DevX analisa as IDEs Eclipse, Netbeans e IntelliJ

Um review até que com um bom nível de detalhamento dos pontos fortes e fracos (segundo o autor) das IDEs analisadas, cobrindo pontos específicos como Swing, JSP, EJB 3.0, dentre outros.
http://www.devx.com/Java/Article/34009/0/page/1

Resumão do review:
:arrow: IDEs analisadas
IntelliJ IDEA 6.0.4
Netbeans 5.5
MyEclipse 5.1.0 GA
Eclipse 3.2.2 (Callisto)

:arrow: Desenvolvimento Swing
Netbeans
MyEclipse (Matisse4Eclipse)
IntelliJ IDEA
Eclipse (Visual Editor)

:arrow: Desenvolvimento JSP/Struts
IntelliJ IDEA
MyEclipse
Netbeans
Eclipse (WTP)

:arrow: Desenvolvimento Java Server Faces
IntelliJ IDEA
MyEclipse
Netbeans (sem Visual Web Pack)

:arrow: Desenvolvimento Enterprise
JPA
Netbeans
IntelliJ IDEA
Eclipse (Dali)

J2EE e Java EE 5
IntelliJ IDEA
Netbeans
Eclipse/MyEclipse

Autor:
Jacek Furmankiewicz é Desenvolvedor Sênior da Compuware Corporation do Canada.

PS: Por favor pessoal, como já está cheio de flame wars em diversos tópicos, quem for comentar, tente se ater ao conteúdo do artigo citado.

é impressao minha ou eclipse sempre está em ultimo ?

ps: deculpe eu nao consegui me segurar hehe…

[quote=chun]é impressao minha ou eclipse sempre está em ultimo ?

ps: deculpe eu nao consegui me segurar hehe…[/quote]

Quando se trata dessas comparações eu sempre fico com o pé atras. O melhor que se tem a fazer é vc mesmo usar todas e achar oq melhor se adequa a vc.
O Eclipse nao é o mais usado por acaso. :wink:

Eu adoro o IntelliJ, de longe é a melhor IDE para Java que existe atualmente.
Porem, nao podemos sair do padrao mundial…
Tudo que o eclipse lanca, vira padrao.
Ou seja , quantas milhoes de empresas ja estao com os CVS, plugins , documentacao e etc… baseado no eclipse… =/

Isso sim faz a diferenca , infelizmente!

cado wrote:[quote] Quando se trata dessas comparações eu sempre fico com o pé atras. O melhor que se tem a fazer é vc mesmo usar todas e achar oq melhor se adequa a vc.
O Eclipse nao é o mais usado por acaso.[/quote]Só um lembrete. O Eclipse hoje é usado por 83% dos desenvolvedores não por hobby(moda) ou fanatismo e sim pelos recursos que a IDE possui.

bom, a questão interessante levantada foi que em teoria não deveríamos nos basear em algo como uma IDE, mas sim padrões de base. Documentação, controle de versão e produto final em momento nehum deveriam ter problemas em se desacoplar da IDE.

[quote=afsrj]Eu adoro o IntelliJ, de longe é a melhor IDE para Java que existe atualmente.
Porem, nao podemos sair do padrao mundial…
Tudo que o eclipse lanca, vira padrao.
Ou seja , quantas milhoes de empresas ja estao com os CVS, plugins , documentacao e etc… baseado no eclipse… =/

Isso sim faz a diferenca , infelizmente!

[/quote]

padrao ? que padrao ? padrao para quem usa o eclipse… desde quanto WTP eh padrao ? VEP eh padrao ? Se virasse padrao… o mercado usaria MESMO que por fora…

Tudo que o eclipse lanca nao vira padrao… vira uma alternativa… ou os eclipsemaniacos simplesmente dizem que eh nota 10… mesmo sendo uma piada… like EclipseUML

Mas nao nos baseamos… mas quem nao gosta de produtividade ? eu sempre consegui jogar meus projetos de eclipse para netbeans e vice versa… em suma eh quase tudo a mesma coisa… nao existe “acoplamento na IDE”, existe um “legal… vo usar ela prq ela deixa tudo mais facil”.

[quote=cado][quote=chun]é impressao minha ou eclipse sempre está em ultimo ?

Quando se trata dessas comparações eu sempre fico com o pé atras. O melhor que se tem a fazer é vc mesmo usar todas e achar oq melhor se adequa a vc.
O Eclipse nao é o mais usado por acaso. :wink: [/quote]

Concordo… minha surpresa nao eh o para onde o eclipse FOI… e sim para onde ele ESTA INDO… na contra mao do resto das IDEs… que na minha opiniao evoluem a passos largos… e o eclipse fica com as migalhas… é só vc comparar o suporte a Java EE 5 do IDEA se compatado ao Eclipse… do NEtBeans se comparado ao Eclipse… e vc vai entender.

falou o JDeveloper lá hehe

A melhor análise de IDE é aquela que você mesmo faz.
Se você consegue uma produtividade muito maior no netbeans do que no eclipse, BLZ! Programe usando netbeans.
Se você consegue uma produtividade muito maior no eclipse do que no netbeans, BLZ! Programe usando eclipse.
Se você consegue uma produtividade muito maior programando em vi ao invés de qualquer outra IDE, BLZ!! Programe usando o vi.

Desde que você seja produtivo e siga os padrões, a IDE utilizada, é nada mais do que perfumaria.

Bom, tentando falar algo em relação ao review porque já ta caso descambando para os demais tópicos sobre IDE e quase merecendo um trancamento já…

… pelo que percebi nesse review em específico, o Eclipse com apenas os projetos padrões, WTP, VE, Dali e etc, fica atrás das demais IDEs se tratando do suporte as tecnologias mais usadas, ou seja, o suporte das outras IDEs é masi completo.

O MyEclipse parece suprir muito bem essa “necessidade” dos projetos padrões do eclipse, se tornando uma alternativa realmente muito boa e que tem um valor realmente muito bom, um custo-benefício excelente.

Outro ponto, que talves alguns não concordem, mas eu acho que o Eclipse demora muito pra ter suporte as novas tecnologias, e quando lança, já atrasado, não é tão eficiente quanto as outras, vide suporte a JSF, e isso eu vejo como um ponto negativo pro Eclipse à médio/longo prazo, porque não se vive apenas de um excelente editor de códigos.

Isso de mais usado pra mim sinceramente não serve de argumento, mas só pra constar, já ouvi (bem mais de 10x) desenvolvedores, gerentes de projetos, dizendo que gostaria de usar outra IDE mas não mudam pq o Eclipse é grátis.

Netbeans, está com suporte muito bom pra JEE 5, JPA, Matisse matando a pau, realmente, a IDE está crescendo muito, e agradando muito gente, se realmente eles conseguirem fazer um editor de códigos decente na versão 6.0 (até hj, dia 18/03, o editor ainda está simplesmente horrível), será realmente uma alternativa excelente e mesmo uma ferramenta para se usar em conjunto com o próprio Eclipse, já que o suporte as tecnologias mais atuais, o Netbeans tem muito melhor que o Eclipse, podendo assim um suprir a “deficiência” do outro.

IntelliJ, excelente, espetacular, sempre atualizado, melhor suporte a instalação de plugin que já encontrei em todas as IDEs, acho que é o sonho de consumo de todos os mãos de vaca… rsrs…
Um detalhe da próxima versão, é que agora é possível salvar todas as configurações dos projetos nos arquivos .classpath dos projetos Eclipse, e já tem um suporte a atualizar as configurações de workspace muito boa tbm, assim diminui os problemas com compatibilidade nos projetos e problemas com o “padrão” dos projetos.

[quote=chun]é impressao minha ou eclipse sempre está em ultimo ?

E esse, senhoras e senhores, foi um comentário de quem achava EJB 2.1 uma ótima solução em 2005 (e não queria ficar na mão de frameworkzinhos como Hibernate que “podem sumir do dia pra noite”).

ps: deculpe eu nao consegui me segurar hehe…

[quote=pcalcado][quote=chun]é impressao minha ou eclipse sempre está em ultimo ?

E esse, senhoras e senhores, foi um comentário de quem achava EJB 2.1 uma ótima solução em 2005 (e não queria ficar na mão de frameworkzinhos como Hibernate que “podem sumir do dia pra noite”).

e nao sumiram ? hj o q se tem eh JPA, HQL’s e mapeamentos tiveram que ser reescritos :slight_smile: EJB 2.1 funciona perfeitamente em container EJB 3 :slight_smile:

Quem investiu nao perdeu 1 real do que jah tava pronto.

Fora que estamos em 2007 :slight_smile: se vc quer viver de passado, abra um museu :slight_smile:

[quote=WilliamSilva]cado wrote:[quote] Quando se trata dessas comparações eu sempre fico com o pé atras. O melhor que se tem a fazer é vc mesmo usar todas e achar oq melhor se adequa a vc.
O Eclipse nao é o mais usado por acaso.[/quote]Só um lembrete. O Eclipse hoje é usado por 83% dos desenvolvedores não por hobby(moda) ou fanatismo e sim pelos recursos que a IDE possui.
[/quote]

será que estes 83% já tiveram oportunidade de utilizar o Intellij?

sunshine wrote:[quote] será que estes 83% já tiveram oportunidade de utilizar o Intellij?[/quote] Não somente 3%, incluido vc. que também utiliza o Eclipse ok… 8)

[quote=pcalcado]

hahahaha melhor comentário do ano rs

então, acredito que o IntelliJ é ótimo mas são poucas empresas que utilizam o mesmo, quase todas as empresas/consultorias utilizam Eclipse, seguindo de JDeveloper e IntelliJ (até hoje não soube de nenhuma que utilizava NetBeans)

é dificíl alguma empresa que queira investir em IDE ou que utilize alguma IDE paga, sendo que há várias gratuitas que são ótimas (vide Eclipse e Netbeans)

[quote=Leozin]acredito que o IntelliJ é ótimo mas são poucas empresas que utilizam o mesmo…
… é dificíl alguma empresa que queira investir em IDE[/quote]

[quote]Customers

More than 3000 companies, including more than 100 of the top Fortune 500 firms, spanning over 70 countries, now put their trust in JetBrains. They represent such diverse industries as finance & banking, automotive, biotechnology, enterprise system software development, IT infrastructure manufactures, mobile handset makers, fossil fuel & petroleum energy, and much more. Additionally, JetBrains tools are used by universities all over the world to help simplify teaching and to encourage improved methodologies and practices in object-oriented programming.

Fortune 100
American Express
Bank Of America
Cisco Systems
Citigroup
FORD
FREDDIE MAC/MERRIFIELD WHSE
Hewlett-Packard Company
GE Medical Systems
LockHeed Martin
Merrill Lynch
Northrop Grumman
Verizon
Walt Disney World
Wells Fargo Bank

Fortune 500
Agilent Technologies, Inc.
Allegheny Energy Supply
Conseco
DTE Energy
EMC
Fannie Mae
First Data Corporation
Humana
Morgan Stanley Capital
International S.A.
NIKE Inc.
Oracle
Raytheon Company
Sun Microsystems
Tribune Interactive
Xerox Corporation[/quote]

Excelente material esse, mesmo que seja produção de marketeiro, nunca vi em nenhuma outra ferramenta, seja çá qual for o fim dela:

A oracle usa IDEA ? e o JDeveloper ?

a IBM vende o clear-case mas tbm usa o Subversion :slight_smile: