DevX analisa as IDEs Eclipse, Netbeans e IntelliJ

mas Luiz, poderia você dar alguns exemplos de um “mercado mais próximo”, aqui no Brasil? Dizer que a Nike, Nasa, Governo Americano etc utilizam o IntelliJ é algo um tanto quanto relativo. Existem muitas empresas no Brasil que utilizam o IntelliJ?

Sinceramente não sei lhe responder e acredito que se tiver mais que umas 3 já seria muito bom, se vc leu em um dos meus posts, já ouvi muitas (muitas mesmos) pessoas falando que usam o Eclipse pq é grátis, veja bem, grátis é completamente diferente de aberto, e que mesmo que a IDE x ou y faça chover, eles não usariam.

As pessoas aqui no Brasil tem vergonha em falar que pagam 400 reais por ano (a primeira compra sairia por 500) pra usar uma IDE, sendo qeu tem outras grátis, mesmo que ele prefira a que seja paga e mesmo que ele ganhe 6 mil reais por mês nos projetos dele.

Independente de qual IDE se consiga uma melhor produtividade, aqui no Brasil dificilmente alguém pagaria por uma IDE, ou vc nunca viu alguém dizendo que usa o MyEclipse há anos, e quando vai ver é pirata, e olha que custa apenas $49,00 , incrível né.

Pessoalmente utilizo a IDE muito mais para editar código do que em ferramentas de edição gráfica para se ter mais produtividade mapeando bancos e criando interfaces. Para este fim eu gosto muito do Eclipse pois considero os recursos de edição de código dele muito bons (como refatorings e whizards de código)!

ateh hj trabalhei somente com o net beans… acho muito pratico e de facil entendimento…
quais os motivos de ser pouco utilizado?? jah que eh free…

Basicamente são dois:
:arrow: Editor de códigos muuuuuuito ruim até a versão 5.0, agora nas versões masi recentes, 5.0 e na 5.5, o editor é apenas muuito ruim.
:arrow: Até pouco tempo, desenvolvedor Java que não usasse Eclipse era ruim e afeminado.

Quantas vezes alguém bateu o martelo na empresa que trabalha na escolha da IDE? Eu nunca tive essa oportunidade rs… Mas se tivesse eu não sairia do padrão (o Chun vai me matar) e escolheria a mais popular aqui no Brasil (acredito que seja Eclipse).

Realmente a IntelliJ é muito legal, mas não conheço muita gente que a utilize. Querendo ou não sempre vai existir uma perda de tempo para a equipe se adaptar a “nova IDE” por mais simples e melhor que seja.

Então não sei se esse tipo de analise de pontos fracos ou fortes vai se tornar um diferencial na escolha da IDE. Acho que a popularidade vai prevalecer. Com o tempo talvez isso mude. :wink:

Agora ser afeminado por usar NetBeans eu não sabia. Vou passar a reparar e evitar de mandar MP para esse pessoal rs… :smiley:

Um abraço!

[quote=glaucioguerra]Quantas vezes alguém bateu o martelo na empresa que trabalha na escolha da IDE? Eu nunca tive essa oportunidade rs… Mas se tivesse eu não sairia do padrão (o Chun vai me matar) e escolheria a mais popular aqui no Brasil (acredito que seja Eclipse).

Realmente a IntelliJ é muito legal, mas não conheço muita gente que a utilize. Querendo ou não sempre vai existir uma perda de tempo para a equipe se adaptar a “nova IDE” por mais simples e melhor que seja.

Então não sei se esse tipo de analise de pontos fracos ou fortes vai se tornar um diferencial na escolha da IDE. Acho que a popularidade vai prevalecer. Com o tempo talvez isso mude. :wink:

Agora ser afeminado por usar NetBeans eu não sabia. Vou passar a reparar e evitar de mandar MP para esse pessoal rs… :smiley:

Um abraço![/quote]Um problema que eu vejo Glaucio, não é o de “migrar” uma equipe pra outras IDEs, mas sim a resistência em se ter mais que uma IDE padrão, pois muitas vezes os projetos são amarrados as ferramentas específicas da IDE x ou y.

Como disse antes, por exemplo a IntelliJ, tem um plugin de sincronia do workspace Eclipse, e agora tem a possibilidade de fazer toda a configuração no .classpath tbm, exatamente para minimizar esse tipo de problema.

Mas isto ocorre com todas as IDE, os projetos ficam amarrados, por má “configuração”, pois deveriam ser baseados em ant por exemplo, e o conteúdo do controle de versões sem independente, pois é muito comum baixar um projeto do SCM que já tenha os arquivos especíificos de alguma IDE.

Comentário interessantíssimo.

Esse “detalhe” têm me feito aturar (até com um pouquinho de gosto) os pom.xml do maven2.

Em outras palavras, tenho gostado muito de trabalhar em projetos baseados no maven2, justamente por terem uma independência enorme de ambiente de desenvolvimento.

Além disso é muito bom não precisar ter os jars no repositório de código (quem não conhece o Ivy?).

Claro, tudo tem o seu preço… (pom.xml)

Não quero q esse tópico descambe nesse discussão, mas acho q esse comentário merece uma réplica.

[quote=Luiz Aguiar] Basicamente são dois:
Editor de códigos muuuuuuito ruim até a versão 5.0, agora nas versões masi recentes, 5.0 e na 5.5, o editor é apenas muuito ruim.
Até pouco tempo, desenvolvedor Java que não usasse Eclipse era ruim e afeminado.[/quote]

É engraçado, mas sempre escuto os mesmos comentários com relação ao editor do netbeans. Vcs só se baseiam nisso? Então entendo q no demais ele deve ser muito bom.

STD está chegando, junto com o Netbeans day. Independente do marketing criado em cima das palestras, acho bom eles mostrarem a capacidade do Netbeans. Muitos usuários não sabem o que ele é capaz de fazer, muito menos como fazer, e muitas vezes, por pura preguiça de pesquisar.

Qt ao segundo comentário… sem comentários! :wink:

Isso vem do método utilizado pelas equipes. Onde trabalho utilizamos PHP e Java, então, procuramos criar uma especificação para desenvolvimento dos códigos: estrutura de diretórios, documentação, pacotes… damos liberdade para a pessoa desenvolver em qual IDE quiser e no controle de versão colocamos a documentação e o código somente.

Então chará, o desenvolvedor Java no geral, ele presa muito pela edição de código, onde realmente é o ponto mais falho do Netbeans, tenho testado os daily builds do 6.0, e ainda está faltando muuuito mesmo, num sei se estão com coisas guardadas nas mangas, pois sei que tem muita coisa que esta desabilitado ainda nos milestones do 6.0.
Sim, as outras coisas do NB são boas sim, ele tem suporte muito bom pra toda parte web, coisa que nem a versão nova do WTP deve chegar ao suporte já existente no 5.5, como disse antes, o NB está caminhando bem, mas eles precisando pagar de mancar com o editor.

Então chará, o desenvolvedor Java no geral, ele presa muito pela edição de código, onde realmente é o ponto mais falho do Netbeans, tenho testado os daily builds do 6.0, e ainda está faltando muuuito mesmo, num sei se estão com coisas guardadas nas mangas, pois sei que tem muita coisa que esta desabilitado ainda nos milestones do 6.0.
Sim, as outras coisas do NB são boas sim, ele tem suporte muito bom pra toda parte web, coisa que nem a versão nova do WTP deve chegar ao suporte já existente no 5.5, como disse antes, o NB está caminhando bem, mas eles precisando pagar de mancar com o editor.[/quote]

mandou bem! isso é um comentário construtivo.

vlw!

Aqui na empresa usamos o NetBeans 5.5 e todos os seus packs.

A coisa que menos nos preocupamos é com o editor de código, uma vez em que confiamos no código gerado pela IDE é corretor e funciona bem. É claro que que sempre precisa de alguns ajustes, assim como em qualquer IDE.

Tivemos uma expereiência muito interessante, tinhamos um projeto que era no eclipse e resolvemos passar para o NetBeans. Resultado: não tivemos dificuldade alguma.

Um ótimo ponto do NetBeans é que ele tende a manter as coisas organizadas. Nesse projeto que citei (não serve de base) estava muito desorganizado. Ai no eclipse a organização depende do programador.
Por isso preferimos o NetBeans que não deixa o programador avacalhar com a estrutura do projeto, uma vez que cada pessoa tem sua forma de organizar as coisas.

Nesse ponto tbm não me preocupo, isso de falarem que o NB gera o código swing “feio” é passado já, afinal não é necessário alterar nada ali desde que se saiba usar todas as opções que o Matisse oferece.

O ponto do editor se encaixa mais por exmeplo, pras pessoas que vão desenvolver uma API, um framework, a parte de controler de uma aplicação, ai sim é basicamente código “pesado”, e nesse ponto, um editor inteligente, rápido, pode aumentar o ganho de produtividade e ajudar em outras coisas mais triviais tbm.

Ok, por favor criem uma aplicação sem utilizar o editor de código e disponibilizem os fontes em um zip. Pode ser web, desktop, JSF, não importa, apenas quero ver como fica a extensibilidade e flaxibilidade disso.

Tenho muita curiosidade sobre a qualidade de uma aplicação desenvolvida por quem não se importa com o gerenciador de código e confia cegamente no código gerado.

Eventualmente isso vai ser possível, hoje em dia…

Ninguém aqui precisa provar nada à ninguém… Se alguém quiser provar que o faça…

Já fiz código “na unha” quando estava aprendendo java, apesar de não ser uma coisa muito bonita de se ver, foi feito em editor de texto, compilado e gerado jar (aplicação desktop), se um dia eu achar essa maravilha eu posto aqui pra alguém que quiser ver como NÂO se programa em java. Agora fazer uma aplicação “na unha” hoje?? tu tá me zuando? sai fora…

alias, posso até fazer, mas vai demorar… :lol:

Creio que dependa do tipo de aplicação que vc esteja fazendo. Fazer um cadastro de clientes é relativamente pratico e rapido usando o NetBeans, porem quando vc necessita integrar alguns conceitos mais avancados e precisa interagir com o codigo, talves usar o editor do Eclipse seja mais conviniente.
Cada IDE tem suas caracteristicas proprias, e vc provalvelmente prefere uma IDE ao inves de outra por causa que esta resolve os seus problemas, mas isso nao quer dizer que resolva todos os problemas.
Talves seria melhor fazer o que a DevX fez, faça sua analize baseada em partes espeficicas da IDE.

Bem, o editor do NetBeans 6.0 pelo que vi está bem interessante (chegando atrasado, mas tudo bem), como já visto em http://wiki.netbeans.org/wiki/view/Java_EditorUsersGuide.

Vejamos os próximos argumentos.

[quote=marcos.junqueira]
Um ótimo ponto do NetBeans é que ele tende a manter as coisas organizadas. Nesse projeto que citei (não serve de base) estava muito desorganizado. Ai no eclipse a organização depende do programador.
Por isso preferimos o NetBeans que não deixa o programador avacalhar com a estrutura do projeto, uma vez que cada pessoa tem sua forma de organizar as coisas.[/quote]

Ai ai. A velha discussão Enabling vs. Directing.

[quote=pcalcado]E esse, senhoras e senhores, foi um comentário de quem achava EJB 2.1 uma ótima solução em 2005 (e não queria ficar na mão de frameworkzinhos como Hibernate que “podem sumir do dia pra noite”).

ps: deculpe eu nao consegui me segurar hehe…[/quote]
Eu nunca mais vi algo de util nos posts desse cara :? De uns tempos pra cá algumas pessoas mais se agridem do que contribuem com a comunidade :x