Dez fatos que mostram o Linux como melhor ambiente de desenvolvimento que o Windows

Pra quem ainda hesita em usar o Linux como ambiente de desenvolvimento, o artigo abaixo apresenta 10 razões para você considerar usar o Linux!
Recomendo a leitura :!:

http://beduihno.blogspot.com/2008/06/dez-fatos-que-mostram-o-linux-como.html

"

Eu já desisti.
É uma discussão que não tem fim…

Como usuário há 12 anos de linux não tem como negar que esse texto é extremamente radical… quanto ao comentário de travamentos e fechamentos, a coisa não é tão linda como ele diz, principalmente se você é como eu que adora usar coisa beta, como por exemplo o KDE4. :slight_smile:

Ele diz da documentação extensa, eu já vejo isso muitas vezes como um problema, para a mesma coisa você tem até documentação demais que acaba confundindo o usuário.

Mesmo o VI que o autor acha que é uma maravilha, existe para Windows e de shell tem o Cygwin, criado pela Red Hat.

E para terminar, quanto ao uso de Ms Project, existe a alternativa OpenProj, que é feita em Java e lê arquivos do Ms Project e grava em formato Ms Project XML 2003.

[quote=marcosalex]Uso linux, mas não gosto de alimentar lendas

1. Hoje a diferença caiu bastante
  2. Todas elas existem pra Windows, ainda mais as de Java
  3. Vi? Tirando os escovadores de bits, é raro quem goste. A maioria odeia
  4. Todas essas linguagens citadas existem pra Windows
  5. A documentação de programador é independente de plataforma
  6. As mesmas ferramentas existem pra Windows
  7. Finalmente uma que concordo. Mas ‘todos eles deixam o windows comendo poeira’ é forçar
  8. Também quase todas rodam em Windows. E o Windows também tem uma grande variedade exclusiva
  9. A melhor ferramenta de gerência é o MS Project, que não existe para Linux. As do Linux são quase todas independente de plataformas e muito fracas
  10. Concordo, apesar que hoje cada vez mais gente não usa mais, preferindo trabalhar no ambiente gráfico[/quote]
    Sou usuário de ambas as plataformas, e também não gosto muito de radicalismo, concordo com quase tudo o que você escreveu, agora o MS Project é o caminho para a implementação de um waterfall sem fim, que vai causar diversos problemas futuros aos usuários o mesmo … (Infelizmante também da bastante dinheiro a eles :smiley: )
    Mas se você gosta desta abordagem o Gantt Project tem diversos dos recursos do project :smiley:

Uma coisa que acho exagerado no blog é a defesa do vi. Aquilo é algo que só uso para mexer em algum arquivo de configuração, acresentando duas linhas no máximo. Para programação, busco outros editores.

Há um exagero no reply do marcosalex de que a diferença entre Windows e Linux caiu bastante. Desde há cinco anos atrás, quando eu vi o Linux pela primeira vez, nunca vi o menor sinal de que os dois sistemas operacionais estão seguindo caminhos parecidos.

Para quem programa em Java, não há a menor diferença entre sistema operacional. A Sun disponibiliza JDK tanto para Linux quanto para Windows. E acho que com este último, a Sun capricha mais.

Só pra terminar, acho a discussão Windows vs. Linux, na maioria das vezes, uma bobagem. Se você é desenvolvedor, aprenda a utilizar bem os dois, esse conhecimento só vai te ajudar na sua carreira.

[quote=Leonardo3001]Uma coisa que acho exagerado no blog é a defesa do vi. Aquilo é algo que só uso para mexer em algum arquivo de configuração, acresentando duas linhas no máximo. Para programação, busco outros editores.
[/quote]

Bah cara eu curto VI pakas, eu programei 3 anos diretos em VI(Trabalhando em multinacional) e posso dizer que não sou o unico!

Exagerado demais. E detesto o VI, nunca uso aquilo.
Só concordo mesmo com o 7 (uso o KDE e ele é muito mais prático que o do Windows) e o 10.

E, no caso de algumas distros, o apt-get teria que ser citado :slight_smile:

Eu já cheguei a gostar do VI, na época que programava em C na faculdade :oops:
Hoje em dia…

Vc deve ter digitado errado… MS Project é a pior ferramenta para gerenciar projetos de software. Se é pra usar Gantt Chart é melhor nem gerenciar o projeto.

Eu também não gosto dessa briga Windows X Linux…

Faz mais ou menos 4 anos que utilizo Windows + Linux. Geralmente linux no host e windows na VM. Raramente (quando é preciso) eu faço o inverso.

E não consigo mais trabalhar sem as duas plataformas.

Eu graças a deus aboli completamente o windows da minha vida a quase 1 ano

mais independente de gostar de sofrer nas mãos da microsoft, ou penar no linux, ambos tem vantagens, se bem que uma vantagem do linux eu digo com total convicção.

o desempenho do linux é bem melhor, ele é mais rápido, mais leve, o que você faz no linux com 1gb de ram no M$ Ruindows XPense espere ter que usar pelomenos 2gb , e no M$ Ruindow$ Steeve Wonder(Vista) espere ter que usar pelomenos o dobro do XPense :smiley:

Sinceramente … radical demais, são 10 opiniões e não 10 fatos … Sinceramente, acho que ele nunca usou o Visual Studio, que na minha opinião é disparado a melhor ferramenta de desenvolvimento (o que é diferente de dizer que .NET é melhor que Java). Pra não parecer que eu estou defendendo a Microsoft, eu só acho que como profissional não adianta ser radical ou saudosista de uma tecnologia, sob o risco de se tornar obsoleto junto com ela. Acho que você deve dominar conceitos e escolher a tecnologia mais adequada para cada situaçao.

A única vantagem do linux que é um fato é que todos os programas e bibliotecas são open source. Então se aparecer um bug
em qualquer um deles você pode ir lá e corrigir.

Tenta fazer isso com o Visual Studio ou o Core Graphics.

Bem concordo com pouca coisa deste artigo realmente o autor foi radical demais.

1. me mostra esse linux ai q nao trava q vo baixa agora!!!
  2. windows tem mais ainda
  3. Opa vi e fodao mesmo minha monografia formatei nele. Programar no vi, agora sim falou em produtividade esqueçam o netbeans e eclipse vamos instalar o vi.
  4. windows idem
  5. Faltou ele dizer que apenas os usuarios linux tem acesso a documentação.
  6. Ai concordo principalmento com o TortoiseSVN que soh existe pra linux
  7. Realmente no windows nao e possivel alterar o ambiente grafico.
  8. windows idem, talves nao tao leves
  9. A mais usada e so para windows e o resto tem para os dois
  10. Shell tem pra windows tmb.

Eu particularmente utilizo linux Ubuntu por 3 motivos.

1° O desempenho no linux e bem maior, e como uso netbeans ele tmb fica mais rapido no linux, apesar de como ja foi dito o acabamento visual dele pra windows ser melhor.
2° A variedade de programas disponives com um simples apt-get sem ter q ficar navegando na net procurando programas q nao sei se viram com um KL de brinde :frowning:
3° A estabilidade a longo prazo e maior enquanto no Windows preciso formatar a cada 3 meses no linux isso aumenta para 6 ou mais. claro que algumas travadas o linux tmb da ele nao é perfeito como se prega.

[quote=rodrigoy][quote=marcosalex]
9) A melhor ferramenta de gerência é o MS Project, que não existe para Linux. As do Linux são quase todas independente de plataformas e muito fracas
[/quote]

Vc deve ter digitado errado… MS Project é a pior ferramenta para gerenciar projetos de software. Se é pra usar Gantt Chart é melhor nem gerenciar o projeto.

[/quote]

Vc anda muito rancoroso ultimamente, Yoshi… rs. Existem projetos e projetos… todos sabemos disso…

E sobre Linux e Windows… eu prefiro continuar com o Leopard… Tem tudo de bom do linux e do windows que eu uso… sem contar outras coisas… rs

eu uso Ubuntu, com o Ambiênte Fluxbox para programar e jogar, para o dia a dia eu uso o Gnome, que sinceramente é pesadinho tão pesado quanto o XPense dependendo do que você fizer, mais o linux é bem mais estavel que o windows, ainda mais se voce for comparar com o ladrão de recursos chamado “Windows Vista” rsrsrs

eu tenho um Acer Aspire 4520 com um Amd Turion 2.2GHZ 512kb Cache L2, 2gb de Ram DDR-2, Video Geforce go 7000m com 256 de memoria para ela e com o vista Home Basic ficava extremamente pesado desenvolver no eclipse aplicativos simples, no linux eu só sinto o peso do Eclipse(Outro ladrão de memória, se bem que rouba menos que o netbeans rsrsrs) quando estou em um desenvolvimento mais complexo

1. Mac OS X tbm
  2. Mac OS X tbm
  3. Mac OS X tbm
  4. Mac OS X tbm
  5. Mac OS X tbm
  6. Mac OS X tbm
  7. Me digam quem é que o kde e gnome copiam?rs
  8. Mac OS X tbm

Isso é ponto forte ou ignorância?
10) Mac OS X tbm

Apesar de parecer brincadeira, podemos colocar ai o SEU_OS tbm, o FreeBSD, OpenSolaris, que são os masi conhecidos, só quis mostrar que se hoje o Linux tem muitos méritos bons, não foi sozinho que ele chegou lá.
:wink:

NO FLOODS PLEASE!

Tudo bem mais quem não tem grana para ter um apple pra rodar um mac os? :lol:

eu até comecei a ler os “fatos”.

Mas mesmo sendo usuário linux de longa data não deu pra ir muito longe… os fatos são fracos.