Num sistema de biblioteca, um aluno reserva um livro, para isso o aluno precisa informar o número do cadastro da biblioteca. Qual seria o relacionamento entre o case ‘Informar número do cadastro’ e ‘Sistema-PC’? E o funcionário deve participar desse relacionamento?
Outra coisa:
O aluno poderá pesquisar por exemplares através de um PC que está disponível para os alunos.Se o livro estiver emprestado, o sistema deverá informar a data de devolução desse livro. Como eu faço o relacionamento entre o aluno, o PC e os cases ‘Pesquisar livro’, ‘Livro emprestado’ e ‘Informar data de entrega’?
Obs.: comecei a estudar UML há pouco tempo(sozinha). Tenho um pouco de dificuldade em relação aos relacionamentos entre atores e cases.
Se alguém puder me dá uma solução simples para esse caso que mencionei acima, eu agradeço!!

Diagrama de use case - UML
5 Respostas
Grasi, use cases só mostram o relacionamento entre quem usa o sistema e o próprio sistema. Somente quem interfaceia diretamente com o sistema é que pode ser um ator no modelo de casos de uso.
OK? Liste todas as funcionalidades que interessam para os seus atores que você terá seus casos de uso.
Recomendo o curso on-line grátis que temos no site da ASPERCOM www.aspercom.com.br.
Rodrigo,
Obrigada pela dica do curso…me inscrevi e é bastante interessante!!
valew…
Num sistema de biblioteca, um aluno reserva um livro, para isso o aluno precisa informar o número do cadastro da biblioteca. Qual seria o relacionamento entre o case ‘Informar número do cadastro’ e ‘Sistema-PC’? E o funcionário deve participar desse relacionamento?
Quem é que informa o sistema ? o aluno , o funcionário ou qualquer um dos dois ?
O caso de uso é relacionado a todos os atores que têm acesso a ele. (Pense nisso como se fosse um esquema de permissões de acesso. eu disse “como se fosse”) O sistema não é representado explicitamente no diagrama. ele é aquela caixa em volta dos casos de uso. Então não ha um relacionamento. O relacionamento é com os atores que usam o sistema ( casos de uso) .
Se vc começar a listar todos os atores que podem usar o sistema para essa funcionalidade e eles forem muitos ( mais de 3 já é complexo) talvez seja necessário criar outro tipo mais generico de ator.
O que interessa é que qualquer pessoa deve olhar o diagrama e entender aquilo que o sistema é capaz de fazer ( representado pelos balões dentro do retangulo) e quem pode usar o sistema para fazer essas coisas ( representado pelos atores).
No diagrama de casos de uso vc só vai indicar que o ator aluno pode usar a funcionalidade “pesquisar livro”.
O que acontece quando ele tenta fazer essas atividade é um texto e não fica no diagrama. normalmente fica no arquvo de texto formatado como o word. Para que haja boa coerencia o documento deve incluir o diagrama e o diagrama deve incluir , em cada caso, um numero de referencia para a explicação do uso.
Aquilo que acontece durante o uso é descrito em passos. O texto descreve o que o ator faz e o que o sistema responde. Caso haja várias hipoteses vc deve escolher uma ( a padrão) e sinalizar casos alternativos depois. Ou, vc pode descrever vários cenários que exercitam o mesmo caso de uso. Isso é util quando um caso de uso pode ser executado de diferentes formas ou existem diferentes respostas do sistema.
Por exemplo
- O aluno digita o nome do livro (1.1)
- O aluno manda o sistema pesquisar.
- O sistema retorna uma lista de todos os livros que se encaixam com a pesquisa, i.e. todos aqueles cujo nome contém o nome digitado ( despresando tamanho da caixa e acentuação) (3.1)
- O aluno escolhe um dos itens apresentados.
1.1) Alternativamente o aluno pode digitar outros dados do livro como ISBN ou nome do autor, ou qualquer combinação entre eles.
3.1) Se não existir nenhum livro que encaixe com a pesquisa o sistema informa que não foram encontrados livros para aquela pesquisa.
Espero que ajude
Ficou bastante claro agora…
muito obrigada.
Ficou bastante claro agora…
muito obrigada.
- Gostaria de reforçar já lhe encomendando um livro que tem extamente o modelo exemplo referente e com a explicação do caso de uso e as responsabilidade entre atores.

:idea: Um livro que sempre, faço sugestão para quem esta iniciando em UML.
:thumbup: UML - Uma Abordagem Prática (3ª Edição)
______________ Autor:Guedes, Gilleanes T. A.