Olá pessoal, Não encontrei o sessão de modelagem. (moderador caso houve uma sessão especifica favor mover o topico).
Estou iniciando estudos em UML, começando por Diagramas de Classes. Fiz um aqui pelo JUDE e gostaria que voces opinam onde estou pecando e me esclarecesse em relacionamentos, pois não estou sabendo por onde começar. e se tiverem tutos favor disponibilizar
O caso é : a idéía é fazer um diagrama que represente uma efetivação da reserva online pelo usuario, de um quarto em um determinado hotel. nessa reserva inclui pacotes, como lua de mel, feriados. e por enquanto e só isso se você acharem q devo acrescentar algo por favor me falem tambem.
Sayroz, você tem o Use Case e a Especificação do mesmo?
Fica dificil entender a regra apenas olhando o seu diagrama de classes, caso tenha a especificação, use case e a especificação do Use case, ai sim fica facil ajudar a modelagem das classes.
Mas de inicio tenho algumas sugestões básicas
Classes não pode ter espaço (Lua de Mel)
Atributos sempre começa com letras minusculas
Outros detalhe, os métodos você fez baseado no diagrama de sequência? ou está apenas fazendo as classes por aprendizado?
so vi uma coisa ai… na verdade o quarto não faz uma reserva, quem faz a reserva é o usuário…
então, na minha visão, usuário deve estar ligado a reserva e quarto ser uma entidade em comum aos dois (uma associação)… afinal, um quarto é comum ao usuário e à reserva…
Bom, acredito que você precise se aprofundar mais em OO e UML.
Além disso, outras observações:
-Utilize o grau de relacionamento entre as classes (1-1, 1-N…);
-Nomes dos métodos também devem iniciar com letra minuscula;
-Os métodos representam os comportamentos do objeto.