Minha dúvida é a seguinte, é necessário elaborar diagramas de sequência na fase de análise e na fase de projeto?
Alguns exemplos que olhei na net a maioria parecia ser diagramas de sequência da fase de projeto, como não tenho muita experiência gostaria de saber
se é necessário construir diagramas de sequência na fase de análise e também construir diagramas de sequência na fase de projeto.
Desde já agradeço pela ajuda.
Abraço!
[quote=j2tinho]gostaria de saber
se é necessário construir diagramas de sequência na fase de análise e também construir diagramas de sequência na fase de projeto. [/quote]
A parte que chama a atenção na sua pergunta é a que está em negrito.
O digrama de sequência serve para evidenciar a sequência (obviamente) das iterações na relação entre os objetos. Não há obrigação em fazer todos, você decide em que ponto deverá ser feito; geralmente os pontos mais complexos é que são candidatos a participar dos diagramas.
E por fim, este diagrama ocorre com mais frequência na fase de projeto, onde as classes e as associações “já estão bem definidas”.
P.S O principal objetivo dos diagramas é ajudar no entendimento das partes complexas de seu sistema.
olá fantomas, obrigado pelo esclarecimento. O conceito do diagrama de sequência é claro pra mim, devido a falta de experiência não sei se estou documentando muito ou pouco, mais isso creio que vou adquirir com o tempo.
eu só gostaria se saber o que é a "fase de projeto’.
Se X se divide em fase e uma delas é “fase de projeto” o que é X ?
Que eu saiba é o projeto que se divide em fases, “fase de projeto” não faz sentido.
Nenhum diagrama é obrigatório. Nenhum. Se vc quiser escrever tudo por palavras , por favor faça-o. Aliás,mesmo
se fizer o diagrama vc precisa de um texto. A especificação é um texto, não um boneco. Os diagamas são apenas ilustrações.
Elas são mais necessárias quanto mais complexo o assunto.