Pessoal fiquei com uma duvida, estou desenvolvendo um sistema JSF 2.0 utilizando MVC e DAO
Fiz diagrama de caso de uso e comecei a fazer o diagrama de classe
Percebi que o diagrama vai ficar imenso. Ai me veio a dúvida
será que estou fazendo correto, devo dividir o diagrama em blocos?
Alguem com experiencia nisso pode me tirar essa duvida
vlw
Um diagrama imenso realmente não vai servir pra nada. É documentação desnecessária que vai empacar o desenvolvimento.
Eu aconselho você a pensar em nível de componentes ou pacotes.
Crie um diagrama geral desses componentes e depois, se quiser, pode detalhar os componentes individualmente.
Assim você também ajuda a diminuir o acoplamento entre as classes de um componente com as classes dos demais.
D
didobruno
Como funcionaria os relacionamentos se eu dividir os diagramas por pacote
Tipo criar um diagrama para o pacote pessoa, um para o pacote pedido
Por exemplo no pacote pedido tem uma Classe PedidoVenda que se associa com
uma Classe Cliente que esta no pacote pessoa
Como ficaria se os diagramas estão separados?
fantomas
Faça como o utluiz indicou e utilize as associações de dependência entre os componentes.
flws
D
didobruno
Alguem poderia me enviar um exemplo bem simples como esse, uma classe que se associa com outro
mas em pacotes diferentes
Opa, vlw,
mais uma duvida um componente seria um basicamente um pacote?
utluiz
Bom exemplo, fantomas.
didobruno, uma dica: a UML é bem flexível para a representação de modelos. Existem pontos onde não há certo e errado.
Dificilmente dois autores concordam 100% sobre como modelar um sistema. Alguns irão dizer para modelar numa abstração maior e outros em muitos detalhes.
Eu sugiro que você leia esse link que o fantomas passou e procure entender como funciona a modelagem de componentes.
Entretanto, tenha em mente que o melhor modelo para seu sistema pode não ser aquele que os professores dariam um 10.
O que conta é se o modelo transmite corretamente a informação que você colocou nele, caso contrário ele perderá o sentido de existir.