Fiz Sistemas de Informação e pelo que vi não tem muita diferença entre as materias de CC.
Dá uma olhada nas materias desse curso tambem.
Tem poucas materias de calculo.
Fiz Sistemas de Informação e pelo que vi não tem muita diferença entre as materias de CC.
Dá uma olhada nas materias desse curso tambem.
Tem poucas materias de calculo.
Bem vamos lá,
Toda vez que eu conto minha experiencia com a faculdade vem um monte de gente e diz que meu ponto de vista é errado,
Se vc deseja ser desenvolvedor não será na faculdade que irá aprender (ainda mais Ciências da Computação) , como eu queria alguém que me falasse isso, é totalmente possível estudar em casa desde de que tenha vontade, ou faça cursos na caelum que ta ok…
Porém a faculadade irá te obrigar a entregar um trabalho (software com montanhas de dodumentos) todo ano ou no mínimo no final que é o TCC, no meu caso eu tenho um tcc todo semestre…
Porém, lá na frente vc será um cientista da computação, ou no caso de engenharia um engenheiro…
Cuidado com o marketing das faculdades eu cai numa delas, saia de casa todos os dias as 14:00 e chegava na facul as 18:00 de busao para que o professor me contasse a história de como foi feito o computador, isso que eu fiquei louco…
Mas efim, tem que ter faculdade naum tem jeito, conselho FIAP…
E se quizer ser desenvolvedor mesmo comece ja na Caelum ou Globalcode, etc…
Abrcs
[quote=tobiii]obrigado pela resposta de vcs, ta tudo encaminhando pro proximo periodo eu entrar…
sobre a resposta do amigo a cima, acho que a faculdade pode se encaixar tb na ultima opção, pois acredito que nada impede de eu ter um projeto proprio mesmo trabalhando em alguma empresa, acho que a faculdade tb ajudaria nisso, pois alem das linguagens ensina outras coisas que tb podem ser uteis como empreendedorismo por exemplo, to errado?
[/quote]
Por isso eu especifiquei alguns casos. Se você vai trabalhar e desenvolver projetos em casa então está tudo bem.
Mas se você for só trabalhar de casa já sabendo a área que você vai seguir, então eu acho que não precisa de faculdade. Acho que vale mais pagar um curso sobre algo da área que você já escolheu.
Por exemplo:
Faculdade, 4 anos, vai aprender diferentes coisas, e dependendo da faculdade não vai se aprofundar nessas coisas, vai ensinar o básico para você começar. (O caso da minha faculdade, achei que ensinou muitas coisas mas não se aprofundaram tanto)
Curso ou estudo em casa: Você vai aprender alguma coisa específica (também vai depender da instituição, pois existem a que só ensinam o básico).
No final, você que vai ter que analisar o que é melhor para você.
Complementando… Ainda assim, provavelmente será bom você fazer faculdade. Até para depois, poder ter acesso a especializações, que são cursos bastante rápidos e geralmente de boa qualidade para se aprender novas tecnologias e aperfeiçoar o trabalho de casa.
Também faltou:
Se você pretende uma vaga no funcionalismo público como programador, faça faculdade.
Se você pretende uma vaga como professor universitário, faça faculdade. Pois só com ela você conseguirá um mestrado.
No final, são tantas as opções onde é vantajoso fazer uma faculdade, que não vale a pena descarta-la, não é?
Até porque, é uma decisão que afeta não só o que você faz hoje, mas o que você pode vir querer a fazer no futuro também. Será que daqui a 10 ou 15 anos vc não vai querer mudar para uma área que exige um diploma? Conheço muita gente que se cansa e procura a docência ou o funcionalismo público para ter mais estabilidade ou menos estresse.
Se isso ocorrer, vai ser bom tê-lo quando chegar lá.
pessoal acho q vcs desviaram um pouco do meu pensamento, eu tenho certeza que ter faculdade é a melhor opção por N motivos, alguns ja citados aqui.
porem eu tenho esse problema de um fraco ensino medio, onde me deixa na duvida se eu vou conseguir acompanhar (me dedicando) as materias de matematica, ou se ja era pra mim.
estou tendo uma otima oportunidade, meu pai e meu padrinho irão me ajudar a pagar, facilitara muito pra mim, mas tenho medo de decepciona-los não conseguindo progredir nas materias de calculos, como eu disse, faz tempo q nao estudo equacoes matematicas, tenho medo de nao conseguir acompanhar e ficar repetindo varias vezes as mesmas materias fazendo eles pagarem por mais tempo ainda do que já eh.
essa era minha duvida, se devo ou nao, será que é possivel? alguem que nao era bom em matematica conseguiu se sair bem em algum curso de exatas como CC posteriormente?
mesmo assim, claro, agradeço a todos por ter usado o tempo de vcs pra tentar me ajudar e comentarios construtivos como o de vcs são sempre bem vindos
Há alguém na sua família que possa te ajudar nos estudos?
Muitas faculdades também oferem disciplinas de reforço.
Em todas as turmas que já dei aula, a maioria dos alunos vieram com uma matemática deficitária no segundo grau.
Você sabe inglês? Se souber:
[quote=tobiii]obrigado pela resposta de vcs, ta tudo encaminhando pro proximo periodo eu entrar…
sobre a resposta do amigo a cima, acho que a faculdade pode se encaixar tb na ultima opção, pois acredito que nada impede de eu ter um projeto proprio mesmo trabalhando em alguma empresa, acho que a faculdade tb ajudaria nisso, pois alem das linguagens ensina outras coisas que tb podem ser uteis como empreendedorismo por exemplo, to errado?
[/quote]
Eu diria que 98% do que vc vai aprender no curso de CC é inútil para empreender seu próprio negócio na internet.
Os outros 2% não vai fazer diferença nenhuma se foi feito por alguém com diploma ou um adolescente que mora com a mãe.
Dito isso, concordo com o Maicon, se o objetivo for negócio próprio não faça CC.
Tobii,
Se quiser fazer faculdade para realmente estudar e aprender então faça. Agora se for fazer faculdade para ficar igual um monte de gente que eu vejo por aí, matando aula em boteco porque a aula de cálculo ta chata, ou porque alguém falou que quando você estiver no mercado de trabalho não vai usar a matéria x, então não faça. Não tem porque ter medo das matérias de matemática, até porque essa grade que você mostrou aí tem pouca matemática.
só tenho uma coisa à dizer estatistica é uma bosta, e ate hj não me serve para merda nenhuma…só me ferrei nessa materia de bosta…
Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.
Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]
explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?
Acho que o exemplo mais comum seria quando você precisa da média de alguma coisa no relatório.
Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]
explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?[/quote]
Se você só está fazendo “listagens” aí a estatística tem pouco uso mesmo. Entretanto, relatórios mais gerenciais pretendem estimar dados futuros com base nos dados presentes, ou analisar tendências dentro de um histórico.
Você vai precisar de estatística para:
Sempre que você fala em decidir coisas entre grupos, você está falando de um espaço amostral (o grupo) e algum tipo de distribuição. Se o relatório gerar percentuais, ou tentar projetar o futuro, nem sempre o cálculo mais adequado é feito através de um percentual simples.
Vamos lá.
Quando eu comecei, em 2006, minha graduação em sistemas de informação, estava afastado de estudos havia 5 anos. Concluí, com muito esforço, o segundo grau (agora ensino médio) em 2001.
Ao ingressar no ensino superior, tive contato com pessoas que haviam concluído o ensino médio há cerca de 4 meses. Quer saber? Mesmo tendo estudado mais etilismo e enologia no segundo grau, ainda assim, eu ficava no mesmo patamer ou até melhor que muitos que acabaram de sair do ensino médio/terceirão.
Claro que as coisas que eu nunca vi, como álgebra linear ficaram pesadas, mas nada que um pouco mais de empenho não resolvesse.
Ou seja, vá em frente, faça o curso.
Vai perceber que isso abre muitas portas. Sem falar que é uma das épocas mais interessantes da vida.
Desistir antes de tentar?
Don’t do that!
Isso é uma coisa que só vc pode fazer, como disseram por ai, depende do seu empenho. A vantagem de ser mais maduro, como vc disse, 26 anos, é que vc dá mais valor a faculdade e aos estudos, do que a mulecada que entra por entrar e fica matando aula no bar, ou só avacalhando a aula.
[quote=igor_ks]Desistir antes de tentar?
Don’t do that!
Isso é uma coisa que só vc pode fazer, como disseram por ai, depende do seu empenho. A vantagem de ser mais maduro, como vc disse, 26 anos, é que vc dá mais valor a faculdade e aos estudos, do que a mulecada que entra por entrar e fica matando aula no bar, ou só avacalhando a aula.[/quote]
Essa maturidade é relativa, camarada.
Assim como tem aqueles de 30 que matam aula, tem os de 18 que assistem todas.
Vai mais da consciência de cada um.
Uma coisa que foi dita pelo autor e me chama a atenção é o medo de decepcionar as pessoas. Camarada, sinceramente, tenha medo de decepcionar a si mesmo. De ser frustrado.
Você tem uma chance incrível nas mãos. não meça a tua capacidade por baixo, não pense no que já tem, mas no que pode vir a desenvolver. As expectativas dos outros são normais, vão acontecer sempre. Mas é a tua que deve ser atendida primeiro, sempre.
Oi, bom dia!
Faça faculdade!
Como os colegas já disseram, vai te fazer falta no futuro… tanto para uma pós, um mestrado, um concurso público, uma concorrência etc.
Abraço,
Dependendo da sua idade e do seu empenho em entrar no serviço público (por exemplo, para algum concurso como aqueles de auditor fiscal etc.) você pode, em vez de fazer faculdade de Ciências da Computação, estudar Contabilidade, Direito, Economia ou alguma das coisas que são mais adequadas para esses tipos de concursos. (Você já passou da idade de entrar na carreira militar, que é algo muito comum no Rio
Já que o dinheiro para pagar a faculdade vai sair do seu bolso (ou do Pro-Uni, não sei como você vai pagar a faculdade), é bom escolher bem.
Veja que tipo de coisa mais se enquadra no tipo de coisa que você quer fazer na vida.
Entretanto, qualquer aplicação melhorzinha que você for fazer, terá que gerar relatórios usando estatística.
Se você tentar fazer pesquisas sérias sobre qualquer coisa, terá que usar estatística.[/quote]
explica melhor pq nessa parte de relatorios eu manjo bastante…mas eu não sei aonde eu uso estatística… :?[/quote]
Se você só está fazendo “listagens” aí a estatística tem pouco uso mesmo. Entretanto, relatórios mais gerenciais pretendem estimar dados futuros com base nos dados presentes, ou analisar tendências dentro de um histórico.
Você vai precisar de estatística para:
Sempre que você fala em decidir coisas entre grupos, você está falando de um espaço amostral (o grupo) e algum tipo de distribuição. Se o relatório gerar percentuais, ou tentar projetar o futuro, nem sempre o cálculo mais adequado é feito através de um percentual simples.[/quote]
hum otima explicação…então é por isso que não uso ela tanto…mas deu uma base por entender esse aspecto.
valeu Cara!
Se você tem certa facilidade na área de programação, deve ter um raciocínio lógico bom.
Isso vai te ajudar na matemática e física.
E lembre-se que na área de programação você vai se deparar com problemas que exigem conhecimentos de matemática e física. Imagine o desenvolvimento de jogos. O processamento de imagens. Tudo isso envolve bastante física e matemática. Se você se interessa pela programação, acho que vai se interessar também pela matemática e física associada.
Acho que uma coisa é aprender matemática no segundo grau sem entender muito para que ou se vai usar um dia.
Outra coisa é aprender matemática numa faculdade com perspectiva de aplicar aquele conhecimento em uma área específica.
No segundo caso será mais interessante e acho que o estudante irá render mais.
Acho que você vai precisar se dedicar bastante, mas acho que compensa o esforço.