Minha dúvida é a seguinte, é necessário elaborar diagramas de sequência na fase de análise e na fase de projeto?
Alguns exemplos que olhei na net a maioria parecia ser diagramas de sequência da fase de projeto, como não tenho muita experiência gostaria de saber
se é necessário construir diagramas de sequência na fase de análise e também construir diagramas de sequência na fase de projeto.
Desde já agradeço pela ajuda.
Abraço!
[quote=j2tinho]gostaria de saber
se é necessário construir diagramas de sequência na fase de análise e também construir diagramas de sequência na fase de projeto. [/quote]
A parte que chama a atenção na sua pergunta é a que está em negrito.
O digrama de sequência serve para evidenciar a sequência (obviamente) das iterações na relação entre os objetos. Não há obrigação em fazer todos, você decide em que ponto deverá ser feito; geralmente os pontos mais complexos é que são candidatos a participar dos diagramas.
E por fim, este diagrama ocorre com mais frequência na fase de projeto, onde as classes e as associações “já estão bem definidas”.
P.S O principal objetivo dos diagramas é ajudar no entendimento das partes complexas de seu sistema.
olá fantomas, obrigado pelo esclarecimento. O conceito do diagrama de sequência é claro pra mim, devido a falta de experiência não sei se estou documentando muito ou pouco, mais isso creio que vou adquirir com o tempo.
eu só gostaria se saber o que é a "fase de projeto’.
Se X se divide em fase e uma delas é “fase de projeto” o que é X ?
Que eu saiba é o projeto que se divide em fases, “fase de projeto” não faz sentido.
Nenhum diagrama é obrigatório. Nenhum. Se vc quiser escrever tudo por palavras , por favor faça-o. Aliás,mesmo
se fizer o diagrama vc precisa de um texto. A especificação é um texto, não um boneco. Os diagamas são apenas ilustrações.
Elas são mais necessárias quanto mais complexo o assunto.
Contudo, a fase para fazer este tipo de documento é a de desenvolvimento. A fase de analise diz respeito apenas ao levantamento de requisitos e ao enlace de uns com os outros. O máximo que vc terá na analise é um diagrama de classes de dominio. Este diagrama será depois transformado para um diagrama de classes de implementação (java, por exemplo) na fase de desenvolvimento.
contudo, diagramas de sequencia podem ser uteis também para explicar como o negocio funciona e não apenas como funciona o sistema. Vc pode colocar um diagrama de sequencia explicando como os clientes compra os produtos. Mas normalmente se usam diagramas não-uml para isto.
olá sergiotaborda, obrigado pelo esclarecimento.
Como disse no póst não tenho muita experiência é que em alguns lugares vi esse termo diagrama de sequência na fase de análise e diagrama de sequência na fase de projetos, por isso fiquei um pouco confuso rssss, quanto a diagramas de caso de uso e de classes(classes de diminio) não tenho muitas dificuldades.
Abraço!