Boa noite!!! sou iniciante em java e to com uma duvida bem boba! quando eu abro meu formulario, os codigos que estao dentro do meu ActionPerformed eh lido sem eu dar acao ao botao? pq eu abro minha tela e nessa tela tem o meu JComboBox que retorna uma JOptionPane e nao dei acao nenhuma no botao e quando carrego a tela ele carrega a JOptionPane! tentei colocar o JOptionPane no ActionPerformed e no ItemStateChanged mas nos 2 quando inicio meu formulario ele inicia trazendo o JOptionPane, e nao apenas quando clico no combobox!!! HELP_ME_PLZ!!
Quando você adiciona um item a um JComboBox via addItem(), se a JComboBox estava vazia o item adicionado passará a ser o item selecionado, e portanto será disparado um evento ActionPerformed. Para evitar o disparo do evento, pode-se usar uma outra forma de preencher a JComboBox: adicione os itens a um DefaultComboBoxModel e então passe esse DefaultComboBoxModel à JComboBox através de JComboBox.setModel().
B
biluquinha
Entendi
roger
e comecei a implementar da maneira que falou veja consegui setar o modelo do meu banco! e esta aparecendo na combobox
porem no actionperformed no meu combobox coloquei isso
Object retorno = jcb_retorno.getSelectedItem();
if (retorno != null) {
System.out.println("retorno = "+retorno);
if (retorno.equals("V")) {
System.out.println("Forum GUJ");
}
}
ai quando clico no combobox e seleciono “V” ele me retorna => retorno = V certinhu mas quando eh pra ele entra no if e retornar Forum GUJ ele n retorna! pq sera? to fazendo alguma coisa errada? ta faltando alguma cast? sou uma pobre iniciante se alguem poder me ajudar fico agradecida obrigado!
B
biluquinha
tentei colocar assim
mas gerou a seguinte stack
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.ClassCastException: br.com.estudo.bean.ReturnBean cannot be cast to java.lang.String
R
roger_rf
Como você adicionou à JComboBox objetos do tipo ReturnBean, deve também usar esse tipo ao ler o objeto selecionado. Creio que seu código deve ficar assim (estou supondo que o valor “V” seja retornado por um método getDescricao() do tipo ReturnBean, deixo para você fazer a adaptação necessária):