Devo apostar no JSF?

24 respostas
chayimamaral

Pessoal, bom dia.

Fui convidado por amigos para coordenar o desenvolvimento de um
projeto (CRM e posteriormente um ERP) (inicial a partir do zero).

Gostaria de apostar no JSF pela ‘facilidade’ e ‘rapidez’ de
desenvolvimento (já tem muito componente, muita coisa pronta, sobrando
tempo para me dedicar mais à lógica do negócio do que à linguagem em
si).

2 membros da equipe já fizeram 3 cursos de Java e eu, que sou/fui
‘Clippeiro’ e ‘Delpheiro’ acabei fazendo um curso também (que pecou
pouca coisa na parte de JSF, apesar do curso ser um 'laboratório de
JSF, e não um curso em si).

Me foi questionado a respeito de ‘continuar apostando no JSF’ ou mudar
(de FW visual ou até mesmo plataforma (de Java para .Net (aspx +c#)).

Particularmente, gostaria de continuar apostando no JSF, mas realmente
é um projeto inicial não tão grande (não é pequeno), mas que vem
seguido de um bem maior.

Um dos problemas que estou enfrentando é quanto à disponibilidade de
mão de obra qualificada (tá difícil encontrar).

Minha pergunta pontual : devo continuar apostando no JSF ? Tem pessoas
investindo no projeto e eu, por uma questão de ética, profissionalismo
e, principalmente, amizade, não posso, de maneira nenhuma, decepcionar
os sponsors do projeto. Ou voces indicariam outro caminho a ser
seguido ?

Obrigado.

24 Respostas

VictorAJ

Olá.

Recentemente utilizei Struts 2 + Hibernate para desenvolver um aplicativo para uma clínica e fui bem feliz. As coisas fluiram com muita facilidade, e consegui até usar AJAX e para isso não precisei usar nenhuma linha de javascript, ou seja, tenho páginas bem dinâmicas. Toquei nesse ponto, pois acho importante que a experiência do usuário seja a melhor possível.

XML neste framework também não é problema, visto que a última versão traz suporte a Annotations, desta forma, você transforma um POJO (uma classe simples) numa Action em poucos minutos.

O Tiles (outro plugin deste framework) dá um suporte extra a confecção de páginas, fazendo com que você consiga separar bem as views e gerencie de forma bem bacana seus templates de tela.

Eu nunca trabalhei com JSF, e tenho até vontade de aprender. Só falei de Struts 2, pq de repente é uma alternativa e é o único framework que usei até hoje.

Agora, será que para um sistema que um dia vai virar um ERP, não seria interessante uma abordagem desktop? Não estou nem querendo levantar a questão “desktop x web”, mas acho que deve ser feito um levantamento no sentido de verificar quais são os tipos de usuários que irão usar o sistema.

Eu desenvolvi também um sistema para uma fábrica de pneus remould. Foi engraçado, pois eu queria fazer tudo na web, mas quando vi a galera que ia operar o sistema, pensei: “eu vou perder muito tempo ‘travando’ usuário pra não fazer cagada no sistema, se eu for fazer com web…” - então decidi fazer desktop mesmo. E mesmo assim, quase não dá certo, pois a “rapaziada” lá sempre arrumava um jeito de fazer algo que não podia. Foi um longo trabalho até deixar o sistema a prova de usuário. rs

Enfim, espero ter ajudado.

Boa sorte!

mInEiRo

Hoje se uma empresa for escolher um framework para iniciar um desenvolvimento ela apostaria em JSF.

Tem várias explicações mas o JSF tem mais coisas prontas e é também simples de usar.
O Struts 2 também é uma boa escolha. É o mais usado no pais hoje, mas com o tempo o JSF vai ultrapassar.

Mão de obra é complicado tanto para java quando .NET.

F

Minha sugestão para web:
Adobe Flex + BlazeDS + Java + Hibernate.
Neste meu post http://fabiophx.blogspot.com/2009/04/por-onde-comecar.html falo um pouco de onde começar estudos com Flex e a facilidade q é trocar objetos entre Flex (camada client) com o Java / PHP, etc (server).
Vc q conhece Java irá se familiarizar muito bem com Flex. A interface do Flex é fenomenal. Exemplo dos componentes: http://www.adobe.com/devnet/flex/tourdeflex/web/#
Conheci o JSF na versão 1 sem q mudou muito, mas nesta versão era bem complicado criar um componente específico, no Flex é barbada.

[]s

VictorAJ

É. Até esqueci de falar do .NET, o qual tenho experiência de 1 ano e pouco (C#).

O que pude notar com .NET é que o grande carro-chefe desta tecnologia é, por incrível que pareça, sua IDE (Visual Studio). É extremamente intuitivo de forma que a confecção das telas fica bem acelerada. Agora, mesmo com isso, eu prefiro fazer meus JSP e CSS na mão e saber exatamente o que está acontecendo por de trás dos bastidores, mesmo que isso incremente tempo no meu desenvolvimento, pois te garanto uma coisa: se você precisar mudar algo ou até mesmo resolver algum bug, você saberá exatamente o que está acontecendo.

Lembro que onde trabalhei, eles tinham a filosofia de usar Wizzards do próprio Visual Studio. E tem Wizzard pra tudo, até pra aplicar MVC na sua aplicação tem Wizzard. Resultado: quando dava uma merda gigante, o pessoal ficava olhando com aquela cara de bobo pra tela e dizendo: “Cara… que esquisito…” - brabo. Eu mesmo cansei de passar por isso.

Não tô dizendo que .NET é ruim, mas acho que pra fazer um projeto em .NET, tu tem que ver se o cara que vai trabalhar no projeto, tem culhão pra assumir a parada ou se é mais um “Wizzardeiro”.

Jeferson_Manetti

iaew cara blz…

estamos desenvolvendo um sistema de controle operacional aqui na empresa…

optamos por JSF… cara me dei bem… e muito facil e simples de se usar…

muito material na net…

e varios componentes prontos…

eu utilizei o Core + rich faces (jboss)

existe tambem o MyFaces (apache) e o IceFaces (não sei ^^)

eu utilizei o eclipse com o plugin JbossTools… este plugin facilita muito principalmente no editor de jsp… com uma aba que mostra como esta ficando sua pagina…
tambem gosto de saber oq esta acontecendo por debaixo dos panos… rss

da uma olhada nos links aew…
Demo RichFaceshttp://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/dataTable.jsf;jsessionid=447CAC8F363EB87D836CC583CC854E99?c=dataTable&tab=usage

Demo IceFaceshttp://www.icefaces.org/main/demos/

JbossToolshttp://www.jboss.org/tools

JbossTools demohttp://docs.jboss.org/tools/movies/

a respeito da mão-de-obra… bem esta e valoriza não so em java mais em qualquer area de TI…

bem e eisso aew… t+ abs

VictorAJ

Jeferson, tenho muita vontade de expandir meus conhecimentos e englobar JSF também. Poderia me indicar algum lugar onde achar documentação para iniciar meus estudos? Recomendas algum livro?

Grato.

Mark0z

VictorAJ:
Jeferson, tenho muita vontade de expandir meus conhecimentos e englobar JSF também. Poderia me indicar algum lugar onde achar documentação para iniciar meus estudos? Recomendas algum livro?

Grato.

Posso te dizer qual não pegar: DOMINANDO JAVA SERVER FACES E FACELETS UTILIZANDO SPRING 2.5, HIBERNATE E JPA- ACOMPANHA CD
Pior livro do assunto que já peguei…
Se entender inglês leia o j2EE Tutorial que te muita coisa boa!
ou
CORE JAVA SERVER FACES - 2ª EDIÇÃO que pelo meu ver parece ótimo e vai ser minha proxima aquisição…e quem quiser fazer negocios em livros de java estou aqui…e perdão para os moderadores se issso for proibido…
Estou precisando do Use a “Kabaça”: Java 2 edição, troco por use a “Kabaça”: Analise e Projeto orientado ao Objeto, Algoritmos de Programação uu Programação Shell Linux =X

Jeferson_Manetti

cara eu aprendi muito sobre JSF com os videos do Dyego Souza da Devmedia…

tem 2 series… JSF Intro e JSF app Completa… estes videos são gratuitos para assinante javamagazine…

Não estou fazendo propaganda… mais o conteudo e muito bom…

existe tambem muito tutoriais pela net… e tem o GUJ ^^

e por fim temos a propria documentação…

se tiver alguma duvida especifica pode mandar MP ou postar aqui no forum =)

t+ abs

J

Eu já digo o contrário, eu pegaria o DOMINANDO JAVASERVER FACES E FACELETS UTILIZANDO SPRING 2.5, HIBERNATE E JPA. Do contrário do colega, coloco minhas razões:
Primeiro porque o livro é prático e integra com exemplos. Mas não caia nele sem ter uma base, senão viaja.
O Core é muito tutorialzinho, tem na net de monte os exemplos bestas e simples. Só pesquisar, tem um site da Índia e mais um só de JavaServer Faces que você acha de monte os exemplos básicos.
E por fim, como vou confiar no conselho de quem escreve Kabaça e não cabeça e Proheto e não Projeto. Devo falar dos Algoritmos ou deixa quieto?

J

Esqueci de avisar, o site que você aprende a fazer com o Dominando JavaServer Face… é bacana:
http://www.edsongoncalves.com.br/ProjEcommerce/

Mas como disse, é complexo pra iniciante. Se pegar sem ter uma base, esquece. Melhor ler os blogs com exemplos básicos primeiro que vai ser bem melhor.

Mark0z

javamaniaco:
Mark0z:

Posso te dizer qual não pegar: DOMINANDO JAVA SERVER FACES E FACELETS UTILIZANDO SPRING 2.5, HIBERNATE E JPA- ACOMPANHA CD
Pior livro do assunto que já peguei…
Se entender inglês leia o j2EE Tutorial que te muita coisa boa!
ou
CORE JAVA SERVER FACES - 2ª EDIÇÃO que pelo meu ver parece ótimo e vai ser minha proxima aquisição…e quem quiser fazer negocios em livros de java estou aqui…e perdão para os moderadores se issso for proibido…
Estou precisando do Use a Kabaça: Java 2 edição, troco por use a Kabaça: Analise e Proheto orientado ao Objeto, Algoritomos de Programação Ou Programação Shell Linux =X

Eu já digo o contrário, eu pegaria o DOMINANDO JAVASERVER FACES E FACELETS UTILIZANDO SPRING 2.5, HIBERNATE E JPA. Do contrário do colega, coloco minhas razões:
Primeiro porque o livro é prático e integra com exemplos. Mas não caia nele sem ter uma base, senão viaja.
O Core é muito tutorialzinho, tem na net de monte os exemplos bestas e simples. Só pesquisar, tem um site da Índia e mais um só de JavaServer Faces que você acha de monte os exemplos básicos.
E por fim, como vou confiar no conselho de quem escreve Kabaça e não cabeça e Proheto e não Projeto. Devo falar dos Algoritmos ou deixa quieto?

Eu só brinquei com as palavras porque o livro da série Use a Cabeça são ótimos, embora o DOMINANDO JAVASERVER FACES seja um livro fraco, não vou tirar o mérito do autor, o CD que veio é bom, retiro o “lixo”,mas esse não passa de um tutorial também. ¬¬

Até amigo inflamoso…=)

rodrigoallemand

Eu tive o mesmo problema a 1 ano atras…
Optei por Struts2 e está tudo perfeito na equipe e nos 5 projetos (todos entregues)!!!

A escolha ai depende mais da sua equipe do que propriamente do framework…

P.S.: Não acredito no boom do JSF… acho que vem outros booms antes que irão fazer o boom do JSF não surtir tanto efeito…

J

Mark0z:

Eu só brinquei com as palavras porque o livro da série Use a Cabeça são ótimos, embora o DOMINANDO JAVASERVER FACES seja um livro fraco, não vou tirar o mérito do autor, o CD que veio é bom, retiro o “lixo”,mas esse não passa de um tutorial também. ¬¬

Até amigo inflamoso…=)

Não é bem assim. Acho que se critica um livro, é bom tê-lo lido antes. Eu li qualquer um dos que citou e já falo, se é pra aprender JavaServer Faces, o melhor é um grande, do pai da criança, chamado JavaServer Faces, The Complete Reference. O Core é básico, fala de componentes e dá um exemplozinho. No final do livro você sente que ficou no basicão.
Agora, porque acha o Dominando JavaServer Faces fraco? Hora, quando você faz um cursinho desses famosos de java por ai, é o que vc aprende. Agora, também não sei o que achou do CD, porque ele não veio nada além do projeto e dos programas - que inclusive o autor dá pra baixarem quem quiser - o que demonstra que não leu. Acho que se vai criticar, leia primeiro.
O Use a Cabeça, tirando o da linguagem Java, que a linguagem é chata de aprender, o resto da série é básica. QUando comprei o JSP e Servlet, ele era focado na certificação e coisas que mais precisamos saber não tem, como um simples upload de arquivos. Tá, uns vão dizer: pesquise que você acha. Poxa, se compro um livro para ter uma base, não vale ficar pesquisando, porque se for assim, pego tudo pesquisando e pronto, não compro nada.
Agora, se quiser debater qualquer um dos livros que citou como lido, eu to aqui. Li cada um deles e posso falar o que perguntar.
Agora, respondendo ao tópico, mesmo que JSF não seja lá o framework mais legal de se aprender, é o mais usado no mercado.

Mark0z

javamaniaco:
Mark0z:

Até amigo inflamoso…=)

Não é bem assim. Acho que se critica um livro, é bom tê-lo lido antes. Eu li qualquer um dos que citou e já falo, se é pra aprender JavaServer Faces, o melhor é um grande, do pai da criança, chamado JavaServer Faces, The Complete Reference. O Core é básico, fala de componentes e dá um exemplozinho. No final do livro você sente que ficou no basicão.
Agora, porque acha o Dominando JavaServer Faces fraco? Hora, quando você faz um cursinho desses famosos de java por ai, é o que vc aprende. Agora, também não sei o que achou do CD, porque ele não veio nada além do projeto e dos programas - que inclusive o autor dá pra baixarem quem quiser - o que demonstra que não leu. Acho que se vai criticar, leia primeiro.
O Use a Cabeça, tirando o da linguagem Java, que a linguagem é chata de aprender, o resto da série é básica. QUando comprei o JSP e Servlet, ele era focado na certificação e coisas que mais precisamos saber não tem, como um simples upload de arquivos. Tá, uns vão dizer: pesquise que você acha. Poxa, se compro um livro para ter uma base, não vale ficar pesquisando, porque se for assim, pego tudo pesquisando e pronto, não compro nada.
Agora, se quiser debater qualquer um dos livros que citou como lido, eu to aqui. Li cada um deles e posso falar o que perguntar.
Agora, respondendo ao tópico, mesmo que JSF não seja lá o framework mais legal de se aprender, é o mais usado no mercado.

Respeito sua opnião…sobre os CD os Adendos->Pool de conexões etc…eu não sabia disso…o que me acrescentou também em conhecimento foi o Spring…foi meu primeiro contato…o autor devia detalhar mais ele…por isso achei fraco…mas ele mesmo diz no livro que não ia entrar em detalhes…mas pow…não tava na capa isso…kkk

E voltando ao tópico, aposte do JSF por ser da SUN e por ter sido bem aceito pela comunidade, assim como é bom conhecer Struts1/2 e superficialmente os outros não menos importantes… pois é sempre bom está preparado para mudanças…
=)

L

Sou uma pessoa que não apostaria nem 5 centavos no JSF. Eu sei!, tem um bando de javeiro que nunca aprendeu nada além de JSF e, “com razão”, considera o melhor framework MVC (ou como uns imbecis já falaram uma vez aqui: “framework de controle”). Mas enfim, já pesquisei e trabalhei com mais de um framework, e não, JSF não está no topo da minha lista.

Só que o seu problema é o medo de não errar. E aí, estranhamente, JSF é a escolha ideal. Tudo porque é o framework preferido dos programadores que não querem errar, porque “o mercado pede”. É o preferido das empresas que não querem errar, porque sempre haverá um contrato de suporte onde, num dia mágico, arracanrá o coro das vendors num processo judicial. É o preferido das vendors que não querem errar, porque pode anunciar com aquela mesma conversa fiada de arrasta-e-solta de décadas. Ou seja, quem não que errar, o JSF é a solução. Pena que seja um framework bosta!

Por isso que digo: quem é macho e não tem frescura, nem medo de ser feliz, usa JRuby on Rails.

chayimamaral

Bom dia, Leonardo.
Nossa, fiquei realmente impressionado com a douçura das suas palavras.

Ficou uma dúvida : voce tem alguma coisa contra mulheres programadoras ? ou contra gays programadores ? ou, pelo menos, bissexuais programadores ? bom, hermafroditas nem pensar então … e sobre um cara etero mas que fosse meio delicado … rsrsrs

Y

JSF é um bom framework, mas se ilude quem pensa que é tao simples quanto os tutoriais fazem parecer. Enquanto nao entender como ele funciona e o seu ciclo de vida voce nao vai conseguir fazer mais que um cadastrozinho de usuario.

J

Calma Leonardo rsrsrs

todo mundo que quer manter a honra tem medo de errar. É duído tu pegar 100 mil de um investidor e deixxar o projeto pela metade …

1º o projeto funcionando bem…
2º no prazo e custo + ou - certos

Filosofias e amores ficam em segundo plano

Se vc já recebeu o dinheiro e precisa entregar um projeto vc vai optar pelo risco só porque o framework é denominado como “simples?” (mas nao é na vdd) e que adere a uma filosofia antiga (clica e arrasta)?

Pega o dinheiro de alguem pra fazer um projeto é tenso ahuahua, quando tu entrega, nem que seja em PHYTON tu volta pra casa feliz da vida ahuahuahua

Eu apostaria no jsf sim, ele não faz mágica, nao tem controles e integrações super fantasticas. Mas ele faz o que tem que fazer e faz muito bem feito.

Ou seja, no meu caso, deixando o espirito aventureiro e/ou dogmatico de lado rsrsrs apostaria sim no JSF

falow povoo :slight_smile:

chayimamaral

Se a Cássia Eler fosse viva, poderia ser uma forte candidata… será que a Zélia Duncan topa ser programadora ? rsrs

J

rsrsrs add eu ai no msn pra gente troca umas idea quando der ahuahua [email removido]

B

Mas afinal, qual é o seu argumento técnico para dizer que o JSF é tão ruim?

L

rodrigoallemand:
Eu tive o mesmo problema a 1 ano atras…
Optei por Struts2 e está tudo perfeito na equipe e nos 5 projetos (todos entregues)!!!

A escolha ai depende mais da sua equipe do que propriamente do framework…

P.S.: Não acredito no boom do JSF… acho que vem outros booms antes que irão fazer o boom do JSF não surtir tanto efeito…

Quais seriam estes BOOMS “ROBOZÃO”,fiquei curioso.

M

Wow. Nem precisa ir muito longe pra achar algo melhor do que jsf. Vc precisa ampliar seus horizontes. :slight_smile:

chayimamaral

q

Criado 10 de setembro de 2009
Ultima resposta 15 de set. de 2009
Respostas 24
Participantes 14