e não abstrai.
Na minha opinião são pontos de vista diferentes, já trabalhei com .net, realmente agiliza a produtividade, acurva de aprendizado é bem mais suave se comparada ao java.
O Java por sua vez é mais flexível, poderoso, e independente de plataforma ou ide. A curva de aprendizado é mais ingrime, demanda um tempo maior de aprendizado, mas as melhores propostas de trabalho estão assossiadas a tecnologia Java.
O obejtivo do tópuico não foi esse em momento algum, mas desisto, nesse forum os donso da verdade absoluta, não sabem abstrair para discutir uma questão sem dizer JAVA É MELHOR QUE .NET.
Desisto!
O objetivo do tópico era falar a respeito do desenvolvimento da plataforma que poderia ser muito melhor, mas desenvolver em geral, e principalmente os de Java, acham que são conhecedores absolutos do universo ocmputacional e não sabem reconhecer algo que é bom ou ruim em outra plataforma.
Exemplo, o Urubatan que criou a extensão la do framework que o Spring roubou a idéia.
Por que?Pra dizer que foram eles que fizeram.
Questão de ego e vaidade pura.
Mentawai,struts,webwork fazem tudo a mesma coisa, só que de formas diferentes, as vezes nem tão diferentes.
Mas…Deixa la.
Desisto mesmo,abram a mente pessoas

E são.
Com pequenas diferenças de gerenciadores de pacotes,interface.
Imagine se o Linux se desenvolvesse de forma unificada?E se isso acontecesse com o Java?Como seria muito melhor.
A questão não é Java x .NET e sim a respeito de construção do conhecimento na ´´area de informática. Onde geralmente se faz assim.
Eu quero fazer um framework , mas o struts não me atende.Vou construir um do zero e mudar coisas,etc, para no final fazer a mesma coisa (abstração do MVC).
Eu desisto do tópico, acho que vocês não entenderam o que eu quis dizer não.
É a respeito de continuação de pesquisas, como é feita em muitas áreas da ciência.Não se refazer tudo do zero, mudando coisas.
Sei que isso écomplicado por questão que uma solução fosse amarrada,ficasse presa, mas foi um tópico meio qeu utópico.
ehehe
Deixo meu singelo comentário a respeito dessa unificação:
“Toda unanimidade é burra! Se todos pensam da mesma forma, então ninguém pensa grande coisa.”
Me convenceu!
Deixo meu singelo comentário a respeito dessa unificação:“Toda unanimidade é burra! Se todos pensam da mesma forma, então ninguém pensa grande coisa.”
Minha humilde opinião: se te da produtividade, sem fazer porcaria que fique impossivel pra outros manterem o seu codigo depois, abraçe e seja feliz.
-
Ja vi sistema que levou 6 meses pra ser feito em .NET, ser feito em 2 semana s com 1 framework pra Java - JCompany - É, é isso mesmo, JCompany. Mas a empresa que usa-o tem tanto dominio dele que acho idiotice alguem dizer “A, mas esse JCompany e uma merd4 e pacotinho fechado e blablabla”
-
Ja vi sistema que uma equipe Java despreparada levou 1 mes pra fazer, que outra empresa fez em 3 dias com .NET, e tudo muito bem feito.
Defender linguagem A ou B, framework C ou D, pra mim é a maior estupidez que acontece nesse forum.
Delphi, Java, .NET, Ruby, framework x ou y… use aquilo que te da produtividade com qualidade e ganhe dinheiro =D
Volto a dizer o tópico não era sobre java x .net ou comparativo de tecnologias.
Mas cada hora fica mais dificil deixar claro para os radicais desse forum.
Por mim, o tópico se encerra aqui.
As premissas estão erradas. Por um lado, existe vida no .Net fora de Web Forms, e de fato o interesse é tamanho que a própria Microsoft está lançando um framework action-based influenciado por Rails. Por outro lado, a esmagadora maioria dos stacks Java inclui um ou mais desses famosos: Struts, Spring, JSF, EJB e Hibernate. De fato, muitas empresas adotam um único padrão para todas as aplicações Java, mesmo quando ele não é o melhor para a maioria dos casos.
Eu não programo em .net… só comecei a estudar um pouco de XNA e C# há pouco tempo pra fazer uns jogos pessoas, mas .net não me parece tão simples assim n, principalmente a partir do 3.0
É C#, ASP.net, ORM (LINQ, nHibernate, e outro lá), MVC Framework, Silverlight, WPF, WWF, XAML
É tanta sigla e framework, se continuar assim vai ficar um forte candidato a complexidade de Java :lol:
Quanta ao Java, eu concordo em parte com o criador do tópico…
A comunidade java parece ter uma tendência a querer criar seus próprios frameworks pros outros usarem ao inves de ajudarem a evoluir os já existentes, o pessoal parece q quer ter sucesso dizendo q n sei quantas empresas usam o framework q a pessoa crioui
Eu preferia q tivesse um framework web padrão pra Java q todo mundo usasse e fosse a referência… tipo oq o Ruby on Rails é pra Ruby, o problema é q tudo q a Sun tenta impor como padrão a comunidade acaba fazendo melhor, ai fica essa divisão, talvez se a Sun tivesse a força da Microsoft n seria assim 
Minha humilde opinião: se te da produtividade, sem fazer porcaria que fique impossivel pra outros manterem o seu codigo depois, abraçe e seja feliz.
Ja vi sistema que levou 6 meses pra ser feito em .NET, ser feito em 2 semana s com 1 framework pra Java - JCompany - É, é isso mesmo, JCompany. Mas a empresa que usa-o tem tanto dominio dele que acho idiotice alguem dizer “A, mas esse JCompany e uma merd4 e pacotinho fechado e blablabla”
Ja vi sistema que uma equipe Java despreparada levou 1 mes pra fazer, que outra empresa fez em 3 dias com .NET, e tudo muito bem feito.
Defender linguagem A ou B, framework C ou D, pra mim é a maior estupidez que acontece nesse forum.
Delphi, Java, .NET, Ruby, framework x ou y… use aquilo que te da produtividade com qualidade e ganhe dinheiro =D
Disse tudo! FrameWorks não são importantes, nós programadores sim.
E antoniopopete, vc tem que está preparado para sua opinião não ser acordada. Faz parte.
Disse tudo! FrameWorks não são importantes, nós programadores sim.
E antoniopopete, vc tem que está preparado para sua opinião não ser acordada. Faz parte.
Não era sobre isso a discussão e você acho que não entendeu.
Deixa pra lá.
Já ouvi opniões que me conveceram sobre que eu pensei não seria tão bom.
Alguém que parece ter entendido o proposito do tópico e não leu pela metade e saiu dando opnião java x .net.
Paciência…
Quanta ao Java, eu concordo em parte com o criador do tópico…
A comunidade java parece ter uma tendência a querer criar seus próprios frameworks pros outros usarem ao inves de ajudarem a evoluir os já existentes, o pessoal parece q quer ter sucesso dizendo q n sei quantas empresas usam o framework q a pessoa crioui
Eu preferia q tivesse um framework web padrão pra Java q todo mundo usasse e fosse a referência… tipo oq o Ruby on Rails é pra Ruby, o problema é q tudo q a Sun tenta impor como padrão a comunidade acaba fazendo melhor, ai fica essa divisão, talvez se a Sun tivesse a força da Microsoft n seria assim
Acho que a diferença ai está na cultura… PELO QUE EU ANDO VENDO…
Se vc conversar com um desenvolvedor só de Java e um outro só de .NET sobre como solucionar um determinado problema, o de Java vai utilizar algum framework, trabalhar um pouco mais, fazer algumas classes e interfaces e vai solucionar o problema de uma maneira mais elegante. Já o cara de .NET vai arrastar meia duzia de WebParts, criar 3 controles e vai solucionar o problema em muito menos tempo que o cara de Java.
Ai está a questão: eficiencia e eficacia diz respeito a tempo, custo e melhor maneira de fazer…
Com essas cabeças mais voltadas ao “bem feito”, “elegante”, o pessoal de Java tende a viajar mais, criando mais coisas. E muitas vezes o ego deixa que uma pessoa evolua a ideia do outro para criar uma coisa bastante parecida…
Então, PRA MIM, a desvantagem está justamente na cultura das pessoas… se vc pegar uma galera daqui do forum mesmo que é “hibrido” (Java e .NET) vc vai ver que vão falar que eles não tem diferença alguma…
Não há desvantagem alguma em Java, em .NET as pessoas arrastam as coisas fazem uma salada e depois querem que aquilo funcione!
Outra, a MS depois descontinua alguma coisa (como ASP) e vc não tem o fonte, o controle do seu código.
Java é open source, e isso faz toda a diferença.
É como construir uma casa no terreno de outra pessoa, em Java isso não acontece.
Se java tem mais frameworks para um mesmo fim é algo que te dá liberdade de escolha. Vc pode procurar algo melhor dentre as 1024 opções ou criar a sua própria.
Essa liberdade significa evolução muito mais proxima da evolução natural darwinista do que a evolução encabeçada por uma ou mais empresas (e suas diretorias de marketing).
:?: :?
Essa liberdade significa evolução muito mais proxima da evolução natural darwinista do que a evolução encabeçada por uma ou mais empresas (e suas diretorias de marketing).
:?: :?
No momento em que vc tem muitos grupos desenvolvendo soluções e disponibilizando-as, vc tem competição e evolução dos mesmos. Alguns serão pouco usados a ponto de desaparecer, outros vão virar a onda do momento. IMHO essa forma de evolução é melhor do que uma empresa lançar um framework X que leve semanas para corrigir bugs que o marketing ache adequado, por exemplo.
Tlv por isso .NET parece unificado porque ele é engessado pelo Visual Studio. O Java não é engessado por coisa nenhuma.
Se bem que tem aqueles programas monstruosos criados pelo Visual Editor do NetBeans
- como o NetBeans é da Sun, eles até empurraram o javax.swing.GroupLayout goela abaixo, sem passar por JCP nem coisa nenhuma.
Esse é um bom exemplo. O eclipse obriga vc a programar tudo na mão. Eu prefiro escrever um codigo que cria a tela dinamicamente do que usar editores. Mas o netbeans segue a linha do visual studio substituindo o programador em algumas tarefas. O ponto é que existem N diferentes IDE, e cada uma é livre de escolher qualquer. Ter a aplicação amarrada ao VS sempre foi um problema para mim e por isso não uso o netbeans, (aliás por isso mudei para Java) prefiro criar algumas classes que façam o trabalho por mim. Outro exemplo é o SWT da IBM. Eles não gostaram do Swing e fizeram seu ppr toolkit. Se fosse com a microsoft quais seriam as chances de mudar o toolkit ? Assim ganhamos mais ferramentas e a oportunidade de escolher. A oportunidade de escolher não tem preço e usando Java o resto é livre.
O problema é que a sua postura parte do principio que o controlo de um é melhor que o controlo de ninguem.
A historia do java prova exactamente o contrário. A plataforma JAVA sempre foi mais bem desenvolvida que a NET
Aliás, a NET - como todos sabem - é um clone do Java, mas sem a postura dura que a Sun teve. Por exemplo, NET não tem
verified excetions. Pq ? Porque a microsfot tem uma fiolosofia user friendly e não aposta em nada que possa “enervar” o programador.
Por outro lado o VB.NET é a linguagem mais verborraica que conheço. É chata. E tlv por isso NET é C#. O C# é um C++++ com gostinho de java (memoria gerenciável com um garbage collector, sem ponteiros, etc… )
A plataforma Java funciona em muitos OS a NET não. Esse é outro exemplo de como o não-controlo absoluto de 1 é melhor. A apple simplesmente criou o seu ppr java da forma que quiz e por isso java corre em apple. NET corre em apple ? Até o MONO levou uma ignorada boa da parte da microsoft.
Era bom terreno para competir com o java em linux, mas a ms não tá nem aí. A comunicade MONO evoluir a custa propria e só agora que apresenta sinais vitais melhores a microsoft começou a espreitar - se vingar ela vai mudar o NET e ferrar o MONO de vez ou mudar a especificação mais uma vez ou simplesmente aglomerá-o e acabou.
Na plataforma java não sofremos essa pressão. Mesmo quando java não era open-source (.NET é open source?) havia implementação livres da JVM. É q na plataforma java a especificação vem primeiro e depois qq um pode implementar. Em .NET a implementaçao vem primeiro - cheia de bugs - e depois a especificação cheia de erros e incompleta. Dá para confiar ? Não dá. Poder confiar na paltaforma é um desvantagem ?
As API e a guerra de framework que existe no java porque ha liberdade de cada um pensar pela sua cabeça. A plataforma não assume nada, não trava nada e principalmente não deixa vc usar truques sujos. E para uma plataforma generalista , Java é muito diversificado.
Alguém falou que os programadores java tentem a pensar demais e a escrever coisas que não precisam. O ponto é que eles podem fazer isso: pensar.
Eu não estou preocupado com os novatos e/ou com a facilidade dada os novatos. Eu quero saber da eficiencia que se dá aos experientes. Em java o ceu é o limite. Em .NET a microsoft é o limite. Quantas linguagens foram inventadas por terceiros para o .NET ? E java nao só o Grrovy foi criado, como a Sun vai modificar a JVM para atender certas necessidades especiais do Groovy assim como outras linguagens de script. O ponto não é a linguagem mas a filosofia de que vc pode fazer o que quiser e se for bom o suficiente é incorporado ao padrão.
Alguem falou da profusão de frameworks e porque as forças não vão todas para um framework em vez de vários. Isso é talvez porque nunca tentou entrar num desses projetos. Quanto maior o framework pior. A documentação é escassa o codigo é a documentação. Nenhuma informação macro - de fiolosofia é dada. Quando a pessoa precebe a filosofia ela é livre de discordar , de fazer melhor. Ou fazer melhor logo à partida. É realmente uma evolução darwiniana como alguem falou. Mas tb poderia acontecer a mesma profusão em NET. Então porque não acontece ?
Como pode uma plataforma com mais poder, mais bem pensada, como menos coisas para decorar , com mais liberdade e menos custo ter alguma desvantagem contra uma plataforma proprietária onde terceiros não são bem vindos e onde só rodar o programa implica em comprar um monte de licenças já para não falar criar o programa ?
Qual é essa desvantagem que o java tem afinal ? ser livre ? ser simples ? ser credivel ? ser extensivel ? ser grátis ? Qual é essa desvantagem que o java tem afinal ?
Tenho recebido propostas para trabalhar com .net, acho que são bem interessantes. Isto não quer dizer que eu vá deixar de trabalhar com Java, muito pelo contrário, acho importante ser flexível para atuar nas 2 plataformas.
O problema é que a sua postura parte do principio que o controlo de um é melhor que o controlo de ninguem.
A historia do java prova exactamente o contrário. A plataforma JAVA sempre foi mais bem desenvolvida que a NET
Aliás, a NET - como todos sabem - é um clone do Java, mas sem a postura dura que a Sun teve. Por exemplo, NET não tem
verified excetions. Pq ? Porque a microsfot tem uma fiolosofia user friendly e não aposta em nada que possa “enervar” o programador.
Por outro lado o VB.NET é a linguagem mais verborraica que conheço. É chata. E tlv por isso NET é C#. O C# é um C++++ com gostinho de java (memoria gerenciável com um garbage collector, sem ponteiros, etc… )
A plataforma Java funciona em muitos OS a NET não. Esse é outro exemplo de como o não-controlo absoluto de 1 é melhor. A apple simplesmente criou o seu ppr java da forma que quiz e por isso java corre em apple. NET corre em apple ? Até o MONO levou uma ignorada boa da parte da microsoft.
Era bom terreno para competir com o java em linux, mas a ms não tá nem aí. A comunicade MONO evoluir a custa propria e só agora que apresenta sinais vitais melhores a microsoft começou a espreitar - se vingar ela vai mudar o NET e ferrar o MONO de vez ou mudar a especificação mais uma vez ou simplesmente aglomerá-o e acabou.
Na plataforma java não sofremos essa pressão. Mesmo quando java não era open-source (.NET é open source?) havia implementação livres da JVM. É q na plataforma java a especificação vem primeiro e depois qq um pode implementar. Em .NET a implementaçao vem primeiro - cheia de bugs - e depois a especificação cheia de erros e incompleta. Dá para confiar ? Não dá. Poder confiar na paltaforma é um desvantagem ?As API e a guerra de framework que existe no java porque ha liberdade de cada um pensar pela sua cabeça. A plataforma não assume nada, não trava nada e principalmente não deixa vc usar truques sujos. E para uma plataforma generalista , Java é muito diversificado.
Alguém falou que os programadores java tentem a pensar demais e a escrever coisas que não precisam. O ponto é que eles podem fazer isso: pensar.
Eu não estou preocupado com os novatos e/ou com a facilidade dada os novatos. Eu quero saber da eficiencia que se dá aos experientes. Em java o ceu é o limite. Em .NET a microsoft é o limite. Quantas linguagens foram inventadas por terceiros para o .NET ? E java nao só o Grrovy foi criado, como a Sun vai modificar a JVM para atender certas necessidades especiais do Groovy assim como outras linguagens de script. O ponto não é a linguagem mas a filosofia de que vc pode fazer o que quiser e se for bom o suficiente é incorporado ao padrão.
Alguem falou da profusão de frameworks e porque as forças não vão todas para um framework em vez de vários. Isso é talvez porque nunca tentou entrar num desses projetos. Quanto maior o framework pior. A documentação é escassa o codigo é a documentação. Nenhuma informação macro - de fiolosofia é dada. Quando a pessoa precebe a filosofia ela é livre de discordar , de fazer melhor. Ou fazer melhor logo à partida. É realmente uma evolução darwiniana como alguem falou. Mas tb poderia acontecer a mesma profusão em NET. Então porque não acontece ?
Como pode uma plataforma com mais poder, mais bem pensada, como menos coisas para decorar , com mais liberdade e menos custo ter alguma desvantagem contra uma plataforma proprietária onde terceiros não são bem vindos e onde só rodar o programa implica em comprar um monte de licenças já para não falar criar o programa ?
Qual é essa desvantagem que o java tem afinal ? ser livre ? ser simples ? ser credivel ? ser extensivel ? ser grátis ? Qual é essa desvantagem que o java tem afinal ?
Pronto, satisfeito.
Pow sergio, estava lendo o seu post e parece que imaginava vc chorando/murmurando falando isso.
:lol: :lol: :lol:
brincadeira.
Eu não estou preocupado com os novatos e/ou com a facilidade dada os novatos. Eu quero saber da eficiencia que se dá aos experientes.
sergiotaborda++
Note que o que falo é sobre facilidade dada a novatos, e não facilidades da tecnologia.
Quantas linguagens foram inventadas por terceiros para o .NET ? E java nao só o Grrovy foi criado, como a Sun vai modificar a JVM para atender certas necessidades especiais do Groovy assim como outras linguagens de script.
Também não podemos louvar a Sun, pois não é flor que se cheire.
.NET segue no mesmo modelo com IronPython e IronRuby(Que vão abrir portas para outras);
Até.
O nome disso é Open-Source
Então você deve pensar que todo Linux/Unix são a mesma coisa.
Vc tem que abstrair e entender cada framework, falar que o Mentawai é igual ao Struts é mostrar que vc se divide entre as tecnologias e acaba sem conhecer nenhuma…
De acordo, .NET é bem produtivo e segue um padrão (É assim que se faz e é assim que tem que ser feito! Ass. Tio San).
Atuar nas duas é diferente de ser especialista, são plataformas e leva anos e dedicação para aprender qualquer uma das duas.
Já ñ estamos mais falando de linguagens tipo Delphi e/ou PHP (Que Deus os tenha!).
t