Eu estou terminando meus estudos para o SCBCD 5 (pretendo tirar no máximo até mês que vem).
Primeiro eu li o PDF free (Mastering EJB 4th Edition). Serviu para eu fazer os primeiros exemplos em EJB3. Mas eu me peguei mais na parte que cai na prova, pois o PDF é grande e tem muita coisa que a prova não pede.
Depois estudei BEM o BIZU (pdf em portugues) sobre dicas da prova (procure por Bizu que você vai encontrar)
Agora estou lendo (apenas os assuntos relacionados a prova) do Apress Pro EJB3 Java Persistence.
E Estou focando meus estudos em Session e Message Driven Beans no livro que o colega já citou (esse por sinal, você pode juntar uma galera que tem o mesmo objetivo e fazer uma vaquinha e comprar o PDF pelo site :).
Ahh, qualquer dúvida a especificação é muito boa (principalmente na parte de life cycles).
Eu estudei pelo da OReilly, mas fique atento pq o livro não cobre todos os objetivos do exame, vc vai ter q consultar material extra como o resumo do MZ citado pelo colega, assim como o Bizu. Quanto ao mock recomendo o Enthuware as questões são muito semelhantes as do exame.