Diagrama de Classes

4 respostas
J

Boa noite,

Pessoal vou fazer um diagrama de classes mais estou com umas dúvidas:

  • No meu sistema eu tenho:
    –> 3 classes (BEANS), ou seja, os modelos
    –> 3 classes (BUSINESS), ou seja, que controlam a lógica do meu sistema
    –> 1 classe de conexao com o banco de dados
    –> 2 classes auxiliar

Minha dúvida é quais classes estarão no diagrama de classes? todas?

obrigado.

4 Respostas

danieldomingues86

Olá,

A resposta é depende rsrs,

Depende qual o foco do seu diagrama de classes, exatamente qual a comunicação/relacionamento voce precisa mostrar nele, ou seja quais classes estarão envolvidas neste exato diagrama de classes ?

Att
Daniel.

rbarbosa

Como o Daniel disse. Realmente a resposta eh: DEPENDE!

Mas para sanar suas duvidas, e tentando esclarecer de forma academica, procure seguir a orientaçao correta dos projetos.
Nós desenvolvedores temos a mania de pensar na solucao do problema e ja passar para a digitaçao do codigo. Nem sempre isso ajuda!
Procure padronizar o desenvolvimento de seus sistemas seguindo os seguintes metodos (me desculpe caso voce ja tenha experiencia nisso, eh apenas para citar):

  • faça a entrevista com o cliente, procure entender a real necessidade dele nesse Sw.
  • Tenha esse texto com vc (Levantamento de requisitos) voce vai precisar dele no meio do projeto, com ctz!
  • Monte o diagrama de Caso de Uso e o Diagrama de classe. Por fim, tenha um diagrama de sequencia em mãos. Facilitará muito no seu desenvolvimento.

Com isso, vc vai conseguir definir corretamente as etapas do seu sistema (desenvolvimento) e vai te ajudar muito a usar soh o q eh necessario para o seu programa, ter uma documentaçao liimpa e clara, ter um dicionário de dados, que realmente seja um dicionario!

Então. Pecar um tempinho e comece a rabiscar os seus diagramas, analise eles, apartir dai comece a digitar os seus codigos!..eu digo por experiencia propria!..voce terá mais clareza no seu trabalho, facilidade na identificação e aplicação dos metodos, atributos, etc.

Keep Programming!
Good Look! (You will need)!

infax01

Gostei da sua explicação rbarbosa. Uma questão, porém: você fez referência ao documento “Levantamento de Requisitos”. Provavelmente é uma referência a um documento específico. Você poderia identificá-lo melhor? Autor? Instituição? Livro de origem? Link direto para o documento?

Se era apenas uma referência ao documento gerado pela “entrevista com o cliente” citado anteriormente, eu entendi errado e peço desculpas pela confusão.

rbarbosa

ola Infax01

Não tem padrões para o Levantamento de requisitos, e é um documento como você entendeu!

Apartir da entrevista com o cliente (trabalho feito pelo analista, porém é interessante que esteja presente o programador), você faz o levantamento desses requisitos, que são as atividades que o programa deve cumprir para que seja coerente com a finalidade da Solução gerada atraves do software que será produzido!

Para que o seu sistema seja eficiente e eficaz, é necessário o cumprimento desses requisitos, que são estabelecidos antes do “digitar dos codigos”.

Sinta-se a vontade em tirar duvidas sobre o desenvolvimento!

espero ter ajudado

abraço

Criado 10 de setembro de 2011
Ultima resposta 12 de set. de 2011
Respostas 4
Participantes 4