Devolta ao Brasil?

Opa CLT flex na área ;D

Só vou ao Brasil de ferias de 3 em 3 anos, quando vou, pois digamos que tenho uma certa fobia em passar 10 Horas dentro de um avião.

Por isso acho que acabo os vendo mais se ai estiver, acho eu.

Aprendi a duras custas, que o dinheiro não é tudo.

[quote=fmdias]Boas,

Já pesquisei no fórum encontrei uma situação similar a que vou relatar, porem resolvi abrir um novo tópico para expressar a situação em evidencia.

Sou brasileiro tenho 29 anos, vivo em Portugal desde os 17 anos, nunca trabalhei no Brasil, sou formado em Engª Informática, tenho 10 Anos de experiencia profissional dos quais 5 anos na área de qualidade, trabalhando com CMMI, ITIL, COBIT e PMI, também possuo uma vertente técnica muito forte, nomeadamente em ambientes virtuais, BD?s e SO?s.

Não especifiquei as tecnologias com que trabalho, pois acho não ser relevante, para além do numero ser extenso.

Trabalho na mesma empresa a mais de 5 anos, sou efectivo, que é o mesmo de CLT no Brasil.

Tenho um rendimento liquido mensal a rondar os 3550.00 ?uros x 14, levo uma vida estável.

Recebi uma proposta de trabalho no RJ para ganhar 10.000 Reais Líquidos Mensais x13, sendo 3000 Reais declarados e os outros 7000 Reais pagos como despesas.

Por mais que pesquise, não consigo ter uma noção se com este salário teria uma vida tranquila no BR.

O Factor dinheiro aqui não é o mais importante, pois ele vem e vai muito fácil, neste momento o que esta em jogo é estar próximo a minha família (PR).

Desculpa se usei de forma incorrecta o fórum, porem preciso de ajuda do pessoal que esta na área.

Obrigado.
[/quote]

Ola mdias, eu gostaria de colocar algumas consideracoes;

A respeito de ficar perto da familia: Eu fiz o caminho inverso ao seu, acabei de sair do brasil e estou morando atualmente no Canada. Um dos pontos na minha decisao foi considerar o quesito familia. Eu estava morando em Curitiba, com meus pais no interior do parana a 600 KM e os meus sogros em SC a 180 KM. Nos viamos ± 1 vez por mes (meus sogros) e 2 ou 3 vezes por anos meus pais. Meus sogros nos fds e meus pais esporadicamente, ferias ou feriado prolongados. O que me levou a concluir que se eu trabalhar aqui e voltar para o brasil nas ferias e passar 3 semanas com eles, terei passado mais tempo com eles morando aqui do que no brasil. No brasil era realmente dificil, mesmo no verao que gostaria de visitar meu sogros (casa de praia) era muito corrido viajar direto (quando nao tinha que trabalhar no fds, o que no brasil era extremamente frequente). Realmente seria bom vc pensar, vc vai mesmo ver mais a sua familia morando no RJ?

Digo pq daqui a pouco e capaz de vc estar vendo eles somente nas ferias, entao mudar para o RJ nao valeria a pena.

Quanto ao dinheiro, passar com 10k por mes no rio, morando em uma casa, com dois carros como vc tem ai em portugal, deve ser possivel. Agora se vc tem filhos e tals, comecar a ficar complicado, pois uma boa escola particular (vc nao vai querer coloca-lo em escola publica) deve ser caro, vais ter que ter bons planos de saude, pois la no brasil saude publica (no rio ainda) deve ser ruim.

Enfim, sem contar todo o resto, transporte, caos urbano, criminalidade e etc.

PS: Mas no fim se vc quiser voltar, o bom e sempre manter as portas abertas ai no primeiro mundo, para vc voltar quando desejar.

Espero que ajude.

[]`s

Sim sim sim… dinheiro nao e tudo, eu ganahva mais no brasil do que aqui. Agora, se vc tem fobia de aviao, entao e melhor vc voltar pro brasil sim. hehehe

10h de aviao e o mesmo que levava 10h de onibus para ver meus pais (600km). O que muda e somente o preco da viajem agora. hehehe

Mais uma editada.

Gannhava mais, mas fazia menos, pq no brasil td e caro.

[]`s