Bom, tentando falar algo em relação ao review porque já ta caso descambando para os demais tópicos sobre IDE e quase merecendo um trancamento já…
… pelo que percebi nesse review em específico, o Eclipse com apenas os projetos padrões, WTP, VE, Dali e etc, fica atrás das demais IDEs se tratando do suporte as tecnologias mais usadas, ou seja, o suporte das outras IDEs é masi completo.
O MyEclipse parece suprir muito bem essa “necessidade” dos projetos padrões do eclipse, se tornando uma alternativa realmente muito boa e que tem um valor realmente muito bom, um custo-benefício excelente.
Outro ponto, que talves alguns não concordem, mas eu acho que o Eclipse demora muito pra ter suporte as novas tecnologias, e quando lança, já atrasado, não é tão eficiente quanto as outras, vide suporte a JSF, e isso eu vejo como um ponto negativo pro Eclipse à médio/longo prazo, porque não se vive apenas de um excelente editor de códigos.
Isso de mais usado pra mim sinceramente não serve de argumento, mas só pra constar, já ouvi (bem mais de 10x) desenvolvedores, gerentes de projetos, dizendo que gostaria de usar outra IDE mas não mudam pq o Eclipse é grátis.
Netbeans, está com suporte muito bom pra JEE 5, JPA, Matisse matando a pau, realmente, a IDE está crescendo muito, e agradando muito gente, se realmente eles conseguirem fazer um editor de códigos decente na versão 6.0 (até hj, dia 18/03, o editor ainda está simplesmente horrível), será realmente uma alternativa excelente e mesmo uma ferramenta para se usar em conjunto com o próprio Eclipse, já que o suporte as tecnologias mais atuais, o Netbeans tem muito melhor que o Eclipse, podendo assim um suprir a “deficiência” do outro.
IntelliJ, excelente, espetacular, sempre atualizado, melhor suporte a instalação de plugin que já encontrei em todas as IDEs, acho que é o sonho de consumo de todos os mãos de vaca… rsrs…
Um detalhe da próxima versão, é que agora é possível salvar todas as configurações dos projetos nos arquivos .classpath dos projetos Eclipse, e já tem um suporte a atualizar as configurações de workspace muito boa tbm, assim diminui os problemas com compatibilidade nos projetos e problemas com o “padrão” dos projetos.