Detectar emails não enviados com JavaMail

Olá pessoal,

Estou usando JavaMail para enviar emails em uma mala direta e tenho que implementar no meu programa o recurso de identificar emails não enviados e gerar um relatório dos mesmos. Um email pode não ser enviado devido a um endereço que não existe, caixa de email cheia, falha no servidor smtp, falha no servidor pop3 do destino, etc…
Alguém sabe se o JavaMail provê algum tipo de controle do tipo?!

Obrigado!

cassio,

Acredito que o JavaMail não vai resolver este tipo de problema. A não ser que se trate de um erro imediato, no envio pelo servidor SMTP, não tem como detectar de antemão.

Isso acontece porque quando você envia um e-mail para um endereço inexistente, o servidor SMTP manda o e-mail e o servidor de e-mails que recebe esse e-mail é que identifica a condição de erro e envia um e-mail de volta ao remetente (o chamado bounce).

O dá prá ser feito, mas também não é muito confiável, é fazer um listener que fique recebendo os e-mails do endereço pelo qual você enviou e esperar por mensagens de bounce.

Abraços!

Hum… entendi, tem lógica isso mesmo…

Como o servidor que estou usando não é nosso e sim do provedor, não rola fazer isso que vc falou…
Acho que vou detectar apenas os erros imediatos mesmo. Como o que vai voltar é a minoria, acho que dá pra listar na mão por enquanto.

Obrigado!