Tomara que as palestras não virem um enorme merchan das “soluções” microsoft na nuvem como se tornou as palestras do TDC onde tinha pessoal da Microsoft envolvido.
Espero que eles estejam lá para comentar sobre arquitetura e tecnologia, e não simplesmente ficar mostrando os “maravilhosos” ambientes azure, que “fazem tudo para você”, e ai quando você precisar montar algo do zero em uma outra infra, e que não tem as “soluções” microsoft disponível a pessoa não sabe nem por onde começar…
Em nenhum momento foi dito que o evento era sobre desenvolvimento.
Talvez pq eu tenha mencionado o TDC que é para “desenvolvedores” originalmente ( é que teve uma trilha DevOps) …
Mas eu tava falando de infra também.
Começar do zero uma infra pronta p/ entrega contínua … uma infra com metodologias ágeis… era desse “começar do zero” que eu estava mencionando, que muitos não sabem nem por onde quando não se tem produtos fechados na mão.
E por isso minha crítica sobre as palestras que os evangelistas Microsoft dão sobre esse assunto.
Em muitas delas (se não todas), eles focam apenas no produto e nas mil maravilhas que eles fazem… enquanto as pessoas são atraídas ao evento, achando que vão “aprender” ou “expandir” seus horizontes mas sem ficar preso à uma ferramenta…
E já que estamos falando dessa cultura… devops… esse link é bem interessante.
http : // talkitbr.com / 2015 / 09 / 30 / afinal-de-contas-o-que-e-devops /
(esse novo editor do guj coloca o conteudo todo no site quando cola o link )
Comentei baseado no que vi acontecer na trila de devops do TDC… virou um balcão de propagandas dos produtos… sem falar em arquitetura ou melhores práticas para as soluções…
A própria AWS, dependendo do nível de serviço que você contrata é totalmente “mao na massa”.
Você pode pegar um “produto” deles, e ai você nao tem acesso à infra… como tbm pode instancias algumas EC2 e fazer do zero…
É sobre este tipo de conhecimento que estou dizendo que é importante ter, e não ficar preso a produtos fechados e se garantir que mexe com infra…