Diagramas entidade-relacionamento x esquema de relações

Freqüentemente eu vejo pessoas designarem um esquema de relações (tabelas e restrições de chave estrangeira) de diagrama entidade-relacionamento, chamando as tabelas de entidades, e restrições de chave estrangeira de relacionamentos. Pra quem conhece o mínimo da literatura de banco de dados, sabe-se que são coisas completamente diferentes e com processos de modelagem muito diferentes também. Alguém saberia quem ou o quê originou essa confusão ?

Oi rmendes08! Embora não tenha entendido direito sua pergunta, achei ela interessante.

Até onde eu sei, D.E.R (Diagrama de Entidades e Relacionamentos ) ou M.E.R ( Modelo de Entidades e Relacionamentos ) é o diagrama que descreve as entidades (tabelas / arquivos) e seus relacionamentos (chaves primárias e chaves estrangeiras). Me parece que essa idéia se originou dentro da análise estruturada e perdura até os dias de hoje.

Onde está o “enrrosco” nisso?

flws

É justamente aí. Uma coisa é o modelos relacional de dados - o projeto é feito em termos de restrições e dependências funcionais entre campos de tabelas (ou relações) - em outras palavras, o modelo relacional define o modelo lógico de dados, pois ele é diretamente suportado pelos SGBDs. Outra coisa é o modelo entidade-relacionamento, no qual os dados são definidos em termos de conjuntos de entidades, conjuntos de relacionamentos, agregações, especializações, etc. Este modelo define o projeto conceitual dos dados, pois os SGBDs não o suportam diretamente. A minha dúvida, é em que momento da história resolveram denominar um esquema de relações - um conjunto de tabelas e restrições de chave estrangeira - de entidade-relacionamento, alguma luz ?