Diagrama Poluído

Olá Pessoal,
tudo bem?

Estou modelando um sistema que eu fiz para a faculdade, porém existem muitos relacionamentos entre as classes o que acabou deixando bem poluído o diagrama de classes.

Alguém sabe se é obrigatório colocar as associações? Pensei em deixar só as setas da herança e então as associações eu representaria dentro da própria classe. Se alguém tiver alguma referência ou livro ou algum artigo que diga que não é obrigatório para que eu possa referenciar no meu trabalho e então tirar essas setas eu agradeceria.

Muito obrigado a todos.

Abraços.
Higor

O Diagrama tem que ser algo que te auxilie na tarefa de desenvolvimento do software. Você deve colocar os elementos nele de acordo com a necessidade do seu projeto.

Se você quer um diagrama 100% fiel ao sistema, que seja um sistema simples, senão é impossível retratá-lo em forma de diagramas.

Tenho deixado meus diagramas sempre em um formato mais próximo da linguagem de negócios. Representar totalmente a infra-estrutura desenvolvida é muito difícil, ouso dizer até mesmo que na maioria dos casos vai acabar afetando negativamente a documentação. A máxima de desenvolver documentação clara e completa não significa que o leitor vai fazer um chinês olhando os diagramas, o suficiente para o entendimento do processo de negócio já é o suficiente.

Se você quer uma fonte oficial, creio que há algo do tipo no UML e Padrões do Craig Larman… mas se é exigência do seu professor, mande ele pastar e faça o suficiente apenas para passar.

Olha, sinceramente ignore sumariamente os comentários acima. Um Diagrama de Classes de Análise deve retratar o Domain Model de seu sistema, isso se ele existir. É preciso verificar no seu caso a corretude da Separação de Conceitos e o Encapsulamento das entidades de negócio que você está modelando, com certeza você está fazendo alguma coisa errada. Se postar os Casos de Uso e o proprio diagrama que voce fez talvez a gente possa dar alguma opiniao.

FrancoC, na sua opinião, com base em sua vivência profissional/acadêmica, o que é um modelo de domínio do sistema(ou se preferir, Domain Model do sistema)?

Higor, você não pode retirar as associações; se retira-las será considerado (ao menos deveria) um erro grave de modelagem.

Classes sem associações só são interessantes no início da modelagem quando o entendimento sobre os objetos identificados no contexto ainda não está muito claro.

flws