DICA - Como atrair as pessoas à responderem o seu tópico!

Muito bem pessoal,
depois de algum tempo freqüentando o GUJ, cheguei à conclusão, que a maioria das dúvidas que FICAM sem solução (ao menos, aos olhos do criador do tópico), é pelo motivo de seus tópicos não serem bem elaborados.

Então, o que fazer para ATRAIR as pessoas à responderem seu tópico?

1# - Definir um título atraente, e não um: “alguém me ajuda”, “helppp”, “socorrooo”, etc.
E SIM, ex: “JFrame - Como liberar da memória”, “MySQL - Como relacionar duas tabelas”, “Hibernate - Erro: ClassNotFound: jlog4”, etc.

2# - Contribuir com quem vai lhe ajudar. Caso seu tópico ja tenha sido resolvido, custa AGRADECER quem lhe ajudou, e alterar o título do mesmo para: “MEU - Topico [resolvido]

PS.: Dica muito útil: enquando seu tópico, ainda não for resolvido, adicione no titulo: “Meu - Topico [não resolvido]” -> O que acontece aqui? Muita gente, que gosta de ajudar, ao olhar um tópico com mais de uma resposta, ja imagina que o mesmo ja tenha sido solucionado; Porém, pode ser que não! Então a diretiva do título irá atrai-lo.

Bom, é essa minha contribuição. Abraços! :wink:

Não sou contra ajudar, mas desanima ver que utilizam o fórum como suporte técnico grátis.
Eu acho uma baita falta de respeito colocar uma dúvida sem nem mesmo ter procurado solução antes (quase a totalidade dos tópicos ou já foi respondido ou a resposta aparece nos 10 primeiros links de um mecanismo de busca).
Eu já decidi que nem vou ler um tópico com “HELP!”, “SOCORRO”, “ME AJUDEM PELO AMOR DE TUDO O QUE VOCES ACREDITAM”, “DUVIDA CRUEL”, “URGENTE” ou com títulos nada esclarecedores tipo “Não sei o que está acontecendo”, “O que isso faz?” ou com muitos !!!.
Tópico duplicados só entro para pedir que não dupliquem.

Quando as pessoas lembrarem que isso é uma comunidade de discussão e não um suporte grátis, não vai haver necessidade de um tópico que nem esse.

Até!

acabei de postar uma duvida la em j2ee… mas estou a 2 horas tentando resolver e ainda nao saiu nada … pesquisei no mestre google até enjoar…

acho um absurdo postar sem procurar… mas acho que caso as pessoas nao tenham mais saida, ai sim

Verdade, uma vez num forum de linux o cara me mandou uma MP para eu ajuda-lo, abri uma exceção, ele pediu meu email para ficar mais facil, dai o cara mandou o script dele que estava com problema, consertei o script do cara e o cara nunca mais respodeu meu email, nem ao menos para agradecer, nada, nem um “valeww cara, funcionou”. Nada. Depois disso fiquei uns tempos sem entrar em forum algum e ajudar as pessoas.

Tem gente que acha que pq estamos num forum somos obrigados a ajuda-los. Isso é fod*.

Voltando ao assunto do topico, as dicas do MrDataFlex são boas sim, facilita pra quem quer ajudar.

Po, legal é mais ou menos isso que a gente observa mesmo. Tópicos com um título objetivo tendem a ser mais visitados e mais fácil de Ajudar também.

Sobre agradecimentos, apesar de interessante e até construtivo, acho que não deve ser o motor para que usuários tirem dúvidas no fórum.

Abraços

maquiavelbona, olha só um bom exemplo do que vc disse:
http://www.guj.com.br/posts/list/55999.java#294047

Muita gente não quer ajuda, quer que a gente resolva o problema pra ela!

Legal esse tópico. Deveria ter um link sobre desse tipo de tópico ou umas 4 linhas toda vez que alguém fosse responder algum tópico. Ia ser muito melhor.

O pior é que eu sou mané e volta e meia respondo esses caras…

Lembra aquela frase: “dar esmola para pobre atrasa a revolução” :lol:

Parabéns pela iniciativa, MrDataFlex. E parabéns aos senhores(as) que responderam a este tópico, mesmo que não exigisse resposta, e contribuiram para uma conscientização gradual da comunidade. Este tipo de iniciativa é a essencia de uma comunidade.

Outro caso interessante a ser citado é esse:
http://www.guj.com.br/posts/list/55794.java

Pedindo ajuda para realizar algo totalmente anti-ético

Galera, vamos nos manter no abstrato, sem denominar nenhum tópico. Isso pode ser ( e realmente é ) desagradável.
Tem um outro tópico mais antigo que já dava algumas dicas sobre como fazer um tópico.
http://guj.com.br/posts/list/26045.java

Até!

O MrDataFlex esqueceu uma técnica Ninja que é usada desde os tempos dos chats do ZAZ…

“Entre como uma mulher e comporte-se como tal”.

Normalmente os marmanjos não resistem em responder uma dúvida de uma mulher, com foto inocente, que diz “obrigada”,etc…

Já vi alguns casos de homens se passando por mulher e dando aquela escorregada no portugues, pois estão tão acostumados a usar o gênero masculino em suas frases, que uma vez aqui e ali esquecem de mudar para o feminino. Isto e outras colaboram para serem desmascarados.

Independente se for homem ou mulher, eu ajudo, desde que a mim pareça uma dúvida genuína e a pessoa já fez a lição de casa. Como eu descubro isto ? Ué…vou ao google (como ele deveria fazer) e posto lá as palavras e vejo se realmente o assunto está tão difícel assim para ser encontrada a resposta. É claro que isto é apenas um dos meios, dependendo da dúvida eu já respondo logo de cara (tipo, aqueles bem específicas e que já sei que vai dar um certo trabalho para a pessoa encontrar algo).

[quote]

1# - Definir um título atraente, e não um: “alguém me ajuda”, “helppp”, “socorrooo”, etc.
E SIM, ex: “JFrame - Como liberar da memória”, “MySQL - Como relacionar duas tabelas”, “Hibernate - Erro: ClassNotFound: jlog4”, etc. [/quote]

Sem contar que o proximo que tiver a mesma dúvida, se se der ao trabalho de procurar, achará com grande facilidade.

Muita gente não quer ajuda, quer que a gente resolva o problema pra ela![/quote]

o cara só pode estar de brincadeira ne… diz pra ele que antes do guj o google, o yahoo e o java como programar já existiam

Bom, eu não contribuo muito aqui, mas participo bastante de outros fóruns.

No caso de colocar resolvido ou não, e a falta de agradecimento é muito chato, mas até é aceitável.

Mas nesses tópicos com títulos assim, eu faço questão de não entrar. Antigamente entrava só pra responder o cara dizendo pra melhorar o título, hoje prefiro não perder meu tempo.

Existe outros casos também, como aquele caras que escrevem como se estivessem falando no msn com seus dialetos, erros de português, de digitação, etc.

E ainda tem os chatos com aquelas dúvidas bestas que procurando no google tem resposta no primeiro resultado.

Hoje me limito a responder tópicos com perguntas inteligentes(mesmo que básicas, e escritos de uma maneira legível, pois aí sim é muito gratificante ajudar alguém e a si mesmo pois sempre aprendemos com estas respostas.

O maior problema de um tópico como esse é que as pessoas que precisam le-lo não o lerão.

Mas é uma boa iniciativa.

[]'s

Muita gente não quer ajuda, quer que a gente resolva o problema pra ela![/quote]

É verdade, é lamentavel que muitos pensem que o GUJ é um suporte grátis. E venham procurar “soluções prontas” e não tirar as dúvidas.

E o pior que tem muitos que ainda ficam bravos quando seus tópicos não são respondidos, pois acham que é nossa “obrigação” responder e resolver o “problema”.

Todos estamos aqui para ajudar, não para fazer o trabalho para os outros. Até porque se o fizermos, eles vão realmente só vir com os “exercicios” para nós resolvermos.

Tem muitos que não se dão o trabalho nem de colocar a mensagem de erro no google e ver o que vai retornar, ou vem pro fórum e nem procuram se alguem já teve o problema, e já vão postando.

É verdade, é lamentavel que muitos pensem que o GUJ é um suporte grátis. E venham procurar “soluções prontas” e não tirar as dúvidas.

E o pior que tem muitos que ainda ficam bravos quando seus tópicos não são respondidos, pois acham que é nossa “obrigação” responder e resolver o “problema”.

Todos estamos aqui para ajudar, não para fazer o trabalho para os outros. Até porque se o fizermos, eles vão realmente só vir com os “exercicios” para nós resolvermos.

Tem muitos que não se dão o trabalho nem de colocar a mensagem de erro no google e ver o que vai retornar, ou vem pro fórum e nem procuram se alguem já teve o problema, e já vão postando.

[/quote]

Eu concordo com você sobre o fórum não ser suporte grátis, mas a minha opinião vai ainda mais além. Tirar dúvidas tira-se com um consultor. Um fórum pra mim é um local de troca de experiências, não adianta nada só pedir pedir pedir, sem dar nada em troca.

Um consultor pede dinheiro em troca da sua respostas. O pessoal dos fóruns só pede respeito e, sempre que possível, cooperação.

Pior de tudo eh que só dá de sentir pena desse pessoal que só vem pedindo, nunca ajuda e muitas vezes ainda são arrogantes. Eles não vão conseguir a resposta que procuram, nunca vão se sentir bem por ajudar os outros, e nunca vão aprender a andar com as próprias pernas, ou com as pernas do google. =].

[]'s

[quote=fdettoni]a falta de agradecimento é muito chato, mas até é aceitável.
[/quote]

Oq vc nao entendeu quando falei que o cara nao agradeceu era que minha ajuda ja estava na troca de email, entende, mesma coisa que MSN, se vc da o MSN pro cara e vc ajuda e depois o cara se desloga e nem fala nada, como vc ficaria. Minha ajuda foi por email, por isso fiquei indignado. No forum nao da mesmo pra ficar agradecendo. :wink:

[quote=cado][quote=fdettoni]a falta de agradecimento é muito chato, mas até é aceitável.
[/quote]

Oq vc nao entendeu quando falei que o cara nao agradeceu era que minha ajuda ja estava na troca de email, entende, mesma coisa que MSN, se vc da o MSN pro cara e vc ajuda e depois o cara se desloga e nem fala nada, como vc ficaria. Minha ajuda foi por email, por isso fiquei indignado. No forum nao da mesmo pra ficar agradecendo. :wink: [/quote]

Concordo com vc. É horrivel ajudar o cara de um modo tão pessoal e não receber um agradecimento nenhum.

Com isso lembrei de um cara que me mandou uma MP num fórum pedindo se eu sabia instalar The Sims 2, e isso no forumgdh que tem mais de 100000 assinantes, ele foi escolher justo eu que só posto em seções Linux, foi mto emocionando.

[]'s

E o pessoal que duplica, triplica, quadruplica tópicos?
E isso muitas vezes acontece, mesmo com o tópico original respondido!

Não sei o que esse tipo de pessoa quer, mas acho que também é na linha do suporte técnico grátis.

Também sinto falto do agredecimento. Não tanto pelo agrecimento em si, mas para saber se o cara realmente resolveu o problema, ou se não entendeu patavinas do que foi dito.

[quote]
Não sei o que esse tipo de pessoa quer, mas acho que também é na linha do suporte técnico grátis. [/quote]
Rapaz, folgado é pouco! :shock:
Daqui há pouco entra alguém reclamando que não servimos cafezinho nem mandamos brindes para os usuários… :lol: