Devo fazer um curso ou ler um livro ? "Por Julio Viegas - GLOBALCODE"

Trecho do Blog

:arrow: Texto inteiro Por Julio Viegas

“A pergunta é: você é autodidata suficiente em um assunto? Se for, um livro pode ser uma alternativa ao curso. Você possui alguma experiência prévia em alguma tecnologia, MESMO? Nesse caso, o livro pode ser novamente uma alternativa. Porém, sem alguma dessas situações, o curso é o caminho. E sempre será o caminho mais seguro, sem dúvidas”

:wink: Comentários por mim mesmo,

“Acredito que quando o assunto é tecnologia você deve ter percepção e nisso partir para o ataque, é claro que um livro não vai lhe trazer resultados técnicos o tanto satisfatórios, mas na certa o bom livro vai mapear caminhos a se trilhar, experimentos com situações também não se pode comparar com cursos entretanto são poucos curso que vão fazer um ensaio real ou aproximado de determinadas situações.”, e ainda assim tudo pode mudar nas especificações de varios fornecedores da noite pro dia,"Alguém imaginava a Oracle comprar a Sun Microsystems "

Então o que fazer, caiu na rede é peixe, a e internet é o veiculo mais sofisticado de troca de informações e quanto mais você se interagir melhor , e mesmo agora então que o mundo é dinâmico e não vai esperar você tirar o seu mestrado, quando escolho determinado curso procuro saber muito sobre o instrutor e também saber sobre seus pontos de vista não só tecnicos como críticos, com certeza.

:thumbup:
t+

Acho que você deve ter sempre um material de apoio/consulta mesmo que esteja fazendo um bom curso. Com toda certeza, as apostilas de grande parte dos cursos não são suficentes para garantir um bom entendimento/aprendizado. Um bom livro é algo excencial, pois possui outra abordagem do assunto visto no curso, isto é bom, você não se sente preso a uma única metodologia de ensino. :wink:

Eu acho que isso é bastante relativo, depende muito do público mesmo. Particularmente, eu gosto mais de ir pelos livros, acho que em parte por causa da minha formação de pesquisador. Quando se trabalha com pesquisa geralmente lida-se com conhecimentos bastante específicos e fragmentados e por isso você aprende a ser autodidata e ir direto na fonte. Particularmente, eu acho difícil um curso cobrir Java com a profundidade que eu pretendo obter e que só encontro em material escrito pelo próprio Gosling, mas como eu disse, faz parte da minha formação e é um ponto de vista pessoal.

Entre outras coisas o curso universitario (terceiro grau) deveria capacitar o individuo com ferramentas de pesquisa, analise e etc…, transformando-o em um pesquisador, com condições plenas de ensinar a si próprio. Fazer um curso teria que ser apenas em casos bem especificos e que não fossem de conteúdo introdutório.

Isso pode levar a seguinte idéia: se pra tudo que aparece vc tem que fazer um cursinho algo pode não estar muito bem; pode significar que vc seja um profissional que não consegue se virar muito bem sozinho e ter um posicionamento passivo diante dos desafios.

Já conheci profissionais com curriculos maravilhosos, cursos de um montão de coisas, uma mais sofisticada que a outra; mas no dia a dia o cara só sabia fazer pose de inteligente; atitude que éra bom nada. Estes tipos normalmente aparecem quando surge uma tecnologia nova onde quase ninguem sabe nada sobre o assunto e tem 2 ou 3 cursinhos meia boca custando o olha da cara.

Nada contra os cursos, até acho que ajudam muita gente; só é dificil de entender a atitude de pagar a maior grana em um curso superior e depois pagar mais dinheiro para assistir um curso introdutório sobre determinado assunto.

Aí fica valendo aquela frase “O professor é aquele que leu o livro antes.”

flws

Fantomas,

Concordo com varios pontos. Infelizmente nossa educação nao promove pesquisa. Alias, nossa educação formal possui varias falhas, que sozinhas poderiam fomentar um livro. Porém, não é esse meu foco agora… :slight_smile:

Acredito tanto em cursos introdutórios quanto em cursos específicos, realizar um treinamento tem seu valor, mesmo vc sendo autodidata. Nem todos possuem capacidade de desvendar tudo sozinho, pois se tivessem, todos estariamos agora trabalhando no Google, ou na NASA. Ou mesmo aprenderíamos a ler e escrever sozinhos! :slight_smile: Um passo por vez.

Aprender com um ambiente que promove ensino ativamente é mais seguro, conveniente e rápido. Claro, tem um custo.

Quem sabe não movemos essa discussão para o post do blog da Globalcode, para manter todo o assunto apenas em um local? Quem me avisou dessa thread foi o Google Alerts… :slight_smile:

De qualquer modo, obrigado pelos comentários. :wink: